Agropecuária

Mara Rocha destinou mais de R$ 2 milhões para a regularização fundiária e trabalha aprovação de emenda que permite a regularização de 15 Módulos Fiscais com dispensa de vistoria prévia

Integrante da Frente Parlamentar da Agricultura e Pecuária, Mara Rocha tem trabalhado ativamente para garantir que o Projeto de Lei nº 2.633/2020, permita a regularização fundiária com dispensa de vistoria prévia em até 15 módulos fiscais. Além de ter assinado emenda nesse sentido, Mara Rocha tem auxiliado o autor, Deputado Giovani Cherini (PL/RS), a conseguir as assinaturas necessárias para sua apresentação. A Emenda visa resgatar a redação original da Medida Provisória nº 910/2019, em que se previa o limite máximo de quinze módulos fiscais para a regularização fundiária, com dispensa …

Leia Mais

Mara Rocha alerta para número insuficiente de profissionais no IDAF e SEPA que pode comprometer status do Acre de área livre de aftosa sem vacinação

Mara Rocha alerta para número insuficiente de profissionais no IDAF e SEPA que pode comprometer status do Acre de área livre de aftosa sem vacinação

Nessa quinta-feira (08/07) a Deputada Federal Mara Rocha enviou ofícios ao Governador do Acre, Gladson Cameli, ao Secretário de Produção e Agronegócio e ao Presidente do IDAF solicitando a contratação de técnicos, aprovados no último concurso público do IDAF, para reforçar o quadro funcional daquele Instituto. Segundo a parlamentar tucana, a falta de um quadro de técnicos, naquele órgão, pode resultar em graves prejuízos ao setor pecuário do Estado. “Para manter o reconhecimento do Acre como zona livre de aftosa sem vacinação, houve o compromisso do Estado em contratar os …

Leia Mais

Deputado Jonas Lima pede que setor rural seja prioridade num possível governo de Dr. Jenilson Leite

Deputado Jonas Lima pede que setor rural seja prioridade num possível governo de Dr. Jenilson Leite

Em sessão desta quarta-feira, 7, da Aleac, o deputado estadual Jonas Lima (PT), ao falar sobre o abandono em que o setor rural vem enfrentando no atual Governo do Acre, solicitou a construção de uma plataforma e que o setor rural seja uma prioridade num possível governo do deputado Dr. Jenilson Leite. Jonas Lima, que reclamou da atual gestão da Secretaria de Produção e Agronegócio, falou que o atual secretário ainda não tomou nenhuma atitude para melhorar o setor no Acre. “Precisamos apresentar uma alinhamento para debatermos sobre o nosso …

Leia Mais

MDB de Sena Madureira taxa retirada das máquinas de decisão “tirana e irresponsável”

MDB de Sena Madureira taxa retirada das máquinas de decisão "tirana e irresponsável"

A presidenta do diretório municipal do MDB em Sena Madureira, Adriana Bezerra, divulgou uma nota repudiando a atitude do governador Gladson Cameli. Na nota, o MDB de Sena Madureira diz que vem a público manifestar total repúdio a decisão arbitrária, irresponsável e tirana do governo do Acre em retirar o maquinário que  estava cedido para a prefeitura desde 2013, no governo Tião viana (PT). Sabemos que a retirada dessa patrulha mecanizada em pleno verão, acarretará em prejuízos significativos para os produtores rurais do município, que aguardam ansiosamente pela reabertura de …

Leia Mais

Aleac aprova projeto de Pedro Longo que vai melhorar as condições dos ramais e a vida de produtores rurais

Pedro Longo

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou nesta quarta-feira (23), por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) do deputado Pedro Longo, que trata da dispensa do licenciamento ambiental a atividade de extração de piçarra e barro para a recuperação e melhorias de ramais, estradas vicinais e reparos emergenciais em rodovias, em propriedades que não estão em Área de Preservação Permanente (APP). O PL é um dispositivo acrescentado à Lei de nº 1.117, de 26 de dezembro de 1994, sobre a política ambiental do Estado do Acre, e tem por objetivo …

Leia Mais

Roberto Duarte destaca a importância do produtor rural para o desenvolvimento do Acre

agropecuária

Ao longo da última semana, o deputado estadual Roberto Duarte (MDB) realizou extensa agenda de visitas aos produtores rurais do Vale do Juruá. O roteiro contemplou  plantações de cafés, granjas, fábrica de ração, frigoríficos, cooperativas de produtores rurais e  casa de farinha. “Em todas as visitas realizadas, vimos o quanto o produtor rural é importante para o desenvolvimento do Acre, que – em meio às dificuldades – dedicam o seu trabalho produzindo alimentos e movimentam a economia acreana”, destacou Roberto Duarte. Segundo o parlamentar, é preciso criar um ambiente mais …

Leia Mais

Responsabilizamos Gladson por não ter saído do palanque e não ter chegado à zona rural, diz Jonas

Responsabilizamos Gladson por não ter saído do palanque e não ter chegado à zona rural, diz Jonas

“A discussão não é pessoal, contra o ocupante noviço da   pasta responsável pelo agronegócio. Estamos responsabilizando o atual governo por não ter saído do palanque da eleição e não ter chegado à zona rural”, disse o deputado Jonas Limas (PT), que completou: ” As cidades têm fome e esperam que o campo produza para saciar sua fome. Os pequenos produtores rurais que vivem da venda de bezerros estão relegados a segundo plano pelo novo Secretário, representante dos frigoríficos. Com a sua nomeação  os preços dos bezerros despencaram . Enquanto isso, …

Leia Mais

Gonzaga comemora reconhecimento internacional do Acre como área livre de aftosa

Gonzaga comemora reconhecimento internacional do Acre como área livre de aftosa sem vacinação

 O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), comemorou  a certificação do Acre como  Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação com Reconhecimento Internacional, chancelado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O território acreano possui, aproximadamente, 3,5 milhões de bovinos que geram, anualmente, renda de R$ 1,5 bilhão. O deputado estadual Luiz Gonzaga tucano sempre defendeu na Aleac o desenvolvimento do estado através da agricultura e pecuária. Diante da conquista, Gonzaga lembrou que o Acre é um forte produtor de carnes, com grande potencial de exportação …

Leia Mais

Pedro Longo preside audiência sobre PL de concessão de florestas públicas e destaca avanços

Pedro Longo, vê as florestas públicas importantes para a economia do Estado e dos municípios, para manejo de forma sustentável e segura.

Aconteceu na Assembleia Legislativa do Acre , a audiência sobre o Projeto de Lei de concessão de florestas públicas no Acre Audiência sobre o Projeto de Lei de concessão de florestas públicas no Acre. Pedro Longo, vê a questão como muito pertinente para o avanço econômico do Estado dentro dos municípios, para manejo de forma sustentável e segura. O encontro é uma proposta do líder do governo na Casa do Povo, Pedro Longo Sobretudo foi transmitido no canal da Aleac no Youtube, teve participação de outros parlamentares, e do secretário …

Leia Mais

Pedro Longo destaca projetos que beneficiam o agronegócio

Pedro Longo destaca projetos que beneficiam o agronegócio

A aprovação dessas novas leis que tratam da vigilância animal e vegetal, vão beneficiar o agronegócio no Estado do Acre O deputado Pedro Longo destacou nesta quarta-feira (7), durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a aprovação de cinco novas leis que tratam da vigilância animal e vegetal, que vão beneficiar o agronegócio no Estado do Acre e facilitar a obtenção de certificação internacional de zona livre de aftosa sem vacinação. Os projetos aprovados, todos de autoria do Poder Executivo, aprimoraram a legislação estadual, dispondo sobre a defesa vegetal, …

Leia Mais
Follow us on Social Media