Câmara Técnica de Comércio Exterior planeja negócios e comitês de integração com países andinos

Câmara Técnica de Comércio Exterior planeja negócios e comitês de integração com países andinos

A Câmara Técnica de Comércio Exterior programou na manhã desta terça-feira, 18, na sala de reuniões da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco, novas ações de negócios e comitês de integração para fortalecer a Rota Quadrante Rondon, a integração Acre – Ucayali, a ampliação de empresas habilitadas para exportação e importação.

O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, coordena os trabalhos da instituição ligada ao Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento. Ele abriu os trabalhos avaliando os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que apontam o melhor ano em volume de negócios da história do Acre.

“Os números mostram que teremos o maior superavit de exportações da série histórica. Em abril deste ano temos 15,2 milhões de dólares contabilizados em negócios, o maior volume desde 1998. No primeiro semestre já são mais de 40 milhões de dólares exportados, praticamente o volume total alcançado em 2023”, analisou Mesquita.

O fortalecimento da rota Quadrante Rondon está nas prioridades elencadas pela Câmara Técnica como facilitação ao transporte de produtos e a contribuição na diversificação da economia regional. O titular da Seict informou a agenda com governadores dos estados de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Madre de Dios e Pando, programada para os dias 9 e 10 de julho, em Rio Branco, evento que tem como principal objetivo a consolidação do corredor bioceânico que passa pelo Acre com destino ao Pacífico.

Também foi colocada como ação estratégica a criação do Comitê de Integração Acre – Ucayali, que acontecerá em Cruzeiro do Sul, dia 12 de julho para retomada das pautas econômicas da região, entre elas, a de integração por meio de voos regionais.

Na área de qualificação, foi pontuada a parceria com a ApexBrasil e o Sebrae-AC, por intermédio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que atende empresas que nunca exportaram ou são iniciantes, com capacitação empresarial. Esta última pauta, apresentada pelo Conselho de Contabilidade, é voltada para empresas de importação e exportação.

Ainda de acordo os encaminhamentos, será elaborado, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), um estudo de situação logística do transporte entre o Acre e o Peru, visando tirar todas as dúvidas com relação ao envio de cargas pelo modal.

“A Câmara Técnica tem uma agenda extensa visando a ampliação do número de negócios. Essa semana o Comitê de Desenvolvimento de Negócios, representado pelo empresário Alejandro Salinas, vai fazer intercâmbio comercial com produtores de Cusco e Puno”, concluiu o coordenador.

Veja também

Bombardeio mais letal em anos mata 20 pessoas na Colômbia, sob acusação de guerrilheiros

Bombardeio mais letal em anos mata 20 pessoas na Colômbia, sob acusação de guerrilheiros

De La Spriella bombardeia seu povo com a ajuda de seus aliados Estados Unidos e …