Tag Archives: território

No Festival Mariri Yawanawa, ministra dos Povos Indígenas anuncia homologação de território indígena do Acre

Em sua 8ª edição o Festival Mariri Yawanawa teve início no dia 1° de setembro e segue até dia 7, na Aldeia Mutum, localizada no Rio Gregório, no município de Tarauacá. A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, chegou no festival no dia 2 de setembro e anunciou a assinatura da homologação do território do Rio Gregório. A assinatura acontecerá na tarde desta terça-feira, 5, em Brasília. O Festival Mariri Yawanawa, que proporciona uma imersão na cultura, arte e espiritualidade do povo Yawanawa, conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi). …

Veja a Notícia Completa

Lula assina homologação de território indígena no Acre

Arara do Rio Amônia, no Acre, é uma das seis terras indígenas demarcadas por Lula  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (28), decretos de homologação de seis terras indígenas, durante o encerramento do Acampamento Terra Livre 2023, em Brasília. Os processos estavam parados desde 2018, pois o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não demarcou nenhuma área indígena durante seu governo. Kampa e Kaxinawá. A Terra Arara do Rio Amônia tem uma população de 434 pessoas Imagem- Ac24horas  

Veja a Notícia Completa

Menina de 15 anos é executada em Senador Guiomard

 S.S.S. de 15 anos, foi executada com dois tiros na cabeça. O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (06) em Senador Guiomard, distante 21 km da capital Rio Branco. A cidade de Senador Guiomard é palco de uma guerra entre facções criminosas pelo controle de território para o tráfico de drogas e armas, o que transformou a pequena cidade com pouco mais de 23 mil habitantes em uma das mais violentas do Acre. Nos primeiros  seis dias de 2023 foram registradas 5 mortes violentas no Acre,  duas delas em Senador Guiomard. Ninguém foi preso. A investigação está sob a responsabilidade da Polícia Civil. Imagem- Folha do Acre      

Veja a Notícia Completa

Guerra entre facções criminosas espalha terror entre moradores de Senador Guiomard

Senador Guiomard é uma pequena cidade com menos de 24 mil habitantes, incluídos nesse número os da zona rural. O município tem uma economia fraca, centrada na agropecuária e no plantio e produção de amendoim onde os empregos  se limitam ao comércio e principalmente ao serviço público municipal. Distante 21 km da capital Rio Branco, a pequena cidade está sob o domínio do terror imposto pela guerra entre facções criminosas que assola todo o Alto e Baixo Acre. A disputa pelo domínio do território do tráfico de drogas e armas contrabandeadas principalmente da Bolívia impôs uma nova realidade ao local. A partir das 18 horas os moradores se trancam em …

Veja a Notícia Completa

Violência na fronteira: mais dois executados em Brasiléia

Violência na fronteira: mais dois executados em Brasiléia

O crime aconteceu por volta de 22h40 de ontem no bairro Eldorado. Dois homens invadiram a casa e executaram os dois que estavam dentro. Laeldo Soares da Silva, de 36 anos, foi assassinado com 6 tiros à queima-roupa, um deles na cabeça. A segunda vítima não portava documentos, mas, era conhecido como viciado em drogas e acusado de pequenos delitos. As polícias Civil, Militar e Giro, chegaram ao local acionadas por vizinhos assustados com os disparos.  No local foram encontradas várias capsulas de calibre 380. A polícia trabalha com a possibilidade do crime ser mais um ligado à guerra declarada entre facções criminosos rivais em disputa por território de tráfico …

Veja a Notícia Completa