Tag Archives: alagação

Xapuri: bairros atingidos pela alagação começam a ser limpos

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), trabalha na limpeza nas ruas do município de Xapuri neste período de pós-enchente. Governo está comprometido com famílias de Xapuri. Foto: Eudes Goes/Deracre Trabalhadores do Deracre realizam a retirada de entulhos e trabalham na limpeza dos bairros atingidos pela alagação. “Toda a estrutura do Estado está sendo disponibilizada para auxiliar as famílias nesse pós-enchente, cumprindo determinação do governador Gladson Cameli, que tem trabalhado para cuidar das pessoas”, afirmou o presidente do Deracre, Sócrates José Guimarães. O plano de limpeza é coordenado pelo município, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, …

Veja a Notícia Completa

Edvaldo Magalhães diz que situação no Parque de Exposição é desumana sem boxes para abrigar atingidos pelas enchentes’: “alagação é previsível”

  O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) destacou a falta de agilidade da Prefeitura de Rio Branco para providenciar os boxes para acomodar as pessoas atingidas pela enchente do Rio Acre. Nesta terça-feira, 27, imagens feitas pelo ativista político Francisco Panthio, no Parque de Exposições Wildy Viana, mostram o descaso do poder público. “Para dar uma pequena amostra que não adianta pegar um helicóptero e sobrevoar, fazer coletiva, se o básico não se toma providências. Montagem de boxes para receber alagados no parque de exposições, se faz um mês antes das águas subirem. Isso já foi feito, não quer dizer que é novo não. Todo janeiro, todo fevereiro ou todo …

Veja a Notícia Completa

Rio Branco: Bombeiros removem população e bens atingidos pela alagação para abrigo 

Consequência do grande volume de chuvas que atingiram o estado na segunda quinzena de fevereiro, a cheia do Rio Acre, de seus afluentes e igarapés, levou novamente transtornos à população, que da noite para o dia viu suas casas inundadas pelas águas. O governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), tem desempenhado uma função importante para mitigar as perdas humanas e financeiras durante esse evento climático extremo. Desde a última quarta-feira, 21, o efetivo do CBMAC está nas ruas dos 22 municípios acreanos, realizando a remoção dos alagados. Na tarde desta segunda-feira, 26, não foi diferente, como relata Cláudio Nascimento, morador do bairro Cidade …

Veja a Notícia Completa

Governo acompanha ocorrências atendidas pelos Bombeiros durante alagação

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), acompanhou neste domingo, 25, o fluxo de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar durante a cheia do Rio Acre e igarapés. O secretário de Governo, Alysson Bestene, destacou a importância do serviço prestado pela corporação. “O governo está de prontidão e o trabalho executado pelo Corpo de Bombeiros é fundamental para evitar maiores transtornos na retirada das famílias atingidas pelas águas dos rios e igarapés. É necessário que todos se unam para oferecer suporte e assistência às famílias durante esse momento desafiador. Juntos podemos fazer a diferença e proporcionar conforto e esperança para quem precisa”, declarou Alysson. De …

Veja a Notícia Completa

Grave:  Panthio diz que Bocalom expôs a corte eleitoral e precisa ser desmentido pela presidência do TRE

O ativista político protocolou documento no TRE solicitando uma resposta da corte eleitoral “Estamos aqui para pedir ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral que se pronuncie, vamos saber agora se realmente o TRE é impedimento para a prefeitura interromper a distribuição de donativos e móveis para as famílias atingidas pela enchente em Rio Branco, porque a história inventada pelo prefeito não convenceu ninguém e ainda expôs o Tribunal Regional Eleitoral” disse o ativista. O mesmo segue com relatos de detalhes sobre, alegação da prefeitura para suspender a distribuição dos mantimentos enviados pela Defesa Civil nacional e dos móveis para as famílias que perderam seus bens na alagação que castigou nossa …

Veja a Notícia Completa

Elzinha destaca que prefeitura cobra IPTU das famílias atingidas pela alagação: “votamos a isenção”

“Moradores me relataram que a prefeitura continua fazendo a cobrança”. A frase é da vereadora Elzinha Mendonça (PSB), durante a sessão de terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Rio Branco, ao relatar que famílias atingidas pela alagação de 2023 denunciam a cobrança do IPTU. Na ocasião, a parlamentar relembrou que a Casa Legislativa havia aprovado um PLC que isentava do IPTU quem teve o imóvel atingido pela alagação. “Aprovamos nessa Casa a isenção do IPTU as pessoas que foram atingidas pelas cheias desse ano. No entanto, não é o que está acontecendo (…) aprovamos uma lei e ela precisa ser cumprida”, disse a vereadora ao pontuar que apresentou ofício solicitando …

Veja a Notícia Completa

MPF obtém liminar e pessoas atingidas por alagação em Rio Branco (AC) podem pedir saque do FGTS até 8 de agosto

Prefeitura demorou 42 dias para finalizar mapeamento de áreas, prejudicando o prazo   O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão liminar que obriga a Caixa Econômica Federal a estender até 8 de agosto o prazo para a solicitação do saque calamidade do FGTS para as pessoas que tiveram suas casas atingidas pelas enchentes que atingiram a cidade de Rio Branco, em março deste ano. O procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, autor da ação, explica que o reconhecimento da situação de emergência no Município de Rio Branco pela União no dia 25 de março também abriu o prazo de 90 dias para que as pessoas atingidas pela situação pudessem …

Veja a Notícia Completa

Deputados aprovam PL que prorroga pagamento de ICMS a atingidos pela alagação

Após a realização de uma reunião com membros das comissões de Constituição e Justiça, de Orçamento e Finanças e de Serviço Público do Poder Legislativo, para tratar projetos de lei, estes foram levados para apreciação em Plenário, durante sessão desta terça-feira (25) e aprovados pela maioria dos parlamentares. O Projeto de Lei n° 35/2023, de autoria do Poder Executivo e que dispõe sobre a prorrogação do prazo para pagamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), a pessoas físicas e jurídicas atingidas pelo transbordamento de rios e igarapés no Estado, foi aprovado nas comissões …

Veja a Notícia Completa

MPF pede na Justiça que Caixa e município de Rio Branco liberem FGTS para pessoas atingidas pela alagação

Mais de 56 mil pessoas, em 40 bairros da capital, foram atingidas pelo transbordamento do Rio Acre e seus afluentes O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal que determine, com urgência, que o município de Rio Branco, capital do Acre, conclua, em até sete dias, o envio de toda a documentação à Caixa Econômica Federal para requerer a autorização de saque calamidade FGTS. O MPF pede ainda que a Caixa, também em até sete dias após o recebimento da documentação encaminhada pelo município de Rio Branco, autorize o saque do FGTS para as pessoas  prejudicadas pela enchente que atingiu a cidade em março deste ano. Na ação, o …

Veja a Notícia Completa

OCA Móvel percorre abrigos de Rio Branco para auxiliar cidadãos atingidos pela alagação

Grande parte da população acreana que foi atingida pelas enxurradas e alagações vem sofrendo com a perda dos imóveis, móveis e documentos. Tendo em vista que muitos cidadãos deverão buscar a emissão da segunda via da sua documentação, a Organização em Centros de Atendimento (OCA), por meio da OCA Móvel, está prestando assistência às famílias dos 24 abrigos sob responsabilidade do Estado, em Rio Branco. A unidade móvel irá atender os cidadãos nos abrigos, com informações sobre segunda via de documentação, orientações sobre aplicativos de documentos digitais e emissão da segunda via do CPF, título de eleitor e demais documentos que podem ser impressos instantaneamente. Para a jovem Bruna Gomes, …

Veja a Notícia Completa

O Legislativo está de mãos dadas para ajudar as famílias acreanas atingidas pela enchente. A ALEAC vai doar mais de meio milhão de reais para aquisição de colchões.

A mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre anunciou na manhã desta terça-feira (28), durante reunião no plenário com a presença de representantes da equipe de governo, a doação de 1.500 colchões para ajudar pessoas afetadas pela enchente em todo o Estado. O presidente da Casa, deputado Luiz Gonzaga fez o anúncio ao lado do primeiro secretário Nicolau Junior juntamente com os demais parlamentares presentes no ato. “Fizemos uma reunião ontem e definimos, ouvindo todos os parlamentares, doar mil e quinhentos colchões que serão destinados para quem foi atingido pela cheia. Destaco aqui a harmonia e o compromisso de todos os colegas parlamentares na definição dessa demanda”, disse Gonzaga. O …

Veja a Notícia Completa

Defensoria e parceiros articulam realização de Central de Atendimento para emissão de documentos de pessoas atingidas pela alagação

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) se reuniu na tarde desta terça-feira, 28, com diversas instituições para o alinhamento da Central de Atendimento que visa emitir com mais celeridade a emissão de documentos das vítimas da enchente do Rio Acre e enxurrada dos igarapés. A iniciativa intermediada pelo defensor público Celso Araújo, coordenador do Núcleo da Cidadania da DPE/AC, foi demandada a partir das visitas realizadas nos abrigos para coleta de necessidades das famílias que estão abrigadas. No primeiro momento, foram discutidas estratégias sobre o mapeamento das regiões afetadas, o planejamento para a triagem das pessoas que necessitam do serviço, a viabilidade para uma estrutura permanente que possa …

Veja a Notícia Completa

Ação conjunta da ALEAC vai doar de forma emergencial 1.500 colchões para atingidos pela alagação

A mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre anunciou na manhã desta terça-feira (28), durante reunião no plenário com a presença de representantes da equipe de governo, a doação de 1.500 colchões para ajudar pessoas afetadas pela enchente em todo o Estado. O presidente da Casa, deputado Luiz Gonzaga fez o anúncio ao lado do primeiro secretário Nicolau Junior juntamente com os demais parlamentares presentes no ato. “Fizemos uma reunião ontem e definimos, ouvindo todos os parlamentares, doar mil e quinhentos colchões que serão destinados para quem foi atingido pela cheia. Destaco aqui a harmonia e o compromisso de todos os colegas parlamentares na definição dessa demanda”, disse Gonzaga. O …

Veja a Notícia Completa