Tag Archives: Ligiane Amorim

Idaf informa alteração no cronograma do plantio de soja por conta do atraso das chuvas

O cronograma do plantio de soja no estado do Acre, safra 23/24, foi alterado por causa do atraso das chuvas no estado do Acre, conforme esclarece o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), que ao constatar a alteração climática solicitou essa mudança de início das atividades no cultivo da soja ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em resposta, o Ministério da Agricultura publicou a Portaria N°986, de 3 de janeiro de 2024, definindo que o novo calendário prorroga a semeadura da soja até dia 18 de janeiro de 2024. Idaf solicita que produtores fiquem atentos a mudanças no calendário de cultivo. Foto: cedida. O calendário de semeadura …

Veja a Notícia Completa

Governo orienta produtores de soja sobre o término do período de semeadura

O governo de Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), orienta os produtores de soja do estado sobre o encerramento do Calendário de Semeadura de Soja. Estabelecido pela Portaria nº 840 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o período de semeadura no Acre se iniciou em 21 de setembro e se encerra em 29 de dezembro de 2023. Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, em julho, a Portaria nº 840, que estabelece os calendários de semeadura de soja referente à safra 2023/2024 para 21 unidades da Federação. Foto: Mapa/Reprodução O objetivo do Calendário de Semeadura é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença ferrugem asiática …

Veja a Notícia Completa

Governo realiza ações para proteger produção de soja contra a ferrugem asiática

O governo do Acre, no compromisso de impulsionar e proteger as produções de soja do estado, está realizando diversas ações, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), como o cadastro de propriedades produtoras e a vigilância constante das áreas para detectar possíveis ocorrências da ferrugem asiática. A ferrugem asiática é uma doença causada pelo fungo phakopsora pachyrhizi, e preocupa produtores de soja e trigo. O seu principal dano é a desfolha precoce, impedindo a formação completa dos grãos, ocasionando a redução da produtividade. A doença foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2001 e, desde então, devido à facilidade de disseminação do fungo pelo vento, ocorre em …

Veja a Notícia Completa