Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Novo Mutirão de Cirurgias Ortopédicas é realizado em Rio Branco

O governador Gladson Cameli e João Paulo Silva, presidente da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), protagonizaram na tarde desta sexta-feira, 5, um momento emblemático para a população acreana ao lançarem o Mutirão de Cirurgias Ortopédicas. O evento, que ocorreu na Quadra da Escola Doutor Mário de Oliveira, em Rio Branco, não só representa um avanço na área da saúde pública, mas também traz alívio e esperança para aqueles que aguardam na fila por procedimentos ortopédicos.

Com o lançamento deste mutirão, o governo demonstra seu compromisso em reduzir significativamente o tempo de espera e proporcionar assistência eficiente para aqueles que sofrem com lesões ortopédicas, especialmente relacionadas ao ligamento cruzado anterior (LCA). Num investimento que supera R$ 1 milhão, provenientes de recursos próprios, a iniciativa visa atender não apenas as demandas médicas, mas também resgatar a dignidade e qualidade de vida dos pacientes.

“O lançamento do Mutirão de Cirurgias Ortopédicas representa nosso compromisso em trazer dignidade e qualidade de vida para todos. Com um investimento importante, estamos reduzindo o tempo de espera e oferecendo assistência eficiente aos pacientes. Este é apenas um dos muitos programas que implementamos para melhorar a saúde pública em nosso estado, mostrando nosso compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária. E não posso deixar de agradecer a todos aqueles que compõem a Fundhacre”, afirmou o governador Gladson Cameli.

Segundo levantamento da Fundhacre, há uma fila de espera com cerca de 450 pessoas aguardando por cirurgias de joelho, que serão as principais beneficiadas por este mutirão. A expectativa é que, em um período de cinco meses, sejam realizadas no mínimo 150 cirurgias, conforme o cronograma estabelecido pelas autoridades de saúde e as capacidades das instalações da Fundação.

O comprometimento do governo do Estado com a saúde pública não se restringe apenas a este mutirão específico. Programas semelhantes já têm sido implementados, resultando na redução do tempo de espera para cirurgias eletivas. Entre julho de 2022 e junho de 2023, mais de nove mil consultas e 3.064 procedimentos foram realizados, abrangendo diversas especialidades médicas, tais como cirurgia geral, vascular, urológica, ginecológica, gastroenterologia, pediátrica e de cabeça e pescoço.

“Estamos seguindo uma orientação do governador Gladson Cameli desde 2021. Pedimos um estudo e em 2022 lançamos o primeiro grande projeto de mutirão. Agora estamos em uma nova fase. Já passamos pela cirurgia geral, ginecologia e agora entramos na fila para cirurgia de ouvido. E assim seguimos com esses investimentos pra fazer a diferença na vida da população acreana”, reforça o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva.

O sucesso dos mutirões pode ser visto fazendo a diferença para a população como no exemplo na vida de Marlene Soares que realizou sua tão sonhada cirurgia.

“Realizei minha cirurgia e fui muito bem acolhida pela equipe da Fundhacre. Tive uma ótima recuperação e não enfrentei nenhum problema. Posso garantir a todos que estejam na mesma situação que o procedimento é seguro. É importante que as pessoas que estejam aguardando saibam que podem fazer a cirurgia sem medo. Elas serão muito bem recebidas e acolhidas na unidade de saúde”, conta Marlene.

O senador Alan Rick também esteve presente no evento, reforçou o apoio à Saúde do Acre e lembrou que “em breve será liberada uma emenda de R$ 5 milhões para a Fundhacre seguir investindo em mutirões”.

Mais do que números, esses mutirões representam a materialização do direito à saúde e à dignidade humana. Investimentos como este não apenas melhoram a qualidade de vida dos pacientes, mas também fortalecem os laços comunitários e evidenciam o compromisso do governo em promover uma sociedade mais justa e igualitária.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Universidade de Harvard abre inscrições para cursos gratuitos online

Cursos disponíveis 1-Artes e Design; 2-Negócios e Gestão; 3-Ciência da Computação; 4-Ciência de Dados; 5-Ciência …