Tag Archives: Francisca Arara

Comitê Global para Parcerias com Povos Indígenas e Populações Locais se reúne na Bolívia

Representantes do Acre, Bolívia, Peru e México debatem fortalecimento e institucionalização do Comitê Global para Parcerias com Povos Indígenas e Comunidades Locais   Membros do Comitê Global para Parcerias com Povos Indígenas e Populações Locais (CGPIL) da Bolívia, Peru, México e Brasil (Acre) realizaram nesta segunda-feira, 22, uma reunião técnica para definição da agenda no intercâmbio técnico da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF Task Force), que se inicia nesta terça-feira, 23, e se encerra na quinta, 26, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A reunião foi conduzida pelo secretário global da GCF Task Force, Jason Gray; pela diretora de Projetos do GCF Task Force, …

Veja a Notícia Completa

Acre se prepara para intercâmbio técnico da Força-Tarefa dos Governadores que inicia hoje na Bolívia

  O governo do Acre, por meio da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) e do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), integrou a reunião para a definir as pautas de interesse dos membros do Comitê Global  que participam do intercâmbio técnico da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF Task Force), que será realizado de terça-feira, 23, a quinta, 26, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A reunião preparatória, realizada na tarde deste domingo, 21, naquela cidade boliviana, contou com a participação de representantes da Bolívia, Peru, México e Brasil (Acre) e foi conduzida pelo secretário global da GCF Task Force, Jason …

Veja a Notícia Completa

Escolas indígenas do Acre dispõem de tablets e internet

Cantos, estudo da língua materna, rituais e ensinamentos que podem ser agora compartilhados pela internet. Essa tem sido a realidade de escolas indígenas do estado, que nos últimos anos têm recebido internet e tablets como reforço na educação dentro dessas terras, que têm como desafio a logística para chegar até elas. Universalizar o acesso ao digital, mesmo nas áreas mais remotas, é garantir que os alunos da rede pública de ensino tenham as mesmas ferramentas de estudos, sejam eles da zona rural, urbana ou terra indígena. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de  Educação, Cultura e Esportes (SEE), deve investir R$2.638.265 este ano para a implantação …

Veja a Notícia Completa

Instituições realizam reunião de atualização sobre repartição de benefícios para créditos de carbono

Para atualizar informações sobre repartição de benefícios para projetos de Redução de Emissões Decorrentes do Desmatamento e da Degradação de Florestas (REDD+) Jurisdicional, a Procuradoria-Geral do Acre (PGE/AC), a Secretaria de Estado de Políticas Indígenas (Sepi) e o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) realizaram, com o Environmental Defense Fund (EDF), uma reunião nesta segunda-feira, 1º, no auditório da PGE, em Rio Branco. O encontro apresentou dados colhidos nos encontros, fóruns e oficinas realizados com o apoio do EDF e parceiros institucionais ao longo do primeiro ano de execução do projeto “Capacitação em mercado de carbono para povos indígenas e comunidades locais na Amazônia brasileira”. Steve …

Veja a Notícia Completa

Mudanças climáticas, créditos de carbono e bioeconomia devem integram pauta de secretários de assuntos indígenas em fórum de governadores no Acre

Os impactos das mudanças climáticas, créditos de carbono e bioeconomia na perspectiva dos povos originários deverão integrar a pauta dos secretários estaduais dos povos indígenas no Fórum de Governadores da Amazônia. O evento será realizado no Acre nos dias 11 e 12 de abril, com o apoio do governo do Estado. Esses assuntos, juntamente com os sistemas de salvaguardas ambientais, foram alguns dos temas tratados na reunião do Comitê Regional para Parcerias com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, nesta quinta-feira, 28, em Brasília. O encontro, que começou na quarta-feira, 27, contou com a participação de secretários de estado da área indígena e lideranças dos estados da Amazônia Legal – Acre, …

Veja a Notícia Completa

Salvaguarda ambiental do Acre é destaque em reunião da Força-Tarefa do GCF

Membros do Comitê Regional para Parcerias com os Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) estão reunidos em Brasília (DF), nesta quarta, 27, para debater assuntos de interesse das populações originárias. O fortalecimento de políticas públicas, a adesão ao mercado de créditos de carbono em terras indígenas, os desafios enfrentados pelas comunidades tradicionais e a participação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que em 2025 será realizada no Brasil pela primeira vez, estão entre os temas discutidos. Durante reunião da Força-Tarefa do GCF, em Brasília (DF), modelo de salvaguarda ambiental do Acre foi destaque. Foto: Wesley Moraes/Seplan “O …

Veja a Notícia Completa

Gladson leva alimentos às Aldeias do Rio Envira no pós-enchente

A cheia trouxe inúmeros transtornos para as aldeias indígenas ao longo do Rio Envira. Plantações de mandioca, milho, cacau e café foram perdidas com a fúria das águas. Animais de criações como galinhas, porcos e gado também morreram com as enchentes. Isso afetou a segurança alimentar de milhares de moradores das etnias Hunikuin, Shanenawa e Katukina que vivem na região. Para minimizar o sofrimento desses povos a secretária de Estado de Povos Indígenas, Francisca Arara, com a sua equipe montou uma operação para a distribuição de cestas básicas. Os alimentos foram adquiridos pelo governo do estado e chegaram aos ribeirinhos indígenas com o apoio do Exército brasileiro. No entardecer desta …

Veja a Notícia Completa

Gladson recebe cacique Mapu Huni Kuin para acertar apoio para o festival indígena

O compromisso do governo do Acre com o fortalecimento e preservação da cultura dos povos originários foi mais uma vez reafirmado durante o encontro entre o governador Gladson Cameli e o cacique Mapu Huni Kuin, realizado nesta quinta-feira, 14, no Palácio Rio Branco. A ocasião marcou a discussão sobre o primeiro festival indígena Huni Kuin em contexto urbano na capital acreana, um evento de significado histórico que promete ser um marco na promoção e valorização da cultura indígena na região. O cacique Mapu Huni Kui, representante dos 17 mil membros do povo Huni Kuin em todo o Acre, expressou profunda gratidão pelo apoio do governo estadual na realização do festival. …

Veja a Notícia Completa

Dois pacientes indígenas são resgatados em Assis Brasil

O governo do Acre, por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou dois resgates nesta terça-feira, 5, na Aldeia Indígena Jatobá, localizada em Assis Brasil, via transporte aéreo. O município está entre os 19 afetados pelas enchentes. A primeira paciente foi uma jovem indígena, que deu à luz o seu primeiro filho e necessitava urgentemente de cuidados médicos especializados. A puérpera estava enfrentando complicações graves, devido a um sangramento persistente que durava oito dias. O resgate foi conduzido de forma rápida e eficaz pelo Ciopaer, que a transportou com segurança para Assis Brasil. A equipe do Ciopaer também resgatou o senhor Alberico Sebastião Manchineri, que havia sido ferroado …

Veja a Notícia Completa

Gladson conduz missão humanitária à Aldeia Indígena Jatobá

Em mais uma ação importante para reduzir e minimizar os efeitos da crise climática com as enchentes no Acre, o governador Gladson Cameli conduziu nesta terça-feira, 5, uma missão humanitária à Aldeia Indígena Jatobá, do Alto Rio Iaco, localizada no município de Assis Brasil. O governador Gladson Cameli foi pessoalmente à comunidade, acompanhado da Secretária Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Francisca Arara. Para o governante, os povos indígenas representam uma parcela importante da população acreana, pois são os habitantes originais do estado. Governador disse que equipes do Estado retornam à aldeia para ajuda humanitária no pós-enchente. Foto: Pedro Devani/Secom “Fiz questão de estar presente aqui, nessa ação conjunta entre o …

Veja a Notícia Completa

Nível do rio baixa e famílias começam a retornar para casa em Santa Rosa do Purus

Com a baixa no volume das águas do Rio Purus, as primeiras famílias já começam a retornar para casa em Santa Rosa do Purus, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC). No domingo, 3, o manancial ficou abaixo da cota de alerta, de 8m, nesta segunda-feira, 4. “A régua foi arrancada pelas águas e não conseguimos fazer a medição de hoje, mas na medida das 18h de ontem [domingo, 3], o rio estava abaixo da cota de alerta. Hoje [segunda-feira, 4], estimamos visualmente que o rio vazou mais de um metro e meio, mas não podemos definir com exatidão”, disse o subtenente do Corpo de …

Veja a Notícia Completa

Estado, prefeitura e vereadores debatem meios de atender indígenas atingidos pela cheia em Santa Rosa do Purus

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Povos Indígenas (Sepi) e da Casa Civil, reuniu-se com a Prefeitura de Santa Rosa do Purus e membros da Câmara de Vereadores do município, nesta quinta-feira, 29, para alinhar ações estratégicas de apoio às populações indígenas dos Povos Jaminawa, Kulina/Madijá e Huni Kuin/Kaxinawá atingidas pela cheia do Rio Purus. Na reunião, os representantes dialogaram sobre as necessidades emergenciais do momento, as ações para quando as águas baixarem, e a logística de envio de insumos a partir de Rio Branco e Manoel Urbano, com destino a Santa Rosa do Purus, via barco. O pedido de ajuda foi formalizado em documento. …

Veja a Notícia Completa

Indígenas atingidos pela cheia em Santa Rosa do Purus recebem suprimentos

Com um sorriso animado e algumas poucas palavras na língua Tsain Cady Jaminawa, a senhora Maria Luíza, de 88 anos, ficou feliz com o recebimento da nova rede de balanço entregue pelo governo do Acre em um dos abrigos de acolhimento às pessoas atingidas pela cheia em Santa Rosa do Purus, no interior do estado. Maria Luiza Jaminawa animada com a nova rede de balanço que recebeu em abrigo durante ação humanitária do Estado. Foto: Neto Lucena/Secom Dona Maria Luíza e o filho Alisson Luiz Jaminawa estão abrigados em uma escola do município após serem atingidos pela cheia que assola a cidade: “Eu cuido dela. Estamos os dois alojados aqui …

Veja a Notícia Completa

11 mil afetados pelas enchentes são prioridade para ações estratégicas

As forças de segurança e secretários de governo estiveram reunidos nesta segunda-feira (26), para discutir assuntos prioritários para atuação do governo em áreas alagadiças. Na oportunidade, as autoridades debateram sobre o quadro situacional da capital em relação às ações conjuntas com a Prefeitura de Rio Branco, apoio aos demais municípios, nivelamento de informações, ações da polícia nas áreas alagadas, entre outros assuntos. A governadora em exercício, Mailza Assis, destaca que a união entre as forças faz toda a diferença neste momento que o estado vivencia. “Todas as instituições se envolvem direta ou indiretamente, então estamos aqui por ordenança do nosso governador, que nos pediu para tomar todos os cuidados possíveis, …

Veja a Notícia Completa

23 aldeias indígenas estão afetadas pela cheia dos rios

  Governo do Acre cria força-tarefa para atender e amenizar impactos nas comunidades Uma reunião na manhã deste domingo, 25, definiu ações para amenizar os impactos nas comunidades indígenas do estado. Segundo dados do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Purus, são 23 aldeias afetadas pela cheia dos rios Iaco, Purus e igarapés da região. São 395 famílias indígenas afetadas, incluindo as etnias Jaminawa, Kaxarari, Huni Kui e Manchineri. Na reunião, dados foram apresentados pelos distritos para que o Estado pudesse pensar em estratégias para atender as comunidades que estão sofrendo com o isolamento. No atual cenário, a Terra Indígena Mamoadate, que atualmente abrange Sena Madureira e Assis Brasil, …

Veja a Notícia Completa