Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Saúde do Acre alerta para risco de contaminação por contato com águas de enchente

Saúde do Acre alerta para risco de contaminação por contato com águas de enchente

Com o aumento das notificações de cheias, enchentes e transbordamentos que acontecem no período chuvoso, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) faz um alerta à população acreana sobre os riscos de contaminação que podem surgir em contato com águas contaminadas.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria chamada leptospira, presente na urina de ratos e de outros animais. É transmitida por água contaminada e pelo contato com a pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento. No ano de 2021, 832 pessoas deram entrada em unidades de saúde do estado com a doença, e em 2022 foram 408.

“Além da leptospirose, existem outras doenças como cólera, diarreia e hepatite que podem ser transmitidas nas mesmas condições. Os moradores que tenham tido contato com a água das chuvas devem ficar atentos a sua saúde e buscar atendimento médico o mais rápido possível em caso de necessidade”, alertou o médico veterinário do Núcleo de Zoonoses da Divisão de Vigilância Ambiental, José Conceição.

Medidas de prevenção

– Evite contato com água ou lama de enchentes e não deixe que crianças brinquem no local;

– Use botas e luvas quando trabalhar em áreas com água possivelmente contaminada, como é o caso de alagamentos. Se isso não for possível, use sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés;

– Quando as águas baixarem é necessário retirar a lama e desinfetar as casas, sempre se protegendo com luvas e botas. O chão, paredes e objetos devem ser lavados e desinfetados com água sanitária (Hipoclorito de Sódio 2,5%), na proporção de dois copos (200 ml cada) do produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 15 minutos;

– Jogue fora alimentos e medicamentos que tiveram contato com a água dos alagamentos;

– Lembre-se que serpentes, aranhas e escorpiões podem estar em qualquer lugar da casa, principalmente em locais escuros. Nunca coloque as mãos em buracos ou frestas.

– Use ferramentas como enxadas, cabos de vassoura e pedaços compridos de madeira para mexer nos móveis. Bata os colchões antes de usar e sacuda cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas e lençóis;

– Em caso de encontrar animais peçonhentos dentro da residência, afaste-se lentamente, sem assustá-los. E nunca pegue com as mãos animais peçonhentos, mesmo que pareçam estar mortos.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Equipe do Ministério da Justiça deve vir ao estado verificar situação das fronteiras e da migração

Equipes do ministério da Justiça deverão vir ao Acre no próximo semestre verificar problemas nas …