Tag Archives: CIGMA

Acre apresenta redução de 30% nos alertas de desmatamento em quase 20 dias do mês de abril

O Acre apresentou uma redução de 30% nos alertas de desmatamentos emitidos de 1 a 19 de abril de 2024, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados, analisados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), são baseados em um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado na sexta-feira, 26. De acordo com o estudo do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), do Inpe, de 1° a 19 de abril de 2024, o Acre registrou um acúmulo de 1,60 km², o que representa uma redução de 30% nos alertas de desmatamento emitidos, em …

Veja a Notícia Completa

Produtores rurais de Tarauacá são beneficiados por mutirão de regularização ambiental

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e o Projeto Floresta+ Amazônia, parceria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizou, na primeira quinzena de abril, uma ação integrada de regularização ambiental com atendimento de mais de 60 produtores rurais de Tarauacá. Esse é o primeiro mutirão do ano realizado. O Projeto Floresta+ Amazônia tem como objetivo promover a conservação da vegetação nativa, por meio de pagamentos diretos, a pequenos produtores rurais, proprietários ou possuidores de imóveis rurais que tenham posse ou propriedade com até quatro módulos fiscais e que atendam aos …

Veja a Notícia Completa

Sema celebra 37 anos de elaboração de políticas públicas, proteção e conservação do meio ambiente

Com propósito de atuar na preservação, conservação e uso consciente dos recursos naturais para garantir a qualidade de vida das atuais e futuras gerações, bem como a sustentabilidade dos ecossistemas naturais, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema) é fundamental na implementação de políticas públicas voltadas à agenda ambiental. E é isso que o órgão tem feito em seus 37 anos de história no estado. Criada por meio da Lei n° 860, de 9 de abril de 1987, ainda como Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), com publicação no Diário Oficial do Estado nº 4.647, de 14 de abril de 1987, atua desde …

Veja a Notícia Completa

Sema apresenta a secretários ambientais dados que subsidiam a tomada de decisões ambientais

Com o objetivo de reforçar a atuação conjunta, troca de informações e oportunizar ainda mais dados para subsidiar o estado na tomada de decisões frente aos eventos extremos, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) apresentou o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) durante o segundo dia do 3º Encontro da Rede de Governança Ambiental. Na oportunidade, foram apresentados os mapeamentos temáticos com dados de inundação, monitoramento da cobertura florestal, mapas para ações de comando e controle ambiental, o Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA). A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, apresentou o prognóstico …

Veja a Notícia Completa

Governo aproveita Dia Mundial da Água para reforçar importância da preservação dos recursos hídricos

No Acre, onde a biodiversidade se entrelaça com a cultura e a história, o Dia Mundial da Água ressoa como um chamado à união e à ação. No estado, a data ganha contornos ainda mais significativos, refletindo a interconexão entre as águas que percorrem a floresta e o clima, que molda o destino de toda a população. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março, como um lembrete de que a substância é um patrimônio do planeta, vital para a vida em todas as suas formas, enfatizando a importância da água doce e da gestão sustentável dos recursos hídricos. …

Veja a Notícia Completa

Acre apresenta redução de 66% nos alertas de desmatamento no início de março

O Acre apresentou uma redução de 66% nos alertas de desmatamento no início do mês de março de 2024, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados, analisados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), são baseados em um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado na sexta-feira, 15. Acre apresentou uma redução de 66% nos alertas de desmatamentos emitidos de 1° a 8 de março de 2024, se comparado com o mesmo período do ano passado. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema De acordo com os dados do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), do Inpe, de …

Veja a Notícia Completa

Comunidade do Parque Estadual Chandless recebe apoio humanitário no pós-cheia

Com a cheia dos rios, que atingiu 19 municípios do Acre que tiveram situação de emergência reconhecida pela União, os moradores do Parque Estadual Chandless (PEC) estão entre os afetados. O governo do Estado, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), está dando suporte às 23 famílias moradoras do PEC. Cestas básicas provenientes da campanha Juntos pelo Acre saíram de Rio Branco na segunda-feira, 11, e começaram a ser entregues na quarta-feira, 13. A logística de viagem até as comunidades precisa ser planejada, para que os insumos cheguem aos moradores. De Rio Branco a Manoel Urbano são 228 km, ou cerca …

Veja a Notícia Completa

Mais de 120 mil pessoas foram afetadas pela enchente no Acre

Enchente de 2024  já é considerada, proporcionalmente, o maior desastre ambiental do estado A cheia dos rios em todo o Acre tem castigado o estado há mais uma semana. Mesmo com algumas bacias em vazante, algumas cidades, inclusive Rio Branco, ainda estão em alerta devido ao nível do manancial. No caso da capital, já é registrada a segunda maior cheia da história. Rio Branco registra a segunda maior enchente da história. Foto: Pedro Devani/Secom Na avaliação dos órgãos de Proteção e Defesa Civil do Estado, este já pode ser considerado o maior desastre ambiental do Acre, devido ao número de cidades atingidas. Das 22 cidades, 19 estão em emergência, o que …

Veja a Notícia Completa

Autoridades ambientais do Acre discutem eventos climáticos extremos na região

  O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), realizou  uma Reunião Extraordinária de Monitoramento da Cheia dos Rios no Acre 2024. O encontro ocorreu em parceria com Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O debate foi realizado pelo Canal do YouTube da Sema. O encontro discutiu os prognósticos climatológicos do início do ano e o panorama geral do período de cheia dos rios na Região Norte com ênfase no Acre. A secretária …

Veja a Notícia Completa

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam no apoio às famílias atingidas pela cheia do Rio Acre

Tentar amenizar os impactos de fenômenos naturais é o trabalho da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros, que concentram seus esforços no atendimento humanizado às famílias atingidas pela cheia dos rios do Acre e inundações de igarapés. As equipes trabalham no monitoramento das áreas alagadas e são a ponte para que as pessoas consigam sair de suas casas, seja para abrigos ou casas de parentes. O trabalho ocorre em parceria com os órgãos municipais dos 22 municípios. Corpo de Bombeiros ajuda na retirada das famílias das áreas alagadas. Foto: Neto Lucena/Secom “Todo sistema estadual de proteção e Defesa Civil, que é composto por todas as instituições do governo do …

Veja a Notícia Completa

Governo apresenta plano de contingência para enchentes e decreta estado de alerta

O documento prevê a constituição de equipes multidisciplinares para articulação, coordenação e atendimento de situações emergenciais em razão do período de chuvas. O decreto é válido entre os meses de fevereiro e abril deste ano. “Vamos tomar providências antes que o rio suba mais e desabrigue as pessoas. Não podemos politizar essa situação, pois estamos falando da vida das pessoas. Já acompanhamos de perto, dando o suporte e realizando ações em Assis Brasil, por exemplo”, afirmou o governador, em entrevista coletiva. O decreto serve como um balizador das ações que serão executadas pelo Estado, e também diminui a burocracia para uma efetiva tomada de ação, inclusive ao receber apoio do …

Veja a Notícia Completa

Em Assis Brasil o nível do Rio Acre subiu 7 m em 24 horas e ultrapassou a cota de alerta

Com avisos meteorológicos de mais chuvas, governo do Acre monitora e acolhe famílias atingidas pela cheia dos rios O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), alerta para o risco de mais chuva no estado. O nível dos rios está sendo monitorado de forma contínua pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma). O acompanhamento é realizado em todos os rios do estado. A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, enfatizou que a Sema, através do trabalho do Cigma, que mapeia os dados hidrometeorológicos, e a CEPDEC vêm fazendo o monitoramento diário. “Os dados qualificados …

Veja a Notícia Completa

Nota pública sobre a elevação do nível dos rios no Acre

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), informa que atua no monitoramento contínuo do nível dos rios de todos os municípios do Estado, com atenção voltada às cidades de Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, e ainda Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Na manhã desta quarta-feira, 21, o Rio Acre, na cidade de Assis Brasil, teve uma elevação significativa de 7 metros devido à chuva de 177 milímetros que ocorreu na região, que corresponde a aproximadamente 177 litros de água em 1m², havendo uma resposta rápida na elevação do Rio Acre na região e na fronteira …

Veja a Notícia Completa

Acre é um dos estados mais afetados por eventos climáticos extremos

Mesmo o estado do Acre sendo um dos mais afetados por eventos climáticos extremos nos últimos anos, a Defesa Civil tem se destacado com ações de prevenção e suporte para superar os desafios da localização geográfica da região. Centralizar informações e montar planos estratégicos para dar ações rápidas são algumas das principais linhas adotadas pelo órgão. Os desafios relacionados a eventos climáticos têm se tornado cada vez mais difíceis, como prova o artigo elaborado por pesquisadores do Acre, intitulado “Extremos Climáticos na Amazônia: Aumento das Secas e Inundações no Estado Brasileiro do Acre”, que foi publicado na revista “Perspectives in Ecology and Conservation” em dezembro do ano passado. O estudo …

Veja a Notícia Completa

Acre é o estado da Amazônia Legal com menos alertas de desmatamento em janeiro

O ano de 2024 começou e o Acre já apresenta resultados positivos, assim como no ano passado. O estado foi o que teve menos alertas de desmatamento na 1ª quinzena de janeiro em relação aos demais que compõem a Amazônia Legal, em comparação com o mesmo período de 2023. Acre é o estado da Amazônia Legal com menos alertas de desmatamento na 1ª quinzena de janeiro. (Foto: Alexandre Cruz-Noronha) O levantamento foi feito pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), gerido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e é baseado em dados disponibilizados pelo Sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O estudo apontou que de …

Veja a Notícia Completa