Tag Archives: farinha

Empresa acreana cria chocolate com farinha de Cruzeiro do Sul

O primeiro produto do Acre a receber o selo da Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) é uma das paixões do acreano: a farinha de Cruzeiro do Sul. Mas, se o acreano já ama uma farinha no prato, imagina ela com chocolate. Essa está sendo a aposta da empresa acreana Além do Cacau, que lança, nesta terça-feira, 12, o chocolate “O Acre Existe”, que une cacau e farinha no mesmo produto. “É uma barra de chocolate que traz uma junção de Floresta Amazônica, por meio da farinha de Cruzeiro do Sul do Acre, com a Mata Atlântica, representado pelo cacau da Bahia. E o mais importante, …

Veja a Notícia Completa

Farinha de Cruzeiro do Sul: um patrimônio do Brasil

A farinha de Cruzeiro do Sul se aperfeiçoou após a chegada dos primeiros migrantes, principalmente cearenses, que fugiam da Grande Seca do Nordeste, entre os anos 1877 e 1880, quando o Brasil era um império e o atual território do Acre pertencia à Bolívia e ao Peru.

“Nego véi, pode faltar tudo, menos a nossa farinhazinha. A gente come no café, no almoço e na janta. É bom demais!” É assim que a dona de casa Maria Auxiliadora Araújo define de maneira bem humorada a presença marcante de um dos alimentos mais consumidos e apreciados pela população de Cruzeiro do Sul, a segunda cidade mais populosa do Acre e famosa nacionalmente pela produção da iguaria derivada da mandioca ou macaxeira, como também é conhecida na região. No Mercado Municipal Beira-Rio, não importa a hora, o vai e vem de pessoas é constante. O local é uma das principais referências de compra e venda de farinha. O movimento …

Veja a Notícia Completa

Governo do Acre e governo federal trabalharão em parceria por projetos prioritários do estado

O governador Gladson Cameli pediu e recebeu a garantia de apoio do governo federal para os principais projetos prioritários no Acre, em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira, 27, em Brasília, na  primeira reunião de trabalho entre os governadores dos estados e o presidente. No encontro, presidente Lula ouviu demandas estratégicas dos estados. Foto: Diego Gurgel/Secom Entre as prioridades apresentadas pelo governador estão a recuperação ou mesmo a reconstrução da BR-364, melhorias para a BR-317, construção de casas populares, medidas para a redução das filas de cirurgia, além da implantação da infovia, que levará Internet de alta qualidade para todos os municípios. A ideia é …

Veja a Notícia Completa

Aleac aprova isenção da cobrança de ICMS para produtores de farinha após intermediações de Nicolau e Gonzaga

Aleac aprova isenção da cobrança de ICMS para produtores de farinha após intermediações de Nicolau e Gonzaga

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou nesta terça-feira (15) projeto de lei do governo do Acre que isenta os produtores de farinha de pagarem ICMS ao venderem seus produtos para dentro do estado do Acre. O projeto de lei foi aprovado com 14 votos favoráveis. O governo do Estado tomou a medida após pedidos do presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), e o primeiro-secretário Luiz Gonzaga (PSDB). Ficam isentas do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS as operações internas com farinha de mandioca ou de raspa de mandioca, não temperadas, classificada …

Veja a Notícia Completa

Pedro Longo elogia apoio de Gladson aos produtores de farinha e pecuaristas com redução de impostos

pedro

Em seu discurso durante sessão remota desta terça-feira (15) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Pedro Longo destacou duas medidas do governador Gladson Cameli em relação à redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que beneficiam produtores de todo o Acre. A primeira tem a ver com um decreto assinado pelo chefe do executivo que determina a redução em 80% da base de cálculo do ICMS sobre a venda de gado no Acre para abate aos estados vizinhos, como Amazonas, Rondônia e Roraima. Com a mudança, o imposto diminui de 12% para 2,4%. “O interesse do governo e o nosso é incentivar o desenvolvimento da …

Veja a Notícia Completa

Deputado Gonzaga intermedia junto ao governo a isenção do ICMS cobrado de produtores de farinha

Deputado Gonzaga intermedia junto ao governo a isenção do ICMS cobrado de produtores de farinha

O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, tem travado uma intensa batalha com o objetivo de isentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da farinha de macaxeira e assim garantir mais renda para os produtores rurais. Gonzaga tem intermediado juntamente com setores do governo a isenção do imposto na compra da farinha diretamente aos produtores rurais. Hoje, os agricultores registram uma perda por cada saca de farinha vendida devido ao imposto de entrada recolhido pelo governo estadual. A intenção do deputado é encontrar uma forma de isentar o trabalhador de pagar esse valor e deixar somente o cobrado aos comerciantes que vendem …

Veja a Notícia Completa

Gladson aumenta ICMS sobre a farinha e provoca revolta no Juruá

reunião

O governador Gladson Cameli (PP), elevou o imposto sobre a saca de farinha para R$ 7. A medida impacta negativamente a economia de Cruzeiro Sul, onde a farinha é o principal produto de exportação. A decisão provocou a reação dos produtores e comerciantes que atuam  na área de compra e revenda de farinha, atingidos pelo aumento do imposto. Nesta quarta-feira (9), os vereadores Cristiano Rodrigues (MDB), João Keleu (PP), Zaldo Moto Taxi (PROS), Noeca (DEM), Betão da Br (PSD), Márcio da Farinha (PSDB) e Franciney Freitas (PP), se reuniram com os compradores de farinha  para discutir o problema. Os comerciantes do principal produto de exportação da cidade expuseram aos parlamentares …

Veja a Notícia Completa

Gonzaga volta a cobrar convocação de aprovados da PM e incentivo ao setor agrícola do Acre

Gonzaga comemora parceria entre governo, Aleac e Prefeitura de Cruzeiro: “Quem ganha é o povo”

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), afirmou durante retorno das sessões presenciais nesta terça-feira (10) que tem lutado pela convocação dos aprovados no cadastro de reserva do concurso da Polícia Militar do Acre. Segundo Gonzaga, ele e o presidente da Aleac, deputado Nicolau Junior já se reuniram com o governador Gladson Cameli para pedir a convocação dos aprovados. “Já conversei com o governador Gladson sobre a convocação dos aprovados no cadastro de reserva da PM. Inclusive, fizemos uma indicação pedindo a convocação. O presidente Nicolau também já se reuniu com o governador para tratar do assunto. Esses jovens estão aptos a ingressarem na Polícia …

Veja a Notícia Completa

Gonzaga implora o apoio do governo para a produção automatizada de farinha

Gonzaga implora o apoio do governo para a produção automatizada de farinha

A farinha é o principal produto de exportação do Vale do Juruá. A qualidade da farinha é reconhecida em todo o país e até em alguns países onde chegou. Seu sabor e textura são muito superiores a da produzida no Sul do país. Entretanto, segundo o deputado Luiz Gonzaga (PSDB), a farinha de Cruzeiro do Sul está perdendo mercado para a do Paraná que é produzida a custo inferior. Para o deputado a produção necessita do apoio do governo do estado para se tornar competitiva. Uma saída na avaliação dele, seria a instalação de  casas de farinha automatizadas que otimiza a relação custo/produtor: “Com a casa de farinha automatizada, o …

Veja a Notícia Completa

Luiz Gonzaga: “Cumpro a obrigação de incentivar o que gera emprego e renda para a população”

Luiz Gonzaga: "Cumpro a obrigação de incentivar o que gera emprego e renda para a população"

O primeiro Secretário da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), aproveitou o feriado para conhecer a casa de farinha automatizada do município de Mâncio Lima e entender seu funcionamento. A casa de farinha foi montada com apoio do governo do Estado, por meio da Sepa, Emater,  Prefeitura de Mâncio Lima, Embrapa, Sebrae e da Cooperativa Nova Aliança. Luiz Gonzaga presenciou as primeiras fornadas de farinha. O Vale do Juruá tem na farinha um dos principais produtos de exportação. Desde o início de 2019, Gonzaga luta pela obtenção de um stand para a farinha do Juruá nos mercados públicos de São Paulo. Também tenta conseguir a reforma do porto …

Veja a Notícia Completa