Tag Archives: Dalvani Azevedo

TJ e Iapen promovem reencontro de detentas com seus filhos

Por meio do projeto Abraçando Filhos, promovido pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), realizado nesta sexta-feira, 10, na sede do TJ, em Rio Branco, a detenta J. F. N. pôde sentir o abraço carinhoso e cheio de saudades da filha, que não via há quatro anos. A menina vive em Sena Madureira, o que dificulta o contato entre elas. Poder reencontrar quem tanto amam trouxe-lhes muita alegria. “Encontrar minha filha, depois de quatro anos, era meu maior sonho, e hoje Deus me abençoou”, afirmou. Tiênio Costa, diretor Operacional do Iapen, destacou que existem muitas mães que passam o …

Veja a Notícia Completa

Presídio feminino inaugura sala de descompressão em Rio Branco

Em um espaço amplo, decorado e equipado para oferecer às servidoras da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco qualidade de vida no trabalho, a Sala de Descompressão, inaugurada nesta terça-feira, 19, com plantas, televisão, mesa, sofá e uma cadeira de massagem, foi planejada pelo Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp). Adriana Maia fala sobre a realização em ver a sala de descompressão. Foto: Antonio Moura/Iapen Adriana Maia, coordenadora do Nasp, explicou que trata-se de um ambiente apropriado, adaptado e adequado para que as pessoas possam, por algum momento, sair da pressão do trabalho e relaxar um pouco: “A ideia é proporcionar momentos de bem-estar durante essas horas de trabalho, …

Veja a Notícia Completa

Reeducandos que foram aprovados no Enem se preparam para iniciar os estudos na Ufac e no Ifac

“Aqui não é o fim. Se a gente quiser seguir uma vida diferente, fora do crime, com força de vontade, a gente consegue”. Foi com um sorriso meio tímido e um olhar que transmitia esperança que a detenta T. S. R, a Tatá, de 30 anos, contou sobre o que a motivou a estudar dentro da cadeia. Além de enxergar nos estudos uma oportunidade de mudança de vida, a reeducanda destacou que sempre recebeu apoio da família e da diretoria do presídio. A presa, que cumpre pena na Unidade Feminina de Rio Branco desde 2016, foi uma das cinco pessoas aprovadas, no Acre, no Exame Nacional do Ensino Médio 2023 …

Veja a Notícia Completa

Obras do novo bloco do presídio feminino de Rio Branco seguem em ritmo acelerado

Em breve, a Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco, vai contar com mais um bloco, onde serão disponibilizadas mais 52 novas vagas para reeducandas. A Unidade foi inaugurada, em 2016, pelo governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e conta, atualmente, com dois blocos, o Alamanda e o Camélia. A previsão é que as obras do novo prédio sejam concluídas até o mês de abril. Thiago Tadeu da Silva, chefe da Divisão de Infraestrutura do Iapen, acompanha as obras do bloco Bromélia de perto. Ele explicou sobre o andamento dos trabalhos: “Esse bloco conta com 14 celas que a gente construir. O …

Veja a Notícia Completa

Iapen tem sete projetos aprovados pelo Poder Judiciário para receber recursos de penas pecuniárias

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) foi uma das 25 instituições que tiveram projetos aprovados pelo Poder Judiciário do Estado e que serão beneficiadas com recursos financeiros provenientes de penas pecuniárias. A solenidade para entrega dos certificados foi realizada nesta segunda-feira, 18, no Palácio da Justiça, em Rio Branco. Os projetos aprovados do Iapen são: Acolher para Transformar, que dá um suporte com itens de higiene, vestimenta e alimentação para custodiados e cumpridores de penas alternativas, o Conhecer e Transformar, que oferta cursos profissionalizantes online também para cumpridores de penas alternativas, o projeto de implantação de ensino à distância, que oferece acesso à educação nas unidades prisionais como …

Veja a Notícia Completa

Projeto promove reencontro de detentas com os filhos

“Depois de quatro anos reclusa, este está sendo o dia mais feliz da minha vida. Eles não esqueceram de mim”. A detenta J. M, de 31 anos, fez esta afirmação no momento em que abraçava seus quatro filhos. A reeducanda, que cumpre pena há quatro anos, contou que a última vez que havia visto dois de seus filhos, foi antes de ser presa, mas nesta segunda-feira, 18, por meio do projeto Abraçando Filhos, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), ela pôde rever e passar uma manhã agradável com todos eles. O projeto Abraçando Filhos tem a função de …

Veja a Notícia Completa