Brasil

Cuidado com as fraudes: Salário-maternidade só pode ser solicitado no INSS

INSS: veja como é fácil Entre no Meu INSS. Clique no botão“Novo Pedido”. Digite “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural. Na lista, clique no nome do serviço/ benefício. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções. O pedido será analisado e, para acompanhar o andamento, o interessado ou a interessada podem acessar o Meu INSS (aplicativo ou site) ou ligar para o telefone 135. Fuja dos golpes na internet Sites e redes sociais que oferecem facilidades e mesmo se apresentam como canais para conseguir o salário-maternidade não são canais oficiais e devem ser vistos com desconfiança, pois podem representar risco à segurança de dados do cidadão. O INSS não utiliza intermediários para a …

Veja a Notícia Completa

Para entender o Jogo de Elon Musk

Luís Nassif  A Fundação Lemann montou uma proposta de edital que só poderia ser atendido pela Starlink, empresa de satélite de Elon Musk. O jogo de Ellon Musk, imiscuindo-se na política brasileira, tem uma lógica de negócios. 1 – A Fundação Lemann, que assessora o Ministério da Educação, montou um grupo para trabalhar a questão da informatização das escolas. Um grupo curioso, de bilionários que entrariam apenas com indicações, não com dinheiro. 2 – A Fundação montou uma proposta de edital que só poderia ser atendido pela Starlink, empresa de satélite de Elon Musk. A jogada consistia em exigir uma determinada velocidade, impossível de ser oferecida pelos concorrentes, e que …

Veja a Notícia Completa

Pequenos exportadores deverão ter maior restituição de impostos

O Brasil tem 11.500 pequenos negócios exportadores. Os pequenos empreendimentos são responsáveis por 30% da riqueza nacional Atualmente o Brasil tem grandes exportadores, mas não tem nenhum programa de apoio e incentivo para o pequeno exportador. O objetivo do governo federal é dar sustentação para os pequenos. As micro e pequenas empresas que exportam produtos terão maior restituição de tributos incididos sobre bens e serviços, informaram o Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e o Ministério da Fazenda. O governo quer elevar esse percentual de 0,1% sobre a receita do bem exportado. O programa deve ser chamado de “Reintegra de Transição”. O aumento valeria para os próximos 2 …

Veja a Notícia Completa

Perguntas e respostas: entenda o projeto para os motoristas de aplicativos

Entre as fake news que circulam está a de que o motorista “vai ganhar R$ 32 por hora, mesmo que renda muito mais que isso para a empresa”. Ou que agora vai ter “pagar muito mais imposto” Para garantir direitos trabalhistas e previdenciários aos motoristas de aplicativo para transporte de passageiro, o Projeto de Lei Complementar enviado pelo Governo Federal ao Congresso no mês passado prevê a melhoria das condições de trabalho a partir de quatro eixos: • Remuneração; • Previdência; • Segurança e saúde; e • Transparência. Confira perguntas e respostas sobre o que é fato e o que é fake no PL  1 – Os novos direitos valem …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- 60 anos do golpe militar: entender para não repetir

1- Lembrar Sessenta anos atrás o golpe de 64 derrubou o presidente João Goulart (PTB), e instaurou no Brasil uma ditadura militar que se estendeu até 1985. Apesar de falar de tema tão complexo em poucas notas ser uma tarefa inglória, vamos tentar abrir uma fresta nas gavetas do passado apesar do risco de ressuscitar figuras como Curió, Fleury e Ustra, de triste memória. Afinal, milhões de brasileiros que não viveram os anos de chumbo, pedem uma ditadura e uma intervenção militar sem saber das barbaridades ocorridas.  Historiadores divergem sobre a data. Muitos assinalam a madrugada de 1º de abril que teria sido mudada para 31 de março por o 1º de abril …

Veja a Notícia Completa

Datafolha: Bolsonaro afasta 63% dos eleitores de São Paulo

A pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (12) aponta que 63% dos eleitores de São Paulo não votariam de jeito nenhum no candidato indicado por Jair Bolsonaro (PL). Os dados indicam que Bolsonaro levaria apenas 17% dos entrevistados a votar no candidato apoiado pelo ex-mandatário. Já a parcela dos que talvez votariam no nome escolhido por ele é de 19%.

Veja a Notícia Completa

O novo blefe do levante da extrema direita

Essa é a nova ameaça: se Bolsonaro for preso, os tios do zap farão uma revolta. Mas só no zap. Bolsonaro jogou a gasolina, entregou o fósforo aos militares e aos manés e fugiu para os Estados Unidos antes do 8 de janeiro. E o 8 de janeiro foi o que se sabe: um ato brutal e grotesco como vandalismo e um fiasco como golpe. O golpe fracassou porque os milicos se dividiram e deixaram o fósforo com os manés. E o 8 de janeiro foi o vexame que ninguém assume. Teve público equivalente ao de plateia de ginásio de esportes de Barbacena. Não apareceu a massa esperada por Bolsonaro. …

Veja a Notícia Completa

Milícias digitais: TSE vai abrir centro de combate à desinformação

O órgão vai atuar principalmente em períodos eleitorais O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai abrir um centro de combate à desinformação, para atuar contra a divulgação de fake news durante o período eleitoral. A informação foi publicada neste domingo (10) pela Globo News. Órgãos como a Polícia Federal e o Supremo Tribunal Federal, além do TSE, investigam esquemas de fake news e tentam criar mecanismos de combate às chamadas milícias digitais. A produção e a propagação de notícias falsas chamou atenção principalmente após a eleição de 2018, quando ganhou repercussão na imprensa que havia um esquema de fake news envolvendo o então candidato Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados para …

Veja a Notícia Completa

Em causa própria: senadores trabalham para garantir mandatos de 10 anos para eles mesmos

O projeto de Lei Complementar (PL), em discussão no Senado estabelece o fim da reeleição para o Executivo e a extensão dos mandatos únicos de presidente da República, governadores e prefeitos para 5 anos. Embutida na proposta está também o aumento do mandato se senadores para 10 anos. A nova regra, se aprovada, deverá vigorar a partir da eleição de 2026. O relator do projeto, senador Marcelo Castro (MDB) foram apresentados aos líderes nesta quinta-feira (29). Imagem-MSN

Veja a Notícia Completa

Quarta-feira de Cinzas, um feriado católico

A quarta-feira de cinzas é um feriado católico que marca o fim da folia e o início de um tempo de recolhimento e penitência da quaresma.  Representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, Período que inicialmente era um tempo de jejum e penitência em preparação para a celebração da ressureição de Cristo. É o início para os 40 dias da tradição católica que relembra o período em que Jesus Cristo passou 40 dias em jejum no deserto, conhecida por Tentação de Cristo. O período  inicia na quarta-feira de cinzas e vai até a sexta-feira Santa. A tradição iniciou entre os séculos 3º e 4º  nas comunidades cristãs primitivas …

Veja a Notícia Completa

PSB abandona bloco de apoio a Arthur Lira na Câmara

Partido do vice-presidente da República Geraldo Alckmin deixa o bloco  de apoio ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). O Bloco é formado por PP, PSDB, Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e União Brasil. O PSB (Partido Socialista Brasileiro), tem 14 deputados. Dentre eles Lídice da Mata e Tábata Amaral. Com a saída do PSB, Lira que contava com o apoio de 176 deputados, ficou com 162. O PSB é o partido do ex-deputado Jenilson Leite.    

Veja a Notícia Completa

Projeto prevê aumento de pena para crimes cometidos em saída temporária

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Evair Vieira de Melo, autor da proposta O Projeto de Lei 1133/23, de autoria do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), prevê aumento de pena quando o crime for cometido enquanto o preso estiver em saída temporária, liberdade condicional ou prisão domiciliar, ou foragido. Nesses casos, se houver o uso de violência, a pena será aumentada da metade até dois terços. Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta insere a medida na lista do Código Penal de circunstâncias que agravam a pena, a qual inclui o abuso de autoridade, os crimes cometidos contra crianças, idosos, pessoas doentes e grávidas, entre outros. Para o autor,  a …

Veja a Notícia Completa

No Dia do Carteiro, categoria recebe salário antecipado com aumento de até 11,47%

No Dia da Carteira e do Carteiro, comemorado no dia 25 de janeiro, os mais de 46 mil profissionais da categoria receberão o salário com reajuste de até 11,47%, negociado com os trabalhadores no último acordo coletivo. Para isso, a estatal irá antecipar o pagamento do salário que normalmente é feito no último dia útil do mês. “Nossa gestão entende que a comemoração dessa data passa por reconhecimento e estamos fazendo isso em forma de benefícios e investimentos em nossas carteiras e nossos carteiros e em seus ambientes de trabalho”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacando que o primeiro passo para o resgate da empresa e …

Veja a Notícia Completa

MPF recomenda inclusão de cotas para pessoas trans em edital de seleção para auditor fiscal do trabalho

Organização do concurso público nacional unificado tem 72h para informar se acata recomendação O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a retificação do edital do concurso nacional unificado, publicado em 10 de janeiro, para garantir a reserva de 2% das vagas do cargo de auditor fiscal do trabalho para pessoas trans. A recomendação foi enviada à Comissão de Governança e ao Comitê Consultivo e Deliberativo, responsáveis pela organização e condução do concurso público unificado, que têm prazo de 72 horas para informar se acatam ou não o documento, tendo em vista que o período de inscrição para o certame será iniciado na próxima sexta-feira (19). De acordo com a recomendação, assinada …

Veja a Notícia Completa