Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Para entender a volta do Talibã: leia o artigo de Tariq Ali, especialista em política internacional

Para entender a volta do Talibã: leia o artigo de Tariq Ali, especialista em política internacional

Tariq Ali discorre sobre o fato de que, ao longo de vinte anos, os Estados Unidos não conseguiram construir nada que pudesse resgatar sua missão.

Segundo a análise dele, a Zona Verde brilhantemente iluminada sempre foi cercada por uma escuridão que os Zoners não podiam compreender. Em um dos países mais pobres do mundo, bilhões eram gastos anualmente no ar-condicionado dos quartéis que abrigavam soldados e oficiais estadunidenses, enquanto comida e roupas eram regularmente transportadas de bases no Catar, Arábia Saudita e Kuwait.

Paralelo a esse, outro mundo se construía com uma enorme favela nas periferias de Cabul, enquanto os pobres se reuniam para procurar o que quer que fosse nas latas de lixo. Os baixos salários pagos aos serviços de segurança afegãos não conseguiram convencê-los a lutar contra seus compatriotas. O exército, formado ao longo de duas décadas, foi infiltrado em um estágio inicial por apoiadores do Talibã, que receberam treinamento gratuito no uso de equipamento militar moderno e atuaram como espiões da resistência afegã.

Durante os anos do Talibã, a produção de ópio foi rigorosamente monitorada. Desde a invasão dos Estados Unidos,  aumentou dramaticamente e agora representa 90% do mercado global de heroína.  Trilhões de dólares foram feitos em lucros e divididos entre os setores afegãos que serviram à ocupação. Os oficiais ocidentais foram generosamente pagos para permitir o comércio. Um em cada dez jovens afegãos agora é viciado em ópio.

Quanto ao status das mulheres, nada mudou muito. Houve pouco progresso social fora da Zona Verde infestada de ONGs. Uma das principais feministas do país no exílio observou que as mulheres afegãs tinham três inimigos: a ocupação ocidental, o Talibã e a Aliança do Norte.

A indústria do trabalho sexual cresceu para servir aos exércitos de ocupação. Não há estatísticas confiáveis de estupro – embora os soldados estadunidenses usem frequentemente violência sexual contra “suspeitos de terrorismo”, estuprem civis afegãos e deem luz verde ao abuso infantil por milícias aliadas. Durante a guerra civil iugoslava, a prostituição se multiplicou e a região tornou-se um centro de tráfico sexual. O envolvimento da ONU neste negócio lucrativo foi bem documentado.

O coronel Christopher Kolenda, conselheiro de três generais em serviço, apontou outro problema com a missão dos Estados Unidos. “A corrupção foi galopante desde o início”, disse ele; o governo Karzai foi “autoorganizado em uma cleptocracia”.

Leia o artigo completo Aqui

Foto- Jornal O São Gonçalo

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Governo publica convocação de candidatos em processos seletivos da Educação

Na edição do Diário Oficial desta quinta-feira, 11, o governo do Acre, por meio das …