Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Entenda os conceitos aceitos pela historiografia oficial sobre Fascismo, Nazismo e Socialismo

Entenda os conceitos aceitos pela historiografia oficial sobre Fascismo, Nazismo e Socialismo

Entenda os conceitos aceitos pela historiografia oficial sobre Fascismo, Nazismo e Socialismo
Entenda os conceitos aceitos pela historiografia oficial sobre Fascismo, Nazismo e Socialismo

Bases ideológicas

Fascismo

O fascismo surgiu em 1919 e tinha como líder o italiano Benito Mussolini. Tinha como símbolo um feixe de varas amarradas e representava o poder da Roma Antiga em punir e decapitar os cidadãos desobedientes.O partido de Mussolini (Partido Nacional Fascista- PNF), foi construído com grupos paramilitares contra políticos de esquerda, judeus, homossexuais, órgãos de imprensa e até mesmo contra os trabalhadores. Seu objetivo era criar um regime totalitário de partido único, nacionalista, anti-marxista e militarista.

O partido pregava que as diferenças entre ricos e pobres era natural, e que um sistema no qual os fortes devem prevalecer, os fracos devem ser submissos, aceitando sua condição.

O PNF assumiu o poder na Itália em 1922. Conseguiu o apoio de industriais, empresários e do Vaticano, e tornou-se referência para regimes autoritários mundo afora – Francisco Franco na Espanha, António Salazar em Portugal e, sobretudo, Adolf Hitler na Alemanha.

Apesar de pregar forte intervenção estatal, ser autoritário e contrário ao liberalismo e ao comunismo, o regime Fascista posiciona-se na extrema-direita do espectro político tradicional. O seu programa político é claro em “A Doutrina do Fascismo” (Benito Mussolini, 1932), afirmando: “Somos livres para acreditar que este é o século da autoridade, um século tendendo para a ‘direita’, um século fascista”

Nazismo

A palavra Nazismo surgiu da abreviação do Partido Nacional-Socialista ou Partido Nazista alemão. O termo “nacional-socialismo” surgiu a partir da tentativa de criar uma terceira via tanto ao socialismo marxista quanto ao capitalismo liberal das elites prussianas que fracassaram na República de Weimar. É considerado um movimento de extrema Direita.

Assim como o Fascismo, o Nazismo defendia o controle total do Estado pelo partido, o ultranacionalismo, o militarismo e a crença da superioridade racial, mas em uma forma ainda mais radical. Defendia a propriedade privada e as empresas alemãs. Em 1920, sob a liderança do austríaco Adolf Hitler, os nazistas começam a ganhar adeptos e a se estruturar, tendo como referência o Partido Fascista italiano

Hitler escreveu Mein Kampf (Minha Luta – 1924) onde delineou o antissemitismo e o anticomunismo no cerne de sua filosofia política, bem como o seu desdém pela democracia parlamentar e sua crença no direito da Alemanha expandir seu território. Nele, defende temas da extrema-direita, como o argumento de que pessoas “superiores” têm o direito de dominar outros indivíduos e que a sociedade deve expurgar elementos supostamente “inferiores” (esse pensamento é expresso no conceito de “Darwinismo Social”).

Em 1933, com o apoio das elites alemãs, Hitler tornou-se chanceler e os nazistas gradualmente estabeleceram um regime unipartidário e totalitário, onde judeus, opositores políticos e outros elementos vistos como “indesejáveis” eram marginalizados, escravizados, presos e assassinados. Em 1934, Adolf Hitler tornou-se o “Führer”, líder máximo que levaria a Alemanha e o mundo para a Segunda Guerra Mundial e aos horrores do Holocausto

Socialismo

Refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método isonômico de compensação.

O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII, tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora, que criticavam os efeitos da industrialização e da propriedade privada sobre a sociedade. Karl Marx afirmava que a luta de classes era responsável pela realidade social, e que este conflito inevitavelmente resultaria no socialismo através de uma revolução, e em seguida uma ditadura do proletariado,  tornando-se uma fase de transição do capitalismo para um novo modelo de sociedade que não seria dividido em classes sociais hierárquicas, num modelo essencialmente comunista. Nessa última fase não haveria mais propriedade privada.

Nos dias atuais, permanecem socialistas somente a China, Cuba e Coreia do Norte. Esses regimes são classificados de extrema-esquerda.

Leia matéria completa Aqui

Foto- Intrínseca

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Nota pública sobre cancelamento de convocação de novos bombeiros

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do …