Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, Ney Amorim mostra o que está sendo feito pela inclusão no Acre

Pessoas mais espiritualizadas costumam dizer que ninguém vem a esse mundo sem uma missão. Já as Escrituras Sagradas afirmam que há tempo para todo propósito debaixo do céu. Assim acontece com o ex-deputado Ney Amorim (Podemos), candidato ao Senado nestas Eleições, caminhando junto do governador Gladson Cameli (Progressistas), este último indo para a reeleição. A missão de Ney sempre foi a de abraçar a causa da inclusão social, e o seu propósito, o de tornar mais fácil e agradável a vida dessas pessoas e das suas famílias.

No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira, 21, a reportagem traz o relato de vidas preciosas, que retratam o quanto uma oportunidade, seja do Poder Público, seja por vontade pessoal de alguém, como o próprio o Ney, é fundamental para que elas vivam melhor e mais felizes.

Casos como a dona de casa Leidiane Nascimento, mãe do Mateus, que tem paralisa facial. “O Mateus é tudo. A gravidez do Mateus foi normal. Aí, quando ele nasceu, em seguida, convulsionou. Foi quando o médico falou que ele tinha paralisia cerebral”, explica ela.

“Na segunda e na quarta eu fico o dia todo com ele lá no Dom Bosco e com as mães de outras crianças que fazem o mesmo tratamento que ele”, ressalta.

Leidiane guarda no coração a gratidão que tem por Ney Amorim. “Ele [o Ney] ajuda nós.

Principalmente, na época da pandemia, que a gente não podia sair e nem trabalhar E aí a gente recebeu ajuda do Ney”, afirma com gratidão. A mãe do Mateus acredita, no entanto, que pode melhorar ainda mais se as pessoas confiarem em Ney Amorim para o Senado.

“Eu quero muito que o Mateus continue o tratamento lá no Dom Bosco. Que ele tenha alguém que nos olhe lá com mais atenção. E eu acho que se ele for senador, ele vai poder ajudar mais. Mais, porque ele já sabe da nossa luta e que ele ganhando vai poder ajudar mais, né?”

Aqui no Acre, a causa das pessoas com deficiência virou a causa do Ney Amorim, desde que ele se tornou pai do Juninho, que é Down. Na Assembleia Legislativa, ao longo dos seus três mandatos como deputado estadual, Ney foi autor de pelo menos quatro projetos que se tornaram lei em favor das pessoas Down ou com alguma deficiência.

“Todos sabem que a inclusão social é um tema que sempre ocupou atenção em meus mandatos públicos e que ela sempre será prioridade. Meu filho Juninho me ensina todos os dias que não posso descansar um só minuto em relação a isso”, afirma Ney Amorim.

“Por isso, sei de todas as dificuldades e necessidades que passam as famílias, iguais a minha, para que seus filhos possam ter uma vida plena”, completa ele.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma importante oportunidade para reflexão sobre a importância da inclusão social. A data foi oficializada em 2005 pela Lei nº 11.133, embora já fosse comemorada desde 1982.

O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e a renovação da luta das pessoas com deficiência.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Diocese de Cruzeiro do Sul lança programação do Novenário de Nossa Senhora da Glória

Mais uma vez, o governo do Acre será parceiro da Igreja Católica na realização do …