Tag Archives: Ultimas Noticias da América Latina

Coluna da Angélica- Brasil e Argentina flertam com o abismo

1-Tão Acre Na inauguração da revitalização da Via Chico Mendes a viúva do líder seringueiro abraçada ao prefeito Tião Bocalom (PP) deve ter feito Chico Mendes revirar-se no túmulo. O senador Márcio Bittar (União) discursou para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na inauguração da ponte Padre Paolino Baldassari, em Sena Madureira, o prefeito Mazinho Serafim (Podemos), não cumpriu a promessa de desfilar pela cidade só de cueca. Nada demais. Políticos não cumprem promessas mesmo. Vagner Sales (MDB) já fez promessa parecida e não cumprida. Aguarda-se agora a do governador Gladson Cameli (PP), de usar saia se a ponte da Sibéria não for inaugurada em seu governo. Detalhe, kilt escocês não …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Então é Natal, com a paz selada entre Gladson e Bocalom

1-Decoração natalina O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PP), mostrou que é bom em decoração. É unanime nas ruas da capital o comentário que a decoração da prefeitura ficou muito melhor que a do governo. E gastando menos. Com menos de 800 mil, Bocalom entregou uma das decorações mais belas do Brasil com direito a árvore de natal com 8 metros de altura e um iglu com máquina de neve além das luzes que enchem os olhos. A população mostrou seu contentamento lotando a praça todas as noites. O governo do Estado gastou 2 milhões e 200 mil para decorar Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Um milhão e …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Aliança entre Márcio Bittar e Néia Sérgio está dando pano para mangas

1- Utopia No dia em que a Argentina comemorou 4o anos de retomada democrática, no dia dos Direitos Humanos, Javier Milei tomou posse transformando o país num reduto da Ultra Direita na América do Sul. Ultra Direita é um eufemismo para fascismo. Expoentes mundiais dessa ideologia como o primeiro ministro da Hungria, o homofóbico Viktor Orbán e o presidente da Ucrânia, o comediante Volodimir Zelensky, atravessaram o mundo para participar da posse.  Donald Trump não compareceu. Lula (PT), também não. Mas Jair Bolsonaro se fez presente com a maior delegação. Como se chefe de Estado fosse. Embora não tenha sido tratado como tal. Bolsonaro não pode sentar junto com os …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- A cor da roupa do Papai Noel vai reduzir o preço da cesta básica em Rio Branco?

1-Contradição A prefeitura de Rio Branco brinca de democracia. Faz enquete para saber se a população prefere Papai Noel Azul ou Vermelho. Como se a cor da roupa do Papai Noel influenciasse na rotina dos moradores do município. Como se a cor incidisse sobre os serviços que a gestão municipal tem que prestar como Saúde, Educação, creches, etc. Se fosse para democratizar duvera as questões, teria feito uma consulta para a população dizer que tipo de transporte público prefere, abastecimento de água, esgoto, por exemplo. Engaja a população num debate estéril e a distrai das questões sérias. Papai Noel poderia vir vestido de verde, cinza ou até sem cor, desde …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Políticos do Acre batem recorde na formação de novos casais

1-Muito barulho A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aprovada no Senado não limita poderes do STF. Os normatiza. O que é uma prerrogativa do Legislativo. Aliás, essa PEC estava no Senado desde 2021. A proposta acaba com as decisões monocráticas. Justo. O STF é um colegiado. Portanto um Ministro não deveria poder decidir sozinho. Agir isoladamente. Tem que submeter sua decisão aos demais. A PEC limita as decisões monocráticas ao período de férias do STF quando ficam os plantões, a uma validade de 30 dias. Após esse período tem que ser validada pelo plenário. Como uma liminar. Se não for analisada, perde o efeito. Os Ministros também não poderão dar …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Carlão poderá ter que devolver salários e diárias

1- Deu ruim Os deputados, inclusive alguns da base de sustentação do governo devem exigir que Carlão devolva os dois meses de salário do tempo em que permaneceu como Secretário Adjunto de Esportes. A exigência pronta para ser feita na sessão desta terça-feira (07), deve vir acompanhada do pedido de apresentação dos relatórios com os registros de ponto e de possíveis diárias que Carlão tenha recebido no período. Carlão foi nomeado Secretário Adjunto de Esportes, mas de fato nunca desempenhou a função. O premiado atleta de quase 2m de altura se apequenou. Se não tinha intenção de mudar para Rio Branco por que aceitou a função? De acordo com o …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Os fatos derrubam as máscaras

1-Normal na anormalidade Normal o prefeito Tião Bocalom (PP) insistir nesse empréstimo de 340 milhões. Ele é candidato à reeleição. Precisa apresentar trabalho para tentar reverter a alta taxa de rejeição. O que não deve diminuir com a aproximação com o senador Márcio Bittar (União). Pelo contrário. Antes que denominem essa aproximação de abraço dos afogados, é preciso destacar que foi a única que sobrou tanto para um como para o outro. Bocalom fez uma administração pífia. Lança como âncora obras de última hora. 1001 tentativas de se manter no poder. Na última hora. Mas é preciso verificar exatamente o que Marcus Alexandre (MDB), fez. Grande parte das obras que …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Vereadores prendem a bola de Bocalom

1- Na área O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (Podemos), lança-se ao governo visando o Senado. A informação vem da cozinha do prefeito. Não o subestimem. Não está sozinho. Sua rede de apoiadores se estende pelo interior do estado independente de partidos. Além disso, Mazinho é um leão em campanha. E para ele, a campanha já começou. Não tem derrotas no currículo. O que é um ponto a considerar. Gostemos ou não seus prováveis adversários estão desgastados e enfraquecidos. Márcio Bittar (União), repisando velhas questões anti-ambientais não consegue mais que um e outro voto isolado do agro. Mazinho transita bem na área do agro. A probabilidade é que haja …

Veja a Notícia Completa

Novos componentes apoiam fortalecimento da rota interoceânica para integrar América Latina e Ásia

Uma comissão formada por autoridades dos governos do Acre e Rondônia, representantes do governo federal do Brasil e do Peru, das assembleias legislativas e do Senado Federal brasileiro realizou um encontro na manhã desta quinta-feira, 28, com a diretoria da Cosco Shipping, holding chinesa, e representantes da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (Iirsa-Sul), para deliberar sobre os desafios do fortalecimento da rota interoceânica da Amazônia Ocidental. O encontro se deu em Lima e incluiu visita técnica ao Porto de Chancay. A empresa chinesa e a Iirsa-Sul passaram a integrar o movimento de fortalecimento da rota interoceânica para integração entre os países da América Latina e da Ásia, …

Veja a Notícia Completa