Tag Archives: Sandra Teixeira

Técnicos do Idaf levam conhecimento sobre combate à monilíase para alunos da rede pública

O governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf/AC), está promovendo ações de educação sanitária em escolas públicas, essencialmente em áreas rurais de todo o estado, com palestras ministradas por técnicos do órgão sobre a monilíase. O projeto Idaf na Escola faz parte do Programa Nacional de Educação Sanitária (Proesa) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e é desenvolvido nas escolas desde 2022, com o objetivo principal de levar as ações executadas pela instituição para a comunidade, como uma forma de educar e conscientizar. Segundo o professor da escola estadual  Zuleide Pereira de Souza, Valter Vicente, é necessária a presença dos órgãos públicos nas …

Veja a Notícia Completa

IDAF se mobiliza para combater doença do cacau e do cupuaçu

Uma equipe especializada do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf) composta por engenheiros agrônomos, florestais e técnicos agropecuários se deslocou na quarta-feira, 13, para o Vale do Juruá. O objetivo é auxiliar as equipes locais nas atividades de prospecção e combate à monilíase, uma doença severa que afeta frutos de cacau e cupuaçu em todas as fases de desenvolvimento. A monilíase, causada pelo fungo Moniliophthora roreri, foi detectada em Cruzeiro do Sul em 2021. O fungo se dissemina facilmente por meio de esporos, que são transportados pelo vento, chuva, insetos, cursos d’água, animais silvestres e até mesmo por pessoas. O principal sintoma da doença é a presença de uma …

Veja a Notícia Completa

Idaf combateu a monilíase em mais de 800 propriedades no Juruá em 2023

As ações de contenção da monilíase – doença causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que afeta as plantações de cacau e cupuaçu – continuam sendo reforçadas no estado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), no intuito de controlar e até erradicar a doença, que não afeta a saúde humana. Poda fitossanitária é uma das ações de controle da monilíase no Juruá. Foto: Idaf/Arquivo As ações se concentram na região do Vale do Juruá, a primeira do país a registrar foco da praga, em julho de 2021. Durante esses três anos de combate em ações integradas com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Idaf comemora os resultados. …

Veja a Notícia Completa

Governo orienta produtores de soja sobre o término do período de semeadura

O governo de Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), orienta os produtores de soja do estado sobre o encerramento do Calendário de Semeadura de Soja. Estabelecido pela Portaria nº 840 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o período de semeadura no Acre se iniciou em 21 de setembro e se encerra em 29 de dezembro de 2023. Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, em julho, a Portaria nº 840, que estabelece os calendários de semeadura de soja referente à safra 2023/2024 para 21 unidades da Federação. Foto: Mapa/Reprodução O objetivo do Calendário de Semeadura é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença ferrugem asiática …

Veja a Notícia Completa

IDAF promove certificação no controle de pragas na cultura da banana

Entre os dias 13 e 15 de novembro, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf) realizou um curso de certificação de origem na cultura da banana. Com o foco principal no combate às pragas sigatoka negra e moko da bananeira, questões fundamentais para a manutenção da qualidade e segurança dos cultivos. O evento contou com a participação de Wilson Morais e Rita Lourenço, ambos representantes do Ministério da Agricultura, além de Danilo Romão e Cristina Iost, da Agência de Defesa Agropecuária de São Paulo. A certificação fitossanitária, tema central do curso, visa garantir a conformidade fitossanitária dos produtos de origem vegetal, assegurando sua identidade e procedência. Isso …

Veja a Notícia Completa

Idaf promove campanha de conscientização ao uso e descarte de embalagens de agrotóxicos 

Um dos trabalhos realizados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) é o de conscientização e coleta de embalagens vazias de agrotóxicos. Tal ação é desenvolvida em harmonia com a Associação das Revendas Agrícolas do Estado do Acre (Araac). Durante o segundo semestre de 2023, um novo ciclo de coletas se iniciará, começando com Rio Branco, no dia 3 de agosto e prosseguindo para os demais municípios do interior ao longo do ano. A campanha de conscientização quanto ao uso e descarte de embalagens de agrotóxicos envolve principalmente os produtores rurais, os quais trabalham diretamente com os agroquímicos. Os tipos de embalagens recebidos são as flexíveis, rígidas e secundárias. …

Veja a Notícia Completa