Tag Archives: MMA

Acre apresenta experiências e desafios na implantação de salvaguardas socioambientais

O governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), participou do encontro “Pagamento por serviços ambientais: série de diálogos consultivos”, realizado pelo Ministério do Meio e Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio da Secretaria Nacional de Bioeconomia, nesta quinta-feira, 2, em Brasília. O evento reuniu especialistas e representantes do poder público municipal, estadual e federal, do setor empresarial e de movimentos sociais de povos indígenas e de comunidades tradicionais, com o objetivo de acolher contribuições para a regulamentação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (Lei 14.119/2021). O presidente do IMC, Leonardo Carvalho, foi convidado a compartilhar as experiências …

Veja a Notícia Completa

Investimentos em saúde, segurança e infraestrutura marcam os 111 anos de Tarauacá

A cidade de Tarauacá, constituída inicialmente por indígenas às margens dos rios Muru e Tarauacá, completa, nesta quarta-feira, 24, 111 anos de fundação. O município do interior do Acre, conhecido pelos abacaxis gigantes e pelo alto fluxo de bicicletas, superou o número de habitantes de Sena Madureira e se tornou, no ano passado, o terceiro mais populoso do estado. Segundo o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população local saiu de 35.590 para 43.464. Os investimentos realizados pelo governo do Estado na cidade acompanharam esse crescimento, fazendo jus a uma das principais bandeiras da atual gestão, em que o Executivo estadual e municipal reúnem …

Veja a Notícia Completa

Produtores rurais de Tarauacá são beneficiados por mutirão de regularização ambiental

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e o Projeto Floresta+ Amazônia, parceria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizou, na primeira quinzena de abril, uma ação integrada de regularização ambiental com atendimento de mais de 60 produtores rurais de Tarauacá. Esse é o primeiro mutirão do ano realizado. O Projeto Floresta+ Amazônia tem como objetivo promover a conservação da vegetação nativa, por meio de pagamentos diretos, a pequenos produtores rurais, proprietários ou possuidores de imóveis rurais que tenham posse ou propriedade com até quatro módulos fiscais e que atendam aos …

Veja a Notícia Completa

Ministério do Meio Ambiente declara Emergência Ambiental por risco de incêndios florestais no Acre 

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) declarou estado de emergência ambiental e risco de incêndios florestais no Acre e em diversas regiões do país. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 8, e é assinada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Em 2023, Acre reduziu em 45% os focos de queimadas. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema Para o estado, especificamente, a determinação é válida entre os meses de abril a novembro de 2024, para o Vale do Acre e Vale do Juruá. A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, afirmou que a determinação é importante no sentido de alertar a população e …

Veja a Notícia Completa

Produtores rurais acreanos irão receber por serviços ambientais prestados em propriedades

Os produtores rurais cujo imóvel rural possua excedente de reserva legal vão ser pagos por conservar as florestas, reduzindo as emissões de carbono ocasionadas pelo desmatamento. No Acre, 49 proprietários aderiram ao projeto do governo federal este mês e já estão aptos a receber. Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o recurso é executado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), do Fundo Verde Para o Clima (GCF) de pagamento por resultado por REDD +. O valor por hectare é pago ao ano a propriedades regularizadas e em conformidade com os critérios do programa. A prospecção dos que vão receber foi feita em um mutirão de regularização …

Veja a Notícia Completa

Mais de 240 produtores rurais são atendidos em mutirões de apoio à regularização ambiental realizados pelo governo

Mais de 240 produtores rurais são atendidos em mutirões de apoio à regularização ambiental realizados pelo governo

Para apoiar o produtor rural e oportunizar alternativas viáveis à adequação ambiental de propriedades rurais, o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e parceiros, realizou uma sequência de mutirões este mês e prepara um novo cronograma para junho. Ao todo, foram 241 atendimentos nos municípios de Acrelândia, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Brasileia. Os mutirões foram realizados, além do foco no Cadastro Ambiental Rural (CAR), para ofertar serviços como retificações e notificações do CAR – registro público eletrônico obrigatório para imóveis rurais, que objetiva integrar informações ambientais das propriedades e …

Veja a Notícia Completa

Acre vai coordenar Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal

O Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), foi eleito para presidir o Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal. A decisão ocorreu em uma reunião do Fórum junto ao Comitê Diretivo da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) em Brasília, nesta quinta-feira, 26. Votaram os secretários de Meio Ambiente de todos os estados que fazem parte da Amazônia Legal. A representante do Acre foi eleita pelos secretários e vai presidir o grupo durante um ano. O nome da secretária de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre, Julie Messias, foi indicado …

Veja a Notícia Completa

Cruzeiro do Sul fica entre as três melhores cidades do Brasil em práticas de sustentabilidade

A Operação Cidade Limpa desenvolvida pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública ficou em terceiro lugar na categoria destaque na iniciativa do Ministério do Meio Ambiente. O programa A3P premia as melhores práticas de sustentabilidade na administração pública. O programa A3P é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem como objetivo estimular as instituições públicas do país a implementar práticas de sustentabilidade em seus órgãos, otimizar e modernizar a gestão pública, permitindo a construção de uma administração mais eficiente e sustentável. A ação premiada da prefeitura de Cruzeiro do Sul buscou atacar um problema que há muito incomoda os …

Veja a Notícia Completa

Lutador cruzeirense que fez campanha para custear passagem vence torneio de MMA no Egito

Lutador cruzeirense que fez campanha para custear passagem vence torneio de MMA no Egito

O acreano natural de Cruzeiro do Sul, Marcos Silva do Nascimento, 25 anos, em luta no Egito na noite deste sábado, 5, venceu o egípcio Islam Mostafa na categoria 77kg, durante competição internacional de MMA. Marcos impôs o ritmo da luta desde o início na competição teve 3 rounds. Por unanimidade os juízes da competição consagraram Marcos Silva campeão da competição internacional no QADYA MMA 002 O cruzeirense fez uma vakinha para custear passagens de Cruzeiro do Sul até São Paulo. A passagem internacional foi custeada pela coordenação do evento. Das 10 lutas anteriores que participou, o acreano vendeu 7. Fonte- Juruá Online

Veja a Notícia Completa