Tag Archives: Ricardo Brandão

Presidente Gonzaga recebe visita do embaixador da IMBRICS+ Peru para estreitar relações comerciais entre os dois países

  O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, recebeu nesta terça-feira (30) em seu gabinete a visita do embaixador da IMBRICS+ no Peru, Walter Heredía Martínez, para tratar sobre as relações comerciais entre o Acre e o país da América do Sul. A IMBRICS+ é um grupo de cooperação econômica formado pelos países emergentes com as melhores taxas de crescimento. Walter Heredía veio ao Acre para tratar pessoalmente com o presidente da Aleac e representantes do governo do Estado estratégias de cooperação comercial entre o estado e os países vizinhos. O presidente Luiz Gonzaga destacou a importância da reunião para consolidadar as parcerias comerciais entre o …

Veja a Notícia Completa

Acre é o 12º estado com a melhor taxa de investimentos públicos do país, mostra Ranking dos Estados

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2023, o Acre é a 12ª unidade da federação com a melhor taxa de investimentos públicos do Brasil. O índice alcançado foi de 9,09%, o terceiro maior da Região Norte do país. O estudo é uma iniciativa do Centro de Liderança Pública (CLP) e considera, neste quesito específico do levantamento anual, a relação entre investimento liquidado e receita corrente líquida. O indicador é diretamente elencado à solidez fiscal dos estados e avalia, entre outros pontos, a responsabilidade da gestão fiscal, como o controle de gastos com pessoal e a capacidade financeira dos governos na realização de investimentos em áreas estratégicas, que …

Veja a Notícia Completa

Governador pede ajuda federal para enfrentar mudanças climáticas no Acre

O governador Gladson Cameli entregou o Plano Emergencial de Enfrentamento às Enchentes aos ministros do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e reforçou o pedido de apoio do governo federal à população acreana. Elaborado por 11 órgãos do Poder Executivo, o documento de 84 páginas apresenta uma série de propostas e soluções, como a implantação de um sistema de alertas e monitoramento das cheias dos rios e igarapés, retirada de órgãos públicos, prédios comerciais, aldeias indígenas e famílias residentes em áreas de inundações, reflorestamento das matas ciliares e a contratação de estudos e assessorias técnicas para a elaboração dos planos …

Veja a Notícia Completa

Câmara de Planejamento é ativada no Consórcio da Amazônia Legal

No 27º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal os membros da Câmara Técnica de Planejamento e Gestão Estratégica debateram, nesta quinta-feira, 11, estratégias de planejamento, projetos para a Amazônia, serviços públicos e comunicação integrada. O secretário de Planejamento do Estado do Acre, Ricardo Brandão, além de anfitrião, foi o responsável pela coordenação da câmara técnica que reuniu secretários e representantes dos estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que participaram de forma presencial e online. “Nesse momento, estamos pela primeira vez ativando, neste formato, a Câmara de Planejamento e Gestão Estratégica no Consórcio da Amazônia Legal. Essa é uma câmara que tem uma importância ímpar …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- PP numa sinuca: se optar por Bocalom terá que beijar a mão de Márcio Bittar

1-Casa da mãe Socorro Clima tenso no PP. Fonte do partido afirma que os resultados das pesquisas, tanto a realizada para consumo interno feita antes da visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quanto a da Big Data mostram que Alysson Bestene (PP), atolou nos 5%. Resultado que faz lideranças espicharem olhos lacrimejantes para Tião Bocalom (PL). Boca trocou de partido porque foi enxotado do PP. A avaliação tardia de boa parte dos dirigentes é que poderiam ter um candidato (Bocalom), com condições de chegar ao segundo turno, numa chapa pura com Alysson de vice. Daí a colocarem o fígado da presidente da Executiva Municipal do partido na bandeja é um …

Veja a Notícia Completa

Confirmada a vinda dos ministros Simone Tebet e Waldez Góes ao Acre

Para debater propostas sobre o corredor interoceânico, rota de exportação que liga o Acre ao Peru pela BR-317, governo do Estado, por meio dos titulares das secretarias de Planejamento (Seplan), Ricardo Brandão; Ciência, Tecnologia e Inovação (Seict), Assurbanípal Mesquita; e Comunicação (Secom), Nayara Lessa; reuniu-se com representantes do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre nesta terça-feira, 2, na sede da Seplan, em Rio Branco. Os planos discutidos deverão ser apresentados à ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, e ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, na terça-feira, 9, no encontro “Uma saída pacífica para o Brasil”, na capital acreana. “Há mais de …

Veja a Notícia Completa

Governo do Estado participa do lançamento do programa Exporta Mais Amazônia da ApexBrasil

O Exporta Mais Amazônia, novo programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), voltada a fomentar as exportações de setores compatíveis com a floresta e com alto valor agregado foi lançada neste sábado, 25, em Rio Branco. Reconhecendo seu potencial em fomentar o desenvolvimento regional, o governo do Estado se fez presente, representado pelos gestores das pastas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Secretaria de Planejamento (Seplan) e Agência de Negócios do Acre (Anac). Evento em Rio Branco foi prestigiado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. O secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, representou o …

Veja a Notícia Completa

Orçamento Sensível a Gênero é instituído no estado

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta segunda-feira, 20, o lançamento do Orçamento Sensível ao Gênero (OSG), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Acre, em Rio Branco. O projeto é pioneiro no Brasil e uma importante ferramenta de mudança social que vai vigorar no estado. O Orçamento Sensível ao Gênero é um recurso que garante ao governo ferramentas que introduzem uma cultura de redução de diferenças entre os gêneros. Aprovado pela Lei n° 4.168/2023, o OSG vai servir para que o governo acreano possa pautar diálogos e desenvolver políticas públicas efetivas que desenvolvam a equidade de gênero e reduzam a discriminação. “Nosso …

Veja a Notícia Completa

Agropecuária avança e PIB do Acre cresce 6,7% em 2021

Em 2021, o Produto Interno Bruto – PIB do Estado do Acre, foi de R$ 21,3 bilhões e apresentou crescimento em volume de 6,7%, em relação ao ano anterior, o maior dos últimos dez anos. A participação do PIB acreano na economia brasileira manteve-se em 0,24%. Entre os grupos de atividades econômicas, a Agropecuária apresentou o maior avanço, com crescimento de 34%. A participação dessa atividade no total do valor adicionado bruto do estado foi de 18,9%, o que representou um acréscimo de 12,2 pontos percentuais na comparação com o ano anterior. O governador Gladson Cameli frisou que pretende alavancar esses números nos próximos anos. “É um compromisso do nosso …

Veja a Notícia Completa

Discussão sobre distribuição de emendas reúne governo, judiciário e parlamentares

“O momento é de união, para garantir o crescimento do nosso Estado”, foi o que declarou o governador do Acre, Gladson Cameli na reunião com representantes da bancada federal do estado, chefes do Poder Executivo e  Judiciário realizada neste sábado, 11,  no auditório do Museu dos Povos da Acreanos, em Rio Branco. Evento contou com representantes da bancada federal, chefes do Poder Executivo e Judiciário. Foto: Marcos Vicentti/Secom O objetivo da reunião é de solicitar aos parlamentares que indiquem emendas  para obras que já tenham projetos elaborados e,  em áreas regularizadas, para diminuir o tempo de tramitação e  execução. Cameli destacou que este momento é democrático  e procura trazer desenvolvimento …

Veja a Notícia Completa

Edvaldo solicita cópia de inspeção feita pelo Tribunal de Contas em carona milionária da Educação; requerimento foi aprovado

  Nesta terça-feira (31), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou um requerimento solicitando ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC), que encaminhe à Assembleia Legislativa cópia da inspeção feita para verificar a regularidade da adesão à Ata de Registro de Preço nº 15/2022, da Secretaria de Governo do Maranhão, pela Secretaria de Estado de Educação do Acre, bem como da execução do Contrato nº 450/2023. O assunto presente na inspeção é relacionado a ata milionária de mais de R$ 24 milhões aderida pelo secretário de Estado de Educação Aberson Carvalho para a reforma de escolas no interior do Acre. “O Tribunal de Contas é um órgão auxiliar da Assembleia …

Veja a Notícia Completa

Edvaldo Magalhães responde Paulo Correia e apresenta provas que reafirmam a existência da Máfia dos Consignados

  O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) respondeu as declarações do secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia, com relação à Máfia dos Consignados, que envolve agentes públicos e a plataforma Fênix Soft, que administra a margem consignada de todos os servidores públicos. Em discurso nesta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães disse que diferente do que falou Paulo Roberto, ele não faz acusações generalizadas ou denúncias vazias. O parlamentar encaminhou um lote de informações que comprovam a fraude, com 43 casos concretos de empréstimos feitos, com alterações de matrículas. “Eu não faço acusações generalizadas a ninguém. Ele pediu que eu apresentasse o nome dos fraudadores. …

Veja a Notícia Completa

Edvaldo Magalhães defende aprovação de requerimento que trata sobre a ‘máfia dos consignados’ e que vai ouvir secretários e a Fênix Soft

“Nós estamos diante de uma gangue, de uma máfia de criminosos que estão operando os empréstimos consignados, que fazem as operações e pagam um pedágio alto para as operações ocorrem, de 50%, quando eles estão bonzinhos eles cobram 35%”.   Em pronunciamento nesta terça-feira (24), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) solicitou que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) coloque em votação o requerimento dele que convoca o representante da Fênix Soft, os secretários de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, e de Administração, Paulo Roberto Correia, e representantes dos correspondentes bancários. O assunto a ser debatido é acerca da “Máfia dos Consignados”, que consiste em fraudar a …

Veja a Notícia Completa

Servidores envolvidos em máfia dos consignados teriam que devolver 35% do valor contratado, denuncia Edvaldo Magalhães

O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) trouxe hoje (18) um fato novo à denúncia apresentada por ele ontem (17), de que há uma fraude feita dentro da plataforma Fênix Soft, com a participação de agentes públicos, de alteração na matrícula de servidores temporários tornando-os efetivos para obtenção de empréstimos consignados. O parlamentar disse que recebeu uma denúncia, de um servidor público, de que foi assediado pelos operadores da ‘máfia’ para também obter o empréstimo, sob a condição de devolver 35% do valor contratado. Amparado pelo sigilo da fonte, o deputado leu a mensagem que recebeu do servidor. “Me ofereceram este empréstimo. Os caras cobram 35% do valor à vista. É …

Veja a Notícia Completa

Novo PAC garantirá obras de grande impacto para a população acreana

O desenvolvimento do Acre passa por ações de infraestrutura promovidas diariamente pelo governo em todo o estado. A parceria com o governo federal, a partir do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) III, abreviará este progresso ao assegurar novos investimentos para continuar levando dignidade de forma democrática aos 22 municípios. Segundo o programa do governo federal, no total, o Acre receberá em torno de R$ 26,6 bilhões para realização de obras públicas durante todo seu período de execução. Este montante será injetado no estado atendendo as demandas prioritárias do governo estadual e de instituições de outras esferas, visando melhorar a vida das pessoas em diversos setores: Cidade, Saúde, Educação, Cultura, …

Veja a Notícia Completa