Tag Archives: zika

Saúde divulga boletim informativo com número de notificações de dengue na primeira semana de 2024

Diante do aumento de casos de síndromes febris ocasionadas pelas arboviroses (dengue, chikungunya, zika, mayaro e oropouche) em todo o país, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), preparou um boletim informativo, com base nos dados disponíveis nos painéis de monitoramento. De outubro a maio é o período sazonal para o aumento de casos de dengue. Foto: arquivo/Secom De acordo com os dados reunidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Sesacre, na primeira semana de 2024, de 1º a 7 de janeiro, foram registradas 367 notificações de dengue. A capital, Rio Branco, concentra o maior número de registros, com 32,3% do total de notificações, seguida de Feijó, com …

Veja a Notícia Completa

Governo decreta situação de emergência por causa do surto de dengue

Após o governo do Acre decretar situação de emergência devido ao aumento de números de casos de síndromes febris ocasionadas pelas arboviroses e da superlotação das unidades de saúde do Estado, o secretário da pasta, Pedro Pascoal, orientou a população e prestou esclarecimentos sobre as medidas tomadas pelo poder público para amenizar os impactos. Entre elas, estão planos de ação direcionados ao combate e uma possível prioridade na vacinação contra a dengue no estado, que tem previsão para começar em março. O decreto nº 11.396, que estabeleceu situação de anormalidade, foi publicado na última sexta-feira, 5, em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE). Nele, o governo justifica, em …

Veja a Notícia Completa

Governo do Acre intensifica vigilância após casos de febre maculosa na região Sudeste do Brasil

Nos últimos anos, no estado do Acre não foram registrados casos confirmados de febre maculosa. Foram um total de quatro notificações, mas todas descartadas, sendo a última em 2020. Desde então, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), vem acompanhando de perto, principalmente, com a confirmação de 49 casos, segundo o Ministério da Saúde (MS), na região Sudeste do Brasil. A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do …

Veja a Notícia Completa