Tag Archives: sintomas

Saiba diferenciar os sintomas de dengue e de Covid

  As doenças possuem sintomas semelhantes que podem confundir os infectados Tanto na dengue quanto na Covid os pacientes apresentam febre alta e uma sensação de cansaço que pode ser bastante incapacitante. A diarreia, na minoria dos casos, também pode aparecer. Ambas as doenças podem provocar dores musculares e de cabeça. Mas existem sintomas mais característicos de cada doença. A dengue pode causar dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele, a Covid pode fazer com que o paciente tenha problemas respiratórios, como tosse seca e dificuldade para respirar. São esses sintomas mais específicos que o infectado deve observar para diferenciar uma doença da outra. Outros aspectos que devem …

Veja a Notícia Completa

Fiocruz detecta 87 casos de doença da paca no Juruá

“A infecção no ser humano ocorre principalmente pela ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de cães, que são alimentados com vísceras cruas de paca acometidas pela doença. Na nossa região, há a cultura de se premiar os cães utilizados em caça com esse tipo de alimento, o que ocasiona a infecção do animal e, consequentemente, do ser humano”, explica médico veterinário João Nélson Morais, que é responsável pelo Núcleo de Zoonoses da Coordenação Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), adotou medidas de enfrentamento à Hidatidose ou Equinococose Neotropical, agravo popularmente conhecido como doença da paca, que …

Veja a Notícia Completa

Sesacre notifica caso suspeito de monkeypox em Manoel Urbano

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio de Centro de Intervenções Estratégicas em Vigilância Sanitária (Cievs), notifica neste domingo, 5, um caso suspeito de monkeypox no município de Manoel Urbano. Sendo assim, o estado segue com um total de 43 casos notificados, 1 confirmado, 41 descartados, 1 suspeito e 1 com perda de seguimento, ou seja, aquele que não tem registro de vínculo epidemiológico; ou quando o paciente não realizou a coleta de exame laboratorial, ou fez, mas a amostra foi inviável; ou que teve resultado inconclusivo; ou, ainda, aquele que não teve oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial 30 dias após o início da …

Veja a Notícia Completa

Governo alerta sobre aumento de casos de dengue no estado

Governo alerta sobre aumento de casos de dengue no estado

  Neste ano, estão sendo registrados muitos casos de pessoas com dengue em todo o Brasil. E é exatamente por isso que as medidas de prevenção contra a doença precisam ser cada vez mais reforçadas. Com essa preocupação, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), informa que nesta quinta-feira, 19, o número de casos prováveis de dengue no Acre, nas duas primeiras semanas de janeiro, já somam 173 casos. Os dados epidemiológicos alertam para a necessidade de intensificação das ações de eliminação dos focos do Aedes aegypti em todas as regiões. São ações que envolvem gestores estaduais, municipais e a própria população. A transmissão ocorre por …

Veja a Notícia Completa

Saúde notifica mais um caso suspeito de monkeypox no Acre

Saúde notifica mais um caso suspeito de monkeypox no Acre

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio de Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), informa que foi registrado nesta sexta-feira, 16, mais um caso suspeito de monkeypox no Acre. Com isso, o estado segue com um total de 35 casos notificados, sendo um confirmado, 32 descartados, um suspeito e um com perda de seguimento, ou seja, quando não há registro de vínculo epidemiológico; ou quando paciente não realizou a coleta de exame laboratorial ou fez, mas a amostra foi inviável; quando teve resultado inconclusivo; ou ainda quando não teve oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial 30 dias após o início da apresentação dos sintomas. …

Veja a Notícia Completa

Saúde do Acre alerta para risco de contaminação por leptospirose

Saúde do Acre alerta para risco de contaminação por leptospirose

Com a intensificação das chuvas em todo o Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), nesta segunda-feira, 5, alerta a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a leptospirose. Essa doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira, presente na urina de ratos e de outros animais, é transmitida por água contaminada e pelo contato com a pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento. O médico veterinário do Núcleo de Zoonoses da Divisão de Vigilância Ambiental, José Conceição Guimarães, aconselha a população a evitar andar em áreas alagadas, principalmente nesse período de chuvas do inverno amazônico, onde há a …

Veja a Notícia Completa