Tag Archives: atingidas

Cidade do Povo recebe nova edição do projeto Juntos Pelo Acre, no próximo sábado

Criado em 2023 para atender as pessoas que foram atingidas pelas cheias dos rios, o projeto Juntos pelo Acre teve suas ações intensificadas com a oferta de diversos serviços gratuitos do governo do Estado, atuando diretamente nas comunidades que mais precisam de acesso a cidadania. No sábado, 27, mais uma edição será realizada das 8h às 14h, na Cidade do Povo, em Rio Branco, nas escolas Silva Pará e Frei Heitor, na Rua Franco Silva, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A ação busca integrar esforços da gestão pública e da comunidade para combater as causas da violência. A organização do evento tem a expectativa de receber um …

Veja a Notícia Completa

Nível do Rio Acre sobe mais dez centímetros nas últimas horas

Já é a segunda maior enchente na capital  O Rio Acre na capital chegou a 17,75 m na medição das 6h desta segunda-feira, 4, registrando assim a segunda maior enchente na capital, ao superar a marca de 17,72 m, de 3 de abril do ano passado. Na noite de domingo, 3, o rio já havia ultrapassado a terceira maior cheia, ao chegar a 17,68 m. Já na segunda medição desta segunda-feira, às 9h, o rio continuou a subir, alcançando o nível de 17,78 m, um acréscimo de dez centímetro em relação à noite de domingo. Desde a quinta-feira, 29, o rio se mantém acima dos 17 m na capital. A maior …

Veja a Notícia Completa

Governo acolhe famílias indígenas atingidas pela cheia do Rio Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), da Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas do Estado (Sepi), do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e da Defesa Civil, está acolhendo as famílias indígenas atingidas pela cheia do Rio Acre na Escola Leôncio de Carvalho, em Rio Branco. Em 2023, a escola pública foi usada para acolher famílias indígenas atingidas pelas enxurradas e alagações. Neste ano, abriga oito famílias, totalizando 31 indígenas, vindos dos bairros Base e Ayrton Senna. O espaço está sendo coordenado pela Sepi. Escola Leôncio de Carvalho é o ponto de referência para receber a população indígena atingida pela elevação do nível …

Veja a Notícia Completa

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam no apoio às famílias atingidas pela cheia do Rio Acre

Tentar amenizar os impactos de fenômenos naturais é o trabalho da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros, que concentram seus esforços no atendimento humanizado às famílias atingidas pela cheia dos rios do Acre e inundações de igarapés. As equipes trabalham no monitoramento das áreas alagadas e são a ponte para que as pessoas consigam sair de suas casas, seja para abrigos ou casas de parentes. O trabalho ocorre em parceria com os órgãos municipais dos 22 municípios. Corpo de Bombeiros ajuda na retirada das famílias das áreas alagadas. Foto: Neto Lucena/Secom “Todo sistema estadual de proteção e Defesa Civil, que é composto por todas as instituições do governo do …

Veja a Notícia Completa

Governo retira famílias indígenas atingidas pela elevação do nível do Rio Acre em Rio Branco

O governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Governo, Secretaria Especial de Povos Indígenas, Gabinete do Governador, Corpo de Bombeiros Militar do Acre e Defesa Civil,  iniciou a retirada das famílias atingidas pela elevação do nível do Rio Acre, em Rio Branco, que já alcançou a marca de 14,04m, conforme a medição realizada às 18h desta sexta-feira, 23. Na noite desta sexta-feira, as equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, fizeram a retirada das sete famílias indígenas (média de 25 pessoas) que residem no bairro Base localizado às margens do Rio Acre. A ação faz parte do plano de contingência do governo do Acre, para …

Veja a Notícia Completa

Elzinha destaca que prefeitura cobra IPTU das famílias atingidas pela alagação: “votamos a isenção”

“Moradores me relataram que a prefeitura continua fazendo a cobrança”. A frase é da vereadora Elzinha Mendonça (PSB), durante a sessão de terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Rio Branco, ao relatar que famílias atingidas pela alagação de 2023 denunciam a cobrança do IPTU. Na ocasião, a parlamentar relembrou que a Casa Legislativa havia aprovado um PLC que isentava do IPTU quem teve o imóvel atingido pela alagação. “Aprovamos nessa Casa a isenção do IPTU as pessoas que foram atingidas pelas cheias desse ano. No entanto, não é o que está acontecendo (…) aprovamos uma lei e ela precisa ser cumprida”, disse a vereadora ao pontuar que apresentou ofício solicitando …

Veja a Notícia Completa

MPF obtém liminar e pessoas atingidas por alagação em Rio Branco (AC) podem pedir saque do FGTS até 8 de agosto

Prefeitura demorou 42 dias para finalizar mapeamento de áreas, prejudicando o prazo   O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão liminar que obriga a Caixa Econômica Federal a estender até 8 de agosto o prazo para a solicitação do saque calamidade do FGTS para as pessoas que tiveram suas casas atingidas pelas enchentes que atingiram a cidade de Rio Branco, em março deste ano. O procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, autor da ação, explica que o reconhecimento da situação de emergência no Município de Rio Branco pela União no dia 25 de março também abriu o prazo de 90 dias para que as pessoas atingidas pela situação pudessem …

Veja a Notícia Completa

Estado prorroga prazo de pagamento de ICMS a empresas atingidas por enchente

O prazo foi estendido por cinco meses sem multa Está prorrogado o prazo de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por cinco meses, para as empresas afetadas pela enchente que atingiu o estado nos meses de março e abril deste ano. Um sistema foi implementado oficialmente pelo governo nesta segunda-feira, 22, por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) para atender a essa demanda. A intenção é auxiliar no restabelecimento econômico-financeiro das empresas atingidas, facilitando o pagamento de tributos com prazo estendido por cinco meses sem multa e juros. Como proceder Recentemente, …

Veja a Notícia Completa

MPF pede na Justiça que Caixa e município de Rio Branco liberem FGTS para pessoas atingidas pela alagação

Mais de 56 mil pessoas, em 40 bairros da capital, foram atingidas pelo transbordamento do Rio Acre e seus afluentes O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal que determine, com urgência, que o município de Rio Branco, capital do Acre, conclua, em até sete dias, o envio de toda a documentação à Caixa Econômica Federal para requerer a autorização de saque calamidade FGTS. O MPF pede ainda que a Caixa, também em até sete dias após o recebimento da documentação encaminhada pelo município de Rio Branco, autorize o saque do FGTS para as pessoas  prejudicadas pela enchente que atingiu a cidade em março deste ano. Na ação, o …

Veja a Notícia Completa

Defensoria e parceiros articulam realização de Central de Atendimento para emissão de documentos de pessoas atingidas pela alagação

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) se reuniu na tarde desta terça-feira, 28, com diversas instituições para o alinhamento da Central de Atendimento que visa emitir com mais celeridade a emissão de documentos das vítimas da enchente do Rio Acre e enxurrada dos igarapés. A iniciativa intermediada pelo defensor público Celso Araújo, coordenador do Núcleo da Cidadania da DPE/AC, foi demandada a partir das visitas realizadas nos abrigos para coleta de necessidades das famílias que estão abrigadas. No primeiro momento, foram discutidas estratégias sobre o mapeamento das regiões afetadas, o planejamento para a triagem das pessoas que necessitam do serviço, a viabilidade para uma estrutura permanente que possa …

Veja a Notícia Completa

Fundhacre e Morhan se reúnem para tratar de ações de apoio a pessoas atingidas pela hanseníase

Fundhacre e Morhan se reúnem para tratar de ações de apoio a pessoas atingidas pela hanseníase

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio de sua presidência e de gestores da Oficina Ortopédica, se reuniu na quinta-feira, 23, em Rio Branco, com uma equipe do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Em pauta, a construção de parcerias para fortalecer ações de autocuidado das pessoas atingidas pela hanseníase e o atendimento à população dos municípios, por meio da Oficina Ortopédica. “Estamos buscando garantir o direito e a autonomia básica de locomoção dos pacientes, com prestação de serviços para a população”, disse o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva. O Morhan é uma entidade sem fins lucrativos, suas atividades são voltadas para a eliminação …

Veja a Notícia Completa