Ex-presidente de Honduras preso por narcotráfico nos EUA recebe perdão de Trump

Ex-presidente de Honduras preso por narcotráfico nos EUA recebe perdão de Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (28) o perdão ao ex-presidente de Honduras Juan Orlando Hernández, condenado por narcotráfico, e usou o gesto para pressionar o país centro-americano às vésperas das eleições, vinculando o indulto à vitória de seu candidato preferido.

O ex-mandatário hondurenho cumpre pena de 45 anos nos Estados Unidos e foi beneficiado após uma publicação de Trump em sua plataforma Truth Social. Ao conceder o indulto, Trump declarou apoio explícito a Nasry Asfura, candidato do Partido Nacional e aliado político de Hernández.

“Se ele não ganhar, os Estados Unidos não desperdiçarão mais dinheiro, porque um líder errado só pode trazer resultados catastróficos a um país, seja qual for”, escreveu. A disputa envolve também Rixi Moncada, do governista Partido Livre, e Salvador Nasralla, do Partido Liberal.

Após o gesto de Trump, Asfura afirmou que não tem “nenhuma vinculação” com Hernández: “Ele foi presidente da República. O partido não é responsável por ações pessoais”.

Veja também

Guerra de torcidas revela muito do que somos e pouco do que são os argentinos

Guerra de torcidas revela muito do que somos e pouco do que são os argentinos

Uma das frases mais repetidas, em meio ao embate dos que torcem contra e a …