Tag Archives: Patrulha Maria da Penha

Na Aleac, Edvaldo Magalhães defende mais recursos para as mulheres no Orçamento do Estado

  Em discurso na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quinta-feira (14), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) disse que é preciso avançar nas políticas voltadas às mulheres. Para o parlamentar, esse avanço começa na discussão do Orçamento do Estado, debatido todos os anos na Casa do Povo. “A Assembleia precisa dar consequência às palavras ditas aqui na hora das homenagens. Por exemplo, na hora de votar o Orçamento. Quanto mesmo para reforçar o Programa Patrulha Maria da Penha? Está incluído no Orçamento do Estado. Só para lembrar, este debate nós travamos quando da discussão do Orçamento. Quanto para garantir o funcionamento da Secretaria da Mulher, que foi uma grande …

Veja a Notícia Completa

Dia Internacional da Mulher: Semulher realiza ações com mulheres afetadas pela enchente

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), por meio dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs) do Alto Acre e Juruá realizaram, na quinta-feira, 7, uma série de ações às mulheres que se encontram nos abrigos por conta das cheias dos rios e igarapés no Estado. As ações contaram com sorteios, momentos de celebração de fé e, também, cuidados com a autoestima das atingidas. Em Brasiléia, atividades contaram com rodas de conversas e sorteios. Foto: Raylanderson Frota/Secom Segundo a secretaria de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira, as atividades previstas para o Dia Internacional da Mulher foram adiadas por conta das enchentes. …

Veja a Notícia Completa

50% da população do Acre é composta por mulheres

Dos mais de 830 mil habitantes do Acre, metade são mulheres. Proporção semelhante se repete no âmbito da gestão, sendo o público feminino até maior do que o masculino. O Estado conta atualmente com 35.616 servidores, sendo 19.932, ou seja, 56%, mulheres. Em um estado cuja metade da população é composta por mulheres, é preciso focar em políticas públicas e ações voltadas para o público feminino. O governo do Acre tem feito isso ao longo dos últimos anos, gerando índices positivos em diversas frentes e, principalmente, revertendo, no estado, o cenário da violência contra a mulher. A representatividade feminina faz com que a tomada de decisões seja pensada por mulheres …

Veja a Notícia Completa

Patrulha Maria da Penha foca na prevenção contra a importunação sexual durante o Carnaval 

Com ações educativas nas redes sociais, nos meios de comunicação e nas conversas diárias com os foliões, a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Acre (PMP/PMAC) leva conscientização ao público que tem ido se divertir no Carnaval da Família. Em 2024, com o tema “Não é Não! ” a instituição foca na prevenção aos crimes de importunação sexual, que possam ser cometidos durante as festividades. As ações educativas durante o Carnaval fazem parte do planejamento institucional que somasse a promoção da segurança que é garantida pela Polícia Militar ao cidadão acreano, com emprego de mais de 150 profissionais nas duas festividades em Rio Branco. Desta maneira, a instituição …

Veja a Notícia Completa

Polícia Militar lança Patrulha Maria da Penha em Acrelândia

Os moradores de Acrelândia foram contemplados na manhã desta segunda-feira, 23, com o lançamento da Patrulha Maria da Penha (PMP), pela Polícia Militar do Acre (PMAC), na 3ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar (3ª CIA/4ºBPM). O evento ocorreu na sede do Ministério Público do Acre (MPAC) no município. Criada em 2019, a PMP está presente na capital, nas sedes dos batalhões do interior, na Companhia de Feijó e agora em Acrelândia. A unidade tem o intuito de realizar as fiscalizações das medidas protetivas de urgência em favor das mulheres, além de ações preventivas. O programa já se consolidou no Acre, inclusive com premiação. Os sargentos Eder Grenivald e …

Veja a Notícia Completa

No Carnaval da Família, Patrulha Maria da Penha leva conscientização sobre importunação sexual

Policiais militares da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Acre (PMAC), estão com o “bloco” na rua, em todas as noites do Carnaval da Família, para conscientizar os foliões sobre o crime de importunação sexual, além de fazer divulgação das ações e principais medidas protetivas de urgência tomadas na defesa de mulheres vítimas de violência doméstica. A tenente Priscila Siqueira, coordenadora do programa, avalia que a ação preventiva realizada pela PMAC tem sido fundamental para a ausência, até então, de registros de crimes de assédios e de natureza sexual, durante as festas no Arena da Floresta. “Nosso principal objetivo é conscientizar as pessoas para tais crimes, muito comuns …

Veja a Notícia Completa