Tag Archives: reeducandos

Iapen inaugura fábrica de instrumentos musicais em Rio Branco

  O  objetivo com a criação da fábrica é ensinar aos reeducandos a arte da lutheria com a fabricação de instrumentos musicais de alta qualidade. Por meio deste projeto, o Iapen, visa fornecer habilidades técnicas, promover o desenvolvimento pessoal e criar um caminho mais claro para a reintegração social. A oficina proporcionará 222 horas de aulas práticas e teóricas, abrangendo temas como preparação de materiais, construção de instrumentos, reparações, design, personalização e empreendedorismo. Durante o curso, os reeducandos terão acesso a equipamentos e ferramentas de lutheria, bem como a profissionais qualificados que os guiarão em cada etapa do processo. Luiz da Mata, chefe do Departamento de Ensino e Produção Sustentável …

Veja a Notícia Completa

Reeducandos que foram aprovados no Enem se preparam para iniciar os estudos na Ufac e no Ifac

“Aqui não é o fim. Se a gente quiser seguir uma vida diferente, fora do crime, com força de vontade, a gente consegue”. Foi com um sorriso meio tímido e um olhar que transmitia esperança que a detenta T. S. R, a Tatá, de 30 anos, contou sobre o que a motivou a estudar dentro da cadeia. Além de enxergar nos estudos uma oportunidade de mudança de vida, a reeducanda destacou que sempre recebeu apoio da família e da diretoria do presídio. A presa, que cumpre pena na Unidade Feminina de Rio Branco desde 2016, foi uma das cinco pessoas aprovadas, no Acre, no Exame Nacional do Ensino Médio 2023 …

Veja a Notícia Completa

Policiamento escolar e Iapen recebem novas viaturas

O governador Gladson Cameli esteve na manhã desta sexta-feira, 15, na Escola Heloísa Mourão Marques para realizar a entrega de 20 viaturas do policiamento escolar, três vans para o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e para dar a ordem de serviço para a construção da base do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE). A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais o secretário de Educação (SEE), professor Aberson Carvalho; o presidente do Iapen, Alexandre Nascimento; o comandante em exercício da Polícia Militar, coronel Emílio Virgílio Lima de Oliveira; além da deputada federal Socorro Neri, do deputado federal Fábio Rueda e os deputados estaduais Arlenilson …

Veja a Notícia Completa

Iapen e DPE levam atendimento a reeducandos do Complexo Penitenciário de Rio Branco

Dando continuidade aos trabalhos de atendimentos individuais realizados pela Defensoria Pública do Estado (DPE), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), aos detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco, 198 presos do pavilhão “J” foram atendidos nesta quinta-feira, 22. Equipe da Defensoria Pública durante atendimento aos presos do Complexo Penitenciário de Rio Branco: Foto: Crislei Souza/Iapen O defensor público Gustavo Medeiros destacou que a pessoa presa tem direito à assistência jurídica e que esse direito é garantido tanto na Constituição como na lei de execução penal, por isso, a Defensoria faz esse atendimento ao preso, verificando os pedidos de cada um. Ainda segundo o defensor, os …

Veja a Notícia Completa

Reeducandos irão trabalhar na fabricação de blocos de concreto

Por meio do Programa de Capacitação Profissional (Procap), que tem por objetivo garantir acesso ao trabalho e à renda de pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), fez mais uma importante aquisição de maquinário. Chegou ao estado, neste mês de fevereiro, uma máquina de prensa que será utilizada para fabricação de blocos de concreto, que serão produzidos por detentos com permissão para trabalho. Luiz da Mata, chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda do Iapen (DTPR), explica que este trabalho, além de possibilitar a remissão de pena aos detentos que farão …

Veja a Notícia Completa

Reeducandos do Complexo Penitenciário de Rio Branco recebem atendimento da Defensoria Pública

  Mais de 100 reeducandos da Unidade de Regime Fechado (URF), em Rio Branco, receberam, na manhã desta quinta-feira, 1º, atendimentos individuais durante ação realizada no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A ação é fruto de uma parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Defensoria Pública do Estado (DPE). O defensor público Gustavo Medeiros explica que ações como esta, nos presídios, são realizadas desde o ano passado: “Ao invés de fazer um mutirão geral a gente está fazendo um atendimento de pavilhões. No caso da FOC [Complexo Penitenciário de Rio Branco, mais conhecido como Francisco de Oliveira Conde], a gente começou mais ou menos no meio do ano …

Veja a Notícia Completa

Programa de Leitura em presídios do Acre contribuiu para notas acima da média nacional na redação do Enem

“Despertou em mim o interesse que jamais tinha perdido. Terminei o ensino médio há 12 anos atrás e eu não tinha mais essa expectativa de cursar uma faculdade, mas isso, através do projeto, vai despertando o interesse. E isso faz com que a gente comece a desenvolver um projeto novo para as nossas vidas”. O relato é de M.G.S, de 34 anos, que cumpre pena na unidade prisional Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, e se beneficia do Projeto Presídios Leitores, que usa a leitura como principal linha de transformação social, e tem gerado resultados positivos para o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), principalmente nas notas …

Veja a Notícia Completa

Promotor quer que 5% das vagas de terceirizados da prefeitura sejam para quem usa tornozeleira

Promotor quer que 5% das vagas de terceirizados da prefeitura sejam para quem usa tornozeleira

De acordo com o representante do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), a iniciativa vai contribuir para a diminuição da criminalidade por meio da oportunidade de trabalho aos reeducandos. “O que tem de reeducando que sai do presídio que quer mudar de vida e volta ao presídio por falta de oportunidades é muito grande. Muitos falam pra mim que vão para uma entrevista e quando chegam de tornozeleira é informado que não há mais vagas ou em alguns casos que a pessoa já está trabalhando e quando se descobre que está no semiaberto, o reeducando é demitido. Eu sempre digo que a criminalidade só vai acabar quando colocar esse …

Veja a Notícia Completa