Washington Post proclama que ataques de Trump ao Brasil prejudicam a credibilidade dos Estados Unidos
O colunista Ishaan Tharoor, do jornal The Washington Post, avaliou que a recente ofensiva comercial e diplomática do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil está tendo o efeito contrário ao desejado. “O bullying de Trump contra Brasil está saindo pela culatra”.
O artigo destaca que, ao contrário do que Trump alega, os Estados Unidos mantêm um superávit comercial expressivo com o Brasil. Ainda assim, Washington anunciou na última sexta-feira (18) a suspensão dos vistos de entrada nos EUA para o ministro do STF Alexandre de Moraes, outros membros da Corte e o procurador-geral Paulo Gonet, como retaliação às decisões judiciais que envolvem Bolsonaro.
Para o Washington Post, essa postura representa um ataque direto à democracia brasileira e aos princípios jurídicos internacionais. “É difícil conceber uma ação que o governo Trump possa tomar na relação EUA-Brasil que seja mais prejudicial à credibilidade dos EUA na promoção da democracia do que sancionar um juiz da Suprema Corte de um país estrangeiro por não gostarmos de suas opiniões judiciais”, declarou um funcionário do Departamento de Estado a Tharoor.
O Washington Post também observa que as tarifas prejudicam os interesses de setores empresariais, tradicionalmente mais alinhados com a oposição. “As tarifas também prejudicam os interesses das elites empresariais, que costumam ser os maiores impulsionadores da oposição conservadora a Lula”, destaca o texto. Com informações do Brasil 247
Imagem ilustrativa
Acre in Foco – Cobertura das Últimas Notícias do Acre Acre in Foco traz as últimas notícias do Acre, com cobertura atualizada sobre política, segurança, saúde, cultura e eventos locais. Fique por dentro de tudo
