Tag Archives: revolução acreana

MPF defende que Governo do Acre deve preservar o patrimônio histórico e cultural do estado

Sítio Histórico Quixadá e Lápide de Plácido de Castro encontram-se depredados; casarão no centro de Rio Branco foi demolido em novembro Arte: Comunicação MPF O Ministério Público Federal (MPF) pede ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) que acione o Governo estadual para que adote providências para a preservação do patrimônio histórico e cultural no estado. A representação, assinada no último dia 11, destaca que a omissão do poder público estadual resultou no abandono e depredação de patrimônios importantes para a cultura e história local, como o Sítio Histórico Quixadá e a lápide de Plácido de Castro. Além destes, foi citado um casarão histórico, situado no centro de Rio …

Veja a Notícia Completa

Acre celebra 120 anos do Tratado de Petrópolis

Há 120 anos, o Acre tornou-se um território da República Brasileira. Por meio de um acordo diplomático, entre o governo brasileiro e o boliviano, o território do Acre foi anexado ao Brasil. Muito antes de existir Brasil ou Bolívia As terras que hoje compõem o Acre já existiam muito antes da chegada dos europeus ao continente americano. O Novo Mundo, repleto de regiões que viriam a ser conhecidas pelas dificuldades geográficas e povos originários, guardavam terras que teriam nomes séculos mais tarde. Mas o primeiro marco que delimitou posses sobre o futuro Acre foi o Tratado de Madri. O acordo diplomático assinado por Portugal e Espanha em 13 de janeiro …

Veja a Notícia Completa

City tour apresenta pontos históricos de Rio Branco para professores de outros estados

Muitas histórias da conquista do Acre na ponta da língua de guias credenciados pelo Ministério do Turismo, no City tour realizado na manhã deste sábado, dia 11, com docentes que participaram do 41º congresso da categoria, na Universidade Federal do Acre. A agenda faz parte de uma ação piloto formalizada entre a Secretaria de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo (Seicetur) e a Fundação Elias Mansour (FEM) que visa fortalecer o acesso às rotas, principalmente, o turismo histórico que tem potencial na capital. A ideia deu certo. O professor Marcelo Brito, natural da Paraíba, com residência em Pernambuco, ficou encantado com a receptividade acreana e a …

Veja a Notícia Completa