Tag Archives: Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental

Governo aproveita Dia Mundial da Água para reforçar importância da preservação dos recursos hídricos

No Acre, onde a biodiversidade se entrelaça com a cultura e a história, o Dia Mundial da Água ressoa como um chamado à união e à ação. No estado, a data ganha contornos ainda mais significativos, refletindo a interconexão entre as águas que percorrem a floresta e o clima, que molda o destino de toda a população. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março, como um lembrete de que a substância é um patrimônio do planeta, vital para a vida em todas as suas formas, enfatizando a importância da água doce e da gestão sustentável dos recursos hídricos. …

Veja a Notícia Completa

Comunidade do Parque Estadual Chandless recebe apoio humanitário no pós-cheia

Com a cheia dos rios, que atingiu 19 municípios do Acre que tiveram situação de emergência reconhecida pela União, os moradores do Parque Estadual Chandless (PEC) estão entre os afetados. O governo do Estado, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), está dando suporte às 23 famílias moradoras do PEC. Cestas básicas provenientes da campanha Juntos pelo Acre saíram de Rio Branco na segunda-feira, 11, e começaram a ser entregues na quarta-feira, 13. A logística de viagem até as comunidades precisa ser planejada, para que os insumos cheguem aos moradores. De Rio Branco a Manoel Urbano são 228 km, ou cerca …

Veja a Notícia Completa

Sema coleta imagens aéreas georreferenciadas para analisar situação ambiental de Brasileia no pós-cheia

Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) foi até o município de Brasileia na quarta-feira, 6, para fazer o monitoramento e mapeamento dos impactos ambientais causados pela cheia do Rio Acre na cidade. Secretária Julie Messias foi até Brasileia acompanhar o trabalho de georreferenciamento no município. Foto: Eduardo Paiva/Sema. Foram realizadas a coleta de imagens aéreas georreferenciadas para calibração e modelagem de mapas da dinâmica da cheia do rio, bem como monitoramento da qualidade da água em pontos estratégicos de abastecimento do município para que seja feita uma análise da situação ambiental verificada no pós-enchente. A equipe da Sema que foi até o município era composta pela secretária Julie …

Veja a Notícia Completa

Mais de 120 mil pessoas foram afetadas pela enchente no Acre

Enchente de 2024  já é considerada, proporcionalmente, o maior desastre ambiental do estado A cheia dos rios em todo o Acre tem castigado o estado há mais uma semana. Mesmo com algumas bacias em vazante, algumas cidades, inclusive Rio Branco, ainda estão em alerta devido ao nível do manancial. No caso da capital, já é registrada a segunda maior cheia da história. Rio Branco registra a segunda maior enchente da história. Foto: Pedro Devani/Secom Na avaliação dos órgãos de Proteção e Defesa Civil do Estado, este já pode ser considerado o maior desastre ambiental do Acre, devido ao número de cidades atingidas. Das 22 cidades, 19 estão em emergência, o que …

Veja a Notícia Completa

Autoridades ambientais do Acre discutem eventos climáticos extremos na região

  O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), realizou  uma Reunião Extraordinária de Monitoramento da Cheia dos Rios no Acre 2024. O encontro ocorreu em parceria com Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O debate foi realizado pelo Canal do YouTube da Sema. O encontro discutiu os prognósticos climatológicos do início do ano e o panorama geral do período de cheia dos rios na Região Norte com ênfase no Acre. A secretária …

Veja a Notícia Completa

Governo apresenta plano de contingência para enchentes e decreta estado de alerta

O documento prevê a constituição de equipes multidisciplinares para articulação, coordenação e atendimento de situações emergenciais em razão do período de chuvas. O decreto é válido entre os meses de fevereiro e abril deste ano. “Vamos tomar providências antes que o rio suba mais e desabrigue as pessoas. Não podemos politizar essa situação, pois estamos falando da vida das pessoas. Já acompanhamos de perto, dando o suporte e realizando ações em Assis Brasil, por exemplo”, afirmou o governador, em entrevista coletiva. O decreto serve como um balizador das ações que serão executadas pelo Estado, e também diminui a burocracia para uma efetiva tomada de ação, inclusive ao receber apoio do …

Veja a Notícia Completa

Em Assis Brasil o nível do Rio Acre subiu 7 m em 24 horas e ultrapassou a cota de alerta

Com avisos meteorológicos de mais chuvas, governo do Acre monitora e acolhe famílias atingidas pela cheia dos rios O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), alerta para o risco de mais chuva no estado. O nível dos rios está sendo monitorado de forma contínua pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma). O acompanhamento é realizado em todos os rios do estado. A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, enfatizou que a Sema, através do trabalho do Cigma, que mapeia os dados hidrometeorológicos, e a CEPDEC vêm fazendo o monitoramento diário. “Os dados qualificados …

Veja a Notícia Completa

Nota pública sobre a elevação do nível dos rios no Acre

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), informa que atua no monitoramento contínuo do nível dos rios de todos os municípios do Estado, com atenção voltada às cidades de Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, e ainda Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Na manhã desta quarta-feira, 21, o Rio Acre, na cidade de Assis Brasil, teve uma elevação significativa de 7 metros devido à chuva de 177 milímetros que ocorreu na região, que corresponde a aproximadamente 177 litros de água em 1m², havendo uma resposta rápida na elevação do Rio Acre na região e na fronteira …

Veja a Notícia Completa

Acre é um dos estados mais afetados por eventos climáticos extremos

Mesmo o estado do Acre sendo um dos mais afetados por eventos climáticos extremos nos últimos anos, a Defesa Civil tem se destacado com ações de prevenção e suporte para superar os desafios da localização geográfica da região. Centralizar informações e montar planos estratégicos para dar ações rápidas são algumas das principais linhas adotadas pelo órgão. Os desafios relacionados a eventos climáticos têm se tornado cada vez mais difíceis, como prova o artigo elaborado por pesquisadores do Acre, intitulado “Extremos Climáticos na Amazônia: Aumento das Secas e Inundações no Estado Brasileiro do Acre”, que foi publicado na revista “Perspectives in Ecology and Conservation” em dezembro do ano passado. O estudo …

Veja a Notícia Completa

Aumento do nível do Rio Acre coloca Corpo de Bombeiros em alerta

Com a subida das águas do Rio Acre, em Rio Branco, os órgãos do governo estão voltados para ações de monitoramento e prevenção de uma possível cheia. O nível do manancial registrou a marca de 11,60 metros na última medição desta segunda-feira, 8, feita às 12h. A partir desta semana, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros (CBMAC), coronel Charles Santos, tem alinhado ações e estratégias para uma resposta rápida e efetiva. Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, destacou que ações e estratégias estão sendo traçadas para uma resposta rápida. Foto: Neto Lucena/ Secom Em pouco mais de 24 horas, o nível subiu 38 centímetros, saindo de 11,22 metros …

Veja a Notícia Completa

Governo monitora situação dos rios e igarapés com possibilidade de cheia no Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros, monitora a situação das chuvas com possibilidade de cheia dos rios e igarapés no estado. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental do Estado do Acre (Cigma), o momento é de atenção em todo o estado. Os órgãos ligados à agenda ambiental têm se reunido para oportunizar suporte e assistência no caso de cheia, se houver necessidade. Até o momento, o nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul é o que mais preocupa, já que está com 11,15 …

Veja a Notícia Completa

Estados da Amazônia legal lançam plano de cooperação que visa a prevenção e controle do desmatamento e queimadas

Com uma previsão de investimento de R$ 250 milhões e um prazo de cinco anos de execução, o Plano de Cooperação Regional para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimada da Amazônia Legal foi lançado neste sábado, 2, pelos representantes do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal (CAL), durante a COP28, nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. O objetivo do plano é fortalecer a cooperação entre governos estaduais da Amazônia Legal, na temática de prevenção e controle de desmatamento e queimadas, de forma a criar sinergias e reduzir a curva de aprendizagem em áreas onde a atuação conjunta ou coordenada pode resultar em ganhos de escala e eficiência, maior efetividade e …

Veja a Notícia Completa

Acre reduz em 88% o número de focos de queimadas em novembro

Em continuidade da queda, que já vem ocorrendo desde o início do ano, o Acre reduziu em 88% na primeira quinzena de novembro de 2023 o número de focos de queimadas, se comparado com o mesmo período no ano passado. Os dados foram mapeados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e baseados no levantamento do Programa Queimadas (BDQueimadas), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Acre reduz em 88% o número de focos de queimadas na primeira quinzena de novembro. Foto: Pedro Devani/Secom O estudo mostra que, de 1º a 15 de novembro de 2022, o número de focos …

Veja a Notícia Completa

Boletim semanal sobre a seca no estado do Acre

 de 18 a 25 de outubro O governo federal reconheceu, no último dia 16 de outubro, em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Situação de Emergência em todos os 22 municípios do estado do Acre devido à seca. Antes, um decreto estadual publicado no dia 6 de outubro já declarava Situação de Emergência devido à iminente possibilidade de desabastecimento no sistema de água do estado. Confira a seguir os dados referentes à crise hídrica no estado do Acre na última semana: Previsão do tempo De acordo com o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com dados baseados …

Veja a Notícia Completa

Secretaria de Meio Ambiente alerta quanto à qualidade do ar no Acre

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema), por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) e da equipe da Sala de Situação e Monitoramento Ambiental (Sisma), alerta a população quanto ao período de estiagem, que interfere na qualidade do ar. Nas últimas seis horas, em municípios específicos como Rio Branco, Bujari e Xapuri, foi identificado, por meio de monitoramento contínuo, alertas de criticidade da qualidade do ar. Um alerta de criticidade da qualidade do ar foi identificado nas últimas seis horas. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema Os informativos sobre a situação da qualidade do ar no estado do Acre são disponibilizados semanalmente com o objetivo de …

Veja a Notícia Completa