Tag Archives: selo

Empresa acreana cria chocolate com farinha de Cruzeiro do Sul

O primeiro produto do Acre a receber o selo da Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) é uma das paixões do acreano: a farinha de Cruzeiro do Sul. Mas, se o acreano já ama uma farinha no prato, imagina ela com chocolate. Essa está sendo a aposta da empresa acreana Além do Cacau, que lança, nesta terça-feira, 12, o chocolate “O Acre Existe”, que une cacau e farinha no mesmo produto. “É uma barra de chocolate que traz uma junção de Floresta Amazônica, por meio da farinha de Cruzeiro do Sul do Acre, com a Mata Atlântica, representado pelo cacau da Bahia. E o mais importante, …

Veja a Notícia Completa

Sancionada lei de Edvaldo Magalhães e Eduardo Ribeiro que garante selo às empresas que cumprem o percentual exigido por lei para contratação de pessoas com deficiência

  Foi sancionada nesta sexta-feira (5) a lei, de autoria dos deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Eduardo Ribeiro (PSD), que cria o selo e concede certificação às empresas que cumprirem o percentual exigido por lei para a contratação de pessoas com deficiência. A sanção está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com a lei, as empresas que preencherem com regularidade as vagas reservadas às pessoas com deficiência, poderão requerer ao Poder Executivo a devida certificação. Além disso, diz ainda que o Poder Executivo poderá conceder às empresas certificadas, um selo de qualidade relativo ao cumprimento de medidas de empregabilidade e acessibilidade de pessoas com deficiência. A certificação …

Veja a Notícia Completa

Farinha de Cruzeiro do Sul: um patrimônio do Brasil

A farinha de Cruzeiro do Sul se aperfeiçoou após a chegada dos primeiros migrantes, principalmente cearenses, que fugiam da Grande Seca do Nordeste, entre os anos 1877 e 1880, quando o Brasil era um império e o atual território do Acre pertencia à Bolívia e ao Peru.

“Nego véi, pode faltar tudo, menos a nossa farinhazinha. A gente come no café, no almoço e na janta. É bom demais!” É assim que a dona de casa Maria Auxiliadora Araújo define de maneira bem humorada a presença marcante de um dos alimentos mais consumidos e apreciados pela população de Cruzeiro do Sul, a segunda cidade mais populosa do Acre e famosa nacionalmente pela produção da iguaria derivada da mandioca ou macaxeira, como também é conhecida na região. No Mercado Municipal Beira-Rio, não importa a hora, o vai e vem de pessoas é constante. O local é uma das principais referências de compra e venda de farinha. O movimento …

Veja a Notícia Completa