Trump inaugura prisão cercada por jacarés para prender imigrantes

Trump inaugura prisão cercada por jacarés para prender imigrantes

O presidente Donald Trump inaugurou nesta terça-feira (1º) a “Alcatraz dos jacarés”, novo centro de detenção de imigrantes na região de Everglades, na Flórida, que seu governo abrirá nos próximos dias. Trump disse que “vamos ensiná-los a fugir de um jacaré”, em referência aos futuros detentos do complexo.

A nova prisão, adaptada a partir de uma pista de pouso de treinamento, foi apelidada dessa maneira por sua localização isolada, em uma região de pântano a cerca de 80 quilômetros a oeste de Miami. Segundo a Casa Branca, o complexo será especialmente seguro por estar “cercado por jacarés”. O nome remete à lendária prisão de Alcatraz, localizada em uma ilha na Baía de São Francisco e desativada em 1963.

A prisão deve começar a receber imigrantes presos pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) nos próximos dias e Trum disse que quer ver mais prisões como essa em outros estados.

Perguntado sobre se mais prisões como a “Alcatraz dos jacarés” seriam necessárias para cumprir sua agenda de deportação em massa, Trump disse que “queremos ver mais prisões em muitos estados, (…) e provavelmente vamos morfá-las em centros permanentes, que até podem servir para o sistema prisional regular”.

O centro de detenção está localizado no Parque Nacional dos Everglades, uma reserva biológica de 600 mil hectares localizada no sul da Flórida, e terá capacidade de manter até cinco mil presos. A nova prisão está sendo constituída às pressas por ter objetivo de abrigar imigrantes ilegais à espera da deportação em instalações improvisadas em meio às tentativas do governo Trump de acelerar prisões pelo país.

Olha, cobras são rápidas, jacarés também, nós vamos ensinar eles [detentos] a fugir de um jacaré, como fugir se escaparem da prisão. Não corra em linha reta. Corra assim (faz um movimento em zigue-zague com a mão), e suas chances aumentam em cerca de 1%, tá? Não são boas [chances]”, afirmou Trump antes de embarcar no Air Force One para a Flórida. Com informações do G1

 

Veja também

Como a extrema direita lucra com a radicalização política

Como a extrema direita lucra com a radicalização política

Quando o conflito permanente se torna uma máquina de dinheiro, a radicalização política vira um …