Tag Archives: Carlos Batista

Nível do rio baixa e famílias começam a retornar para casa em Santa Rosa do Purus

Com a baixa no volume das águas do Rio Purus, as primeiras famílias já começam a retornar para casa em Santa Rosa do Purus, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC). No domingo, 3, o manancial ficou abaixo da cota de alerta, de 8m, nesta segunda-feira, 4. “A régua foi arrancada pelas águas e não conseguimos fazer a medição de hoje, mas na medida das 18h de ontem [domingo, 3], o rio estava abaixo da cota de alerta. Hoje [segunda-feira, 4], estimamos visualmente que o rio vazou mais de um metro e meio, mas não podemos definir com exatidão”, disse o subtenente do Corpo de …

Veja a Notícia Completa

Governador participa da entrega de donativos aos atingidos pela enchente

Em apoio às pessoas atingidas pela cheias, o governador do Acre, Gladson Cameli, entregou donativos incluindo cestas básicas e água mineral a moradores do loteamento Vale do Carandá, na manhã deste sábado, 2, em Rio Branco. Com o sistema de esgoto afetado, os moradores do loteamento estão sofrendo com a inundação de ruas e falta de água potável. Na medição das 12h deste sábado, o nível do rio Acre registrou 17,54m, acima da cota de transbordamento de 14m, na capital. Segundo a presidente do bairro, Maria José Lopes Sampaio, conhecida como “Mazé do Carandá”, no ano passado o nível das águas alagou muitas casas do bairro e já começa a …

Veja a Notícia Completa

Estado, prefeitura e vereadores debatem meios de atender indígenas atingidos pela cheia em Santa Rosa do Purus

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Povos Indígenas (Sepi) e da Casa Civil, reuniu-se com a Prefeitura de Santa Rosa do Purus e membros da Câmara de Vereadores do município, nesta quinta-feira, 29, para alinhar ações estratégicas de apoio às populações indígenas dos Povos Jaminawa, Kulina/Madijá e Huni Kuin/Kaxinawá atingidas pela cheia do Rio Purus. Na reunião, os representantes dialogaram sobre as necessidades emergenciais do momento, as ações para quando as águas baixarem, e a logística de envio de insumos a partir de Rio Branco e Manoel Urbano, com destino a Santa Rosa do Purus, via barco. O pedido de ajuda foi formalizado em documento. …

Veja a Notícia Completa

Cheia do Rio Acre desabriga 54 famílias em Assis Brasil

Estado monitora aumento no nível do Rio Acre e se prepara para possíveis inundações Frente ao alto volume de chuvas ocorridas nos últimos dias em todo o Acre, o governo do Estado está a postos para auxiliar a população em possível situação de calamidade. O nível do Rio Acre já atingiu a cota de alerta em Assis Brasil, e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAC) já mobilizou as suas primeiras equipes para apoiar a população do município. O coordenador da Defesa Civil Estadual e coronel do CBMAC, Carlos Batista, assegura: “Com a experiência na última grande cheia, estamos atentos e nos antecipando para eventuais situações de emergência. Por …

Veja a Notícia Completa

Acre é um dos estados mais afetados por eventos climáticos extremos

Mesmo o estado do Acre sendo um dos mais afetados por eventos climáticos extremos nos últimos anos, a Defesa Civil tem se destacado com ações de prevenção e suporte para superar os desafios da localização geográfica da região. Centralizar informações e montar planos estratégicos para dar ações rápidas são algumas das principais linhas adotadas pelo órgão. Os desafios relacionados a eventos climáticos têm se tornado cada vez mais difíceis, como prova o artigo elaborado por pesquisadores do Acre, intitulado “Extremos Climáticos na Amazônia: Aumento das Secas e Inundações no Estado Brasileiro do Acre”, que foi publicado na revista “Perspectives in Ecology and Conservation” em dezembro do ano passado. O estudo …

Veja a Notícia Completa

Defesa Civil Estadual alerta população a economizar água diante da seca do Rio Acre

Diante do baixíssimo nível das águas do rio Acre e do tempo seco, a Defesa Civil do Estado do Acre tem realizado ações preventivas com o objetivo de minimizar desastres naturais e proteger a população acreana. Na manhã desta terça-feira, 17, o Rio Acre registrava a marca de 1,5 metro, seis centímetros a mais do que a última medição feita na segunda-feira. O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) Carlos Batista, explicou que a situação climática deve se manter, e alerta a população para a conscientização no uso da água. “Os nossos mananciais para abastecimento de água estão com o …

Veja a Notícia Completa

Defesa Civil coordena vistoria às casas atingidas pela cheia para retorno seguro das famílias

Defesa Civil coordena vistoria às casas atingidas pela cheia para retorno seguro das famílias

O governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual e Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), está coordenando o procedimento de vistoria das casas atingidas pela cheia do Rio Acre em Rio Branco. A ação visa garantir que, após a emissão de laudo indicando condição de habitação, as famílias abrigadas em escolas e outras instalações temporárias tenham um retorno seguro aos lares. Segundo o coordenador da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Carlos Batista, as vistorias são feitas pelas equipes que contam, ainda, com engenheiro civil da Seop. Durante a ação, são observados o material de construção – alvenaria, madeira, estrutura metálica ou mista (madeira e alvenaria), a situação do …

Veja a Notícia Completa

Avisos metereológicos apontam para risco de mais chuva no Acre

Avisos metereológicos apontam para risco de mais chuva no Acre

Governo atua para dar suporte aos atingidos pela cheia O governo do Acre, por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), informa que a previsão é de mais chuva para todo o estado. O Cigma é a ferramenta oficial do Estado que quantifica os dados com suporte de ferramentas geoespaciais e oferece informações para direcionar e nortear estratégias de governo no caso de eventos naturais. Segundo as prospecções, há um aviso de perigo potencial com um grande volume de chuvas e a previsão do tempo aponta que a sexta-feira, 24, vai ser com grandes acumulados. …

Veja a Notícia Completa

Governo atua na solução de problemas ocasionados pelas intensas chuvas

Governo atua na solução de problemas ocasionados pelas intensas chuvas

O governo do Acre mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil para atender os imprevistos na capital e nos municípios após as intensas chuvas desta quinta-feira, 23. São diversos militares do Corpo de Bombeiros (CBM/AC) empenhados nas operações, totalizando seis equipes em atendimento neste momento, com o suporte de seis barcos. Na capital, foram registrados cerca de 101 pontos de inundações, três desabamentos e uma busca de bens, além do registro de quedas de árvores e obstrução de pistas, segundo levantamento atualizado pelo CBM/AC. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Charles Santos, choveu cerca de 180mm nas últimas 24 horas, atingindo aproximadamente 600 …

Veja a Notícia Completa

Governo assina Plano de Contingência para coordenar ações em caso de enchentes no Acre

Com o objetivo de garantir a segurança e prestar contas à população, o governador Gladson Cameli assinou na tarde desta quinta-feira, 16, o Plano de Contingência para possíveis enchentes nos próximos meses. O documento assinado por Cameli foi elaborado pela Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC). De acordo com o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, o coronel Carlos Batista, a expectativa de acordo com a previsão de análises é de que o Rio Acre não passe da cota de transbordamento esse ano. “A Defesa Civil municipal entra em ação no caso de alguma enchente. O Estado …

Veja a Notícia Completa

Estado e Prefeitura de Rio Branco decidem realizar o Carnaval da Família na Arena da Floresta

Estado e Prefeitura de Rio Branco decidem realizar o Carnaval da Família na Arena da Floresta

Com um plano de caráter preventivo e alternativo, os coordenadores do Carnaval da Família decidiram reavaliar o local, devido às chuvas intensas durante o mês de fevereiro. A intenção é assegurar um ambiente adequado e seguro para todos os foliões. Com isso, a reunião realizada na Casa Civil, nesta terça-feira, 24, estabeleceu que a festa dos foliões será promovida na Arena da Floresta, em Rio Branco. “Sabendo que 73% das inundações e transbordamentos acontecem durante fevereiro e março. A Defesa Civil e os órgãos de controle decidiram alterar o local do Carnaval da Família 2023, já que a festa carnavalesca está prevista para o mês em que há um alto …

Veja a Notícia Completa