Sem recursos, Ruanda trava guerra silenciosa contra o Marburg, vírus semelhante ao Ebola

Sem recursos, Ruanda trava guerra silenciosa contra o Marburg, vírus semelhante ao Ebola

A taxa de mortalidade do vírus de Marburg pode chegar a 88%, mas diminui consideravelmente caso o paciente receba atenção médica adequada de forma precoce

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre novos contágios derivados do vírus de Marburg na Ruanda. A OMS define a doença pelo vírus de Marburg (EVM), anteriormente conhecida como febre hemorrágica de Marburg, como uma doença grave e frequentemente fatal que afeta os seres humanos. A taxa média de letalidade da EVM é em torno de 50%. Em surtos anteriores, essa taxa variou entre 24% e 88%.

Considera-se que o hóspede natural do vírus de Marburg seja o Rousettus aegyptiacus,  um morcego frugívoro. O vírus se transmite desses morcegos para os seres humanos e se propaga pela transmissão de pessoa para pessoa.

O vírus de Marburg e o vírus Rayn  que pertencem à espécie Orthomarburgvirus marburgense,  são os agentes causadores da doença de Marburg, uma enfermidade com uma taxa de letalidade de até 88% que, no entanto, pode diminuir consideravelmente caso o paciente receba atenção médica adequada de forma precoce.

Embora os vírus causadores sejam diferentes, as doenças provocadas pelo Ébola e pelo vírus de Marburg são clinicamente semelhantes. Ambas, consideradas raras, podem provocar surtos com altas taxas de letalidade.

A EVM foi identificada pela primeira vez em 1967, após surtos simultâneos em Marburg e Frankfurt (Alemanha) e em Belgrado (Sérvia). Esses surtos foram associados ao trabalho em laboratórios com macacos verdes africanos (Cercopithecus aethiops) importados da Uganda.

Posteriormente, foram registrados surtos e casos esporádicos em Angola, Guiné Equatorial, República Democrática do Congo, Gana, Guiné, Quênia, África do Sul (em uma pessoa que havia viajado recentemente ao Zimbabwe), Tanzânia e Uganda. Em 2008, dois casos independentes foram notificados em viajantes que haviam visitado uma caverna habitada por colônias de morcegos Rousettus aegyptiacus em Uganda.

Extrema virulência

A EVM é uma doença muito virulenta que pode causar febre hemorrágica e é clinicamente semelhante à doença provocada pelo vírus do Ébola. Os vírus de Marburg e do Ébola pertencem à família Filoviridae (filovírus).

O vírus de Marburg se propaga entre as pessoas por meio do contato direto (pela pele ou pelas membranas mucosas) com o sangue, as secreções, os órgãos ou outros fluidos corporais de pessoas infectadas, e com superfícies e materiais (como roupas de cama, roupas) contaminados com esses fluidos.

Diálogos do Sul

 

Veja também

Tarifaço de Trump pode atingir 36,5% das exportações do agro brasileiro aos EUA

Tarifaço de Trump pode atingir 36,5% das exportações do agro brasileiro aos EUA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil afirmou que 36,5% das exportações do agronegócio …