Tag Archives: Corpo de Bombeiros Militar

Acre envia bombeiros, cães farejadores e recursos para apoio humanitário ao Rio Grande do Sul

Com o objetivo de integrar os esforços na busca e resgate dos desaparecidos nas tempestades e inundações que castigam o estado do Rio Grande do Sul, o governo do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), colocou à disposição do governo gaúcho dois binômios credenciados pelo Comitê de Busca, Resgate e Salvamento de Cães (Conabresc). Binômio é o termo utilizado para identificar cada bombeiro militar cinotécnico condutor e seu cão de resgate. Estes binômios são testados em provas de busca de pessoas desaparecidas em matas, provas de busca em desastre de estruturas colapsadas e de habilidades fundamentais. O CBMAC disponibilizou ao posto de comando do Rio Grande do …

Veja a Notícia Completa

Corpo de Bombeiros realiza aula inaugural do Curso de Mergulho Autônomo

Com objetivo de garantir ampla qualificação para integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), foi realizada nesta segunda-feira, 8, no auditório da Polícia Federal, em Rio Branco, a cerimônia de aula inaugural do 7° Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut/2024). Os 35 alunos que irão participar da formação entoaram o hino do Soldado do Fogo no início da solenidade, que contou com a presença de representantes da Segurança Pública do Estado.    O último curso Cmaut foi realizado em 2016. Na atual edição, além dos militares acreanos, participam também bombeiros militares da Bahia, Polícia Militar (PM) e Instituto Socioeducativo (ISE).  De acordo com o coronel bombeiro militar, Charles da Silva, …

Veja a Notícia Completa

Gladson reforça compromisso com a educação durante visita a colégio militar em Cruzeiro do Sul

O governador do Acre, Gladson Cameli, esteve no Colégio Militar Dom Pedro II, em Cruzeiro do Sul, na tarde desta segunda-feira, 18, onde reforçou o compromisso de sua gestão com o desenvolvimento da educação dos acreanos. Gladson reafirmou o empenho em seguir trabalhando para oferecer um ensino de qualidade aos acreanos. Foto: Diego Gurgel/Secom O chefe do Executivo estadual dialogou com membros da equipe gestora e foi recebido por alunos da instituição. Em conversa com estudantes, Cameli deixou uma mensagem de incentivo e esperança para os futuros profissionais do estado: “Eu, quando era criança, não estudei numa escola militar, mas tive a oportunidade de ser aluno de um bom colégio …

Veja a Notícia Completa

Cruzeiro do Sul: Rio Juruá baixa 18cm em 24 horas

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, baixou 18 cm nas últimas 24 horas. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, responsável pela medição do manancial realizada pelo Estado na região, na sexta-feira, 8, o Juruá apresentou sinais de vazante, quando marcava 14,04 m. Em relação à medição das 6h desta terça-feira, 12, em que o manancial registrou 13,39 m; o decréscimo é de 65 cm. Nas últimas 24 horas, o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, baixou 18 cm. Foto: Diego Silva/Secom “Toda estrutura do governo do Estado na região, como pessoas, veículos e escolas, está se somando aos esforços da prefeitura local e da União para socorrer …

Veja a Notícia Completa

Preocupação agora é a pós-cheia: Rio Juruá baixa 35 centímetros em cinco dias

Duas pessoas morreram vítimas de picada de cobra O Rio Juruá, que corta a maioria dos municípios da segunda maior região acreana, segue baixando. Somente em Cruzeiro do Sul, localidade em que cerca de 20 mil ribeirinhos foram afetados pela enchente, o manancial apresentou sinais de vazante na última sexta-feira, 8, quando marcava 14,4 metros. Em relação à medição das 6h desta segunda-feira, 11, quando o rio registrou 13,69 metros, a redução é de 35 centímetros. Na segunda maior cidade do estado, o desastre ambiental atingiu doze bairros e quatorze comunidades rurais, totalizando 530 pessoas removidas de suas residências, além das 788 famílias que tiveram corte de energia elétrica em …

Veja a Notícia Completa

Boletim Enchentes – 3 de março

Diante da situação de calamidade pública que o Estado do Acre enfrenta com à cheia do rios e igarapés, o governo do Estado vem realizando um trabalho ininterrupto para prestar assistência aos afetados. Na sexta-feira, 1º, o governo do Acre, publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto nº 11.419, que estabelece emergência em saúde pública devido as cheias dos rios e volumes das chuvas que atingem 19 municípios do estado. O Rio Acre continua acima da cota de transbordo e na manhã deste domingo, 3 de março, chegou a 17,63 metros, na capital. O governador Gladson Cameli, anunciou neste sábado, 2, que uma comitiva composta pelos ministros da Integração e …

Veja a Notícia Completa

Estado e prefeitura garantem assistência nos abrigos de Xapuri

O governo do Acre por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e demais instituições de governo estão em Xapuri realizando um importante trabalho de assistência aos moradores atingidos pela enchente do rio. O município montou sete abrigos para atender a população de sete bairros afetados em vários pontos da cidade. Dominga de Albuquerque, 68 anos, é moradora do bairro Bolívia, ela conta que chegou ao abrigo na última quarta-feira, 28, junto com seus filhos e netos. “Achamos que a alagação não ia atingir e ficamos resistindo e quando a água começou a atingir …

Veja a Notícia Completa

Governo acolhe famílias indígenas atingidas pela cheia do Rio Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), da Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas do Estado (Sepi), do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e da Defesa Civil, está acolhendo as famílias indígenas atingidas pela cheia do Rio Acre na Escola Leôncio de Carvalho, em Rio Branco. Em 2023, a escola pública foi usada para acolher famílias indígenas atingidas pelas enxurradas e alagações. Neste ano, abriga oito famílias, totalizando 31 indígenas, vindos dos bairros Base e Ayrton Senna. O espaço está sendo coordenado pela Sepi. Escola Leôncio de Carvalho é o ponto de referência para receber a população indígena atingida pela elevação do nível …

Veja a Notícia Completa

Governo retira famílias indígenas atingidas pela elevação do nível do Rio Acre em Rio Branco

O governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Governo, Secretaria Especial de Povos Indígenas, Gabinete do Governador, Corpo de Bombeiros Militar do Acre e Defesa Civil,  iniciou a retirada das famílias atingidas pela elevação do nível do Rio Acre, em Rio Branco, que já alcançou a marca de 14,04m, conforme a medição realizada às 18h desta sexta-feira, 23. Na noite desta sexta-feira, as equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, fizeram a retirada das sete famílias indígenas (média de 25 pessoas) que residem no bairro Base localizado às margens do Rio Acre. A ação faz parte do plano de contingência do governo do Acre, para …

Veja a Notícia Completa

Governo do Acre intensifica ações de resgate e contenção a incêndio florestal em local de acidente aéreo

Um avião de pequeno porte caiu próximo ao Aeroporto Internacional de Rio Branco, logo após a decolagem na manhã deste domingo, 29. Dez passageiros, sendo nove adultos e uma bebê, e dois tripulantes, piloto e copiloto, totalizando 12 pessoas, não resistiram ao acidente e morreram no local. A guarnição do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC) foi imediatamente acionada pelo Centro de Operações Aéreas (Ciopaer), além da guarnição do 3º Batalhão, para reduzir os danos do acidente e evitar incêndio florestal. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), viaturas da Polícia Militar e um helicóptero do Ciopaer também se deslocaram até o local para auxiliar nas ações de resgate. …

Veja a Notícia Completa

Governo do Acre realiza vistoria em áreas afetadas por seca extrema

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), realizou uma vistoria pelo rio Acre nesta sexta-feira, 13, juntamente com membros do comitê criado para tomada de decisões, após o Estado decretar situação de emergência devido a falta de chuvas. O objetivo era visitar locais onde a estiagem pudesse estar afetando a vida dos moradores. “Atendendo determinação do nosso governador Gladson Cameli, hoje visitamos as comunidades ribeirinhas do rio Acre e da região do Riozinho do Rola. Ouvimos os produtores e conferimos de perto como esta seca tem castigado nossa população”, comentou o secretário de estado de Governo, Alysson Bestene, coordenador geral do comitê. A equipe visitou algumas …

Veja a Notícia Completa