Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

IDAF se mobiliza para combater doença do cacau e do cupuaçu

Uma equipe especializada do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf) composta por engenheiros agrônomos, florestais e técnicos agropecuários se deslocou na quarta-feira, 13, para o Vale do Juruá. O objetivo é auxiliar as equipes locais nas atividades de prospecção e combate à monilíase, uma doença severa que afeta frutos de cacau e cupuaçu em todas as fases de desenvolvimento.

A monilíase, causada pelo fungo Moniliophthora roreri, foi detectada em Cruzeiro do Sul em 2021. O fungo se dissemina facilmente por meio de esporos, que são transportados pelo vento, chuva, insetos, cursos d’água, animais silvestres e até mesmo por pessoas.

O principal sintoma da doença é a presença de uma espessa massa de esporos, um pó branco-cremoso, sobre a superfície de frutos maduros ou mumificados, além de manchas de cor café, deformações e ilhas verdes nos frutos.

No fruto do cacau é possível observar sintomas iniciais como deformações e uma mancha de cor chocolate. Foto: cedida

Dentre as medidas adotadas para combater a monilíase, destacam-se atividades educativas para conscientização da população, instalação de barreiras sanitárias, poda de hospedeiros, coleta e descarte de frutos afetados, uso de dessecantes, desinfecção de roupas e calçados, e proibição do transporte de frutos de áreas afetadas.

A colaboração da população é essencial no combate à doença. A coordenadora de Educação Sanitária Vegetal do Idaf, Sandra Teixeira, alerta: “Se observarem frutos de cacau/cupuaçu com uma espessa massa de pó branco, é importante que notifiquem o Idaf imediatamente. Recomenda-se não transportar frutos, mesmo que aparentemente saudáveis, isolar a área e contatar as autoridades competentes”.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …