Tag Archives: diretora de Direitos Humanos

Governo fortalece políticas de Direitos Humanos com reativação do Conselho Estadual

Com o objetivo de fortalecer as políticas dos direitos humanos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), marcou um momento histórico ao realizar a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Cidadania do Acre (CEDHC), no auditório do Sebrae, nesta sexta-feira, 22. Na primeira reunião ordinária do CEDHC também foi realizada a eleição da mesa diretora. Foto: Carolina Torres/Secom Após a reinstalação do conselho, no final de 2023, tornou-se possível realizar a primeira reunião ordinária para o fortalecimento das políticas de Direitos Humanos no Acre. O CEDHC, criado em 4 de novembro de 2011, é vinculado à …

Veja a Notícia Completa

 Povo Indígena Puyanawa consegue reconhecimento de nome étnico

O governo do Estado, no intuito de cuidar das pessoas, tem levado dignidade, cidadania e inúmeros benefícios à população. Nesta segunda-feira, 19, em Mâncio Lima, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) protocolou no cartório o pedido de reconhecimento étnico das últimas 80 pessoas que faltavam do Povo Indígena Puyanawa. Fruto de uma união de esforços e representando uma conquista histórica, mais de 400 indígenas Puyanawas já estão com a documentação com o seu nome étnico inserido. A iniciativa possibilita que cada indígena preserve a identidade cultural e acesse diversos serviços e benefícios disponíveis aos povos originários. Mais de 400 indígenas Puyanawas já estão com o …

Veja a Notícia Completa

No Acre gestores estaduais terão que fazer curso de letramento racial

A Lei 4.328, sancionada nesta quinta-feira, 11, pelo governador Gladson Cameli, é considerada uma conquista para o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal do Acre (Ufac). O decreto reforça a qualificação dos gestores estaduais, por meio de letramento para a conscientização na promoção da igualdade racial, de gênero e diversidade. Todos os gestores devem passar por qualificação. Foto: cedida “É uma lei muito importante, muito necessária, porque nós sabemos que o racismo é histórico e estrutural, então ele perpassa toda a sociedade. Agora temos uma nova educação, que é justamente esse letramento para a conscientização da promoção da igualdade racial”, explica Flávia da Rocha, coordenadora do …

Veja a Notícia Completa