Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Sesacre iniciará a vacinação contra a dengue já em fevereiro

O governador Gladson Cameli participou nesta quarta-feira, 7, de uma Reunião Virtual com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o Fórum de Governadores para discutir a situação emergencial do enfrentamento à dengue no estado. Acompanhado pelos secretários de Estado de Saúde e de Governo, Pedro Pascoal e Alysson Bestene, respectivamente, o governador destacou a urgência de ações coordenadas.

No início de sua fala, a ministra anunciou uma ligação pessoal ao governador para tratar diretamente das questões emergenciais relacionadas à dengue no Acre. Dados do Info Dengue indicam uma incidência alta da doença em todo o país, com exceção da região Nordeste.

Governador enfatiza a importância do fortalecimento dos laboratórios estaduais. Foto: José Caminha /Secom

O foco do Ministério da Saúde é reforçar a resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) na urgência e emergência, intensificando o trabalho dos agentes de endemias no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e chikungunya.

O governador enfatizou a importância do fortalecimento dos laboratórios estaduais, considerando a proximidade com países vizinhos, Peru e Bolívia. Cameli agradeceu a atenção do Ministério da Saúde e ressaltou a necessidade de cooperação regional.

“O que nós estamos precisando aqui é o fortalecimento dos nossos laboratórios, porque nós fazemos fronteira aqui com dois países, Peru e Bolívia, e ainda temos as fronteiras aqui com os estados vizinhos. E já temos toda a atenção do Ministério da Saúde. Estamos próximos, com uma boa comunicação, a praticidade que nós temos. Mas eu preciso que a senhora ministra se preocupe com os países vizinhos que estão ao nosso redor. Isso é importante, e aqui finalizo agradecendo essa oportunidade de estarmos reunidos nesse momento”, destacou o governador Gladson Cameli em sua oportunidade de fala com a ministra.

Vacinação contra a dengue inicia em fevereiro no Acre

Em resposta ao aumento de casos, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre reforça as medidas de combate ao Aedes Aegypti. O governo, por meio da Sesacre, iniciará a vacinação contra a dengue já em fevereiro, com a distribuição da vacina para 11 municípios.

A imunização será focalizada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, residentes em cidades com mais de 100 mil habitantes e alto volume de casos de dengue tipo 2. A vacinação abrangerá municípios como Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Sena Madureira, Plácido de Castro, entre outros.

Diante da expectativa da população para a chegada da vacina, o governo enfatiza que eliminar os criadouros do mosquito ainda é a medida mais eficaz de combate à dengue.

Além da preocupação com a dengue, alguns estados enfrentam aumento de casos de outras viroses respiratórias, incluindo um aumento de casos de covid-19.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia Civil do Acre leva cidadania aos idosos do Lar dos Vicentinos em Rio Branco

Em uma ação de cidadania e valorização daqueles que tanto contribuíram com as nossas vidas …