Em alerta: surto de sarampo na Bolívia assusta o Acre e vigilância na fronteira é intensificada

Em alerta: surto de sarampo na Bolívia assusta o Acre e vigilância na fronteira é intensificada

Bolívia tem surto com 80 casos de sarampo confirmados

O Acre tem uma fronteira aberta com a Bolívia e o Peru onde também já existem registros da doença, via Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil, com entrada e saída diária de pessoas. Como o  vírus que tem alta transmissibilidade, mais transmissível do que o coronavírus que transmite a covid. Por isso a preocupação.

Desde o ano 2000 o Acre não registra casos da doença. No entanto, o surto na Bolívia preocupa: já foram confirmados 80 casos de sarampo, a maioria no Departamento de Santa Cruz.

Vacinação, melhor proteção

Diante do aumento de casos de sarampo na Bolívia, o governo do Acre está em alerta para evitar a reintrodução da doença no estado, reforçando ações de vigilância epidemiológica nas fronteiras e convocando a população para manter a vacinação em dia.

O pedido é para que todos os acreanos que busquem as unidades de saúde para se vacinar contra o sarampo. A vacina salva vidas e é a melhor defesa para evitar que o sarampo volte a circular no estado. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Acre.

O Acre ainda possui municípios com cobertura vacinal abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde. Em 2025, o Estado atingiu 96,67% de cobertura na primeira dose em crianças, mas apenas 70,32% na segunda dose, o que reforça a importância de a população buscar as doses pendentes.

  Sintomas e risco

– febre alta

-manchas avermelhadas na pele

-tosse

-coriza

– conjuntivite

A doença pode evoluir para quadros mais graves como pneumonia, meningite e morte.

 

Veja também

Ex-assessor do irmão de Zambelli é preso por financiar avião com 470 kg de cocaína

Ex-assessor do irmão de Zambelli é preso por financiar avião com 470 kg de cocaína

A Polícia Federal aponta que Patric Mazzei Mazza, ex-assessor do deputado estadual Bruno Zambelli (PL), …