Falou sem provas, se lascou: Flávio Bolsonaro tenta emplacar Lula como traficante internacional de armas e acaba investigado por injúria

Falou sem provas, se lascou: Flávio Bolsonaro tenta emplacar Lula como traficante internacional de armas e acaba investigado por injúria

Moraes manda PF apurar crime de injúria de Flávio Bolsonaro contra Lula após nova fake news

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou na terça-feira (15) a abertura de um inquérito para investigar se o senador Flávio Bolsonaro (PL) cometeu crime de injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma postagem realizada em janeiro de 2026, nas redes sociais.

Segundo Paulo Capelli do Metrópoles,  a decisão foi tomada a partir de uma representação da Polícia Federal (PF) solicitada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Moraes autorizou a instauração do inquérito e o envio dos autos à PF, que terá 60 dias para realizar as diligências iniciais. A investigação tem como foco uma postagem feita por Flávio Bolsonaro no dia 3 de janeiro de 2026, na plataforma X, que associava imagens de Lula ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sequestrado pelos EUA.

Na publicação, Flávio afirmou que “Lula será delatado” e fez acusações graves, associando o presidente brasileiro a crimes como tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro e apoio a terroristas e ditaduras. O texto ainda sugeria que o Foro de São Paulo, um grupo de partidos de esquerda latino-americanos, estaria envolvido em fraudes eleitorais.

Falou sem provas, se lascou: Flávio Bolsonaro tenta emplacar Lula como traficante internacional de armas e acaba investigado por injúria
Postagem de Flávio Bolsonaro com fake news sobre Lula
Kiko Nogueira do DCM, estaca que na entrevista ao DCM, Fórum e Brasil 247, Lula falou sobre como vai encarar esse tipo de vale-tudo em 2026. “Tenho dito que esse ano será o ano da verdade contra a mentira. Quem mentiu, mentiu e será pego de ‘calças curtas’, como o Flávio Bolsonaro foi com aquela fake do cara comendo no caminhão de lixo, que era no governo do pai dele.
A mentira tem que ter vida curta e a verdade tem que durar”, disse.

A declaração do senador foi feita em um ambiente virtual de grande alcance, o que, segundo a decisão de Moraes, amplifica a gravidade da acusação. A Polícia Federal, ao destacar a natureza pública da postagem, apontou que os fatos criminosos foram atribuídos de maneira pública e vexatória ao presidente da República.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também se manifestou a favor da investigação, considerando que existiam indícios suficientes para a apuração do caso. Além disso, Moraes determinou a retirada do sigilo do processo, pois não viu justificativa para manter o caso restrito.

A investigação seguirá no STF devido ao foro privilegiado de Flávio Bolsonaro, que ocupa cargo de senador.

Veja também

Vorcaro editava textos de vídeos de Gabriela Prioli vendidos como opinião espontânea

Vorcaro editava textos de vídeos de Gabriela Prioli vendidos como opinião espontânea

Mensagens extraídas do celular do banqueiro revelam os bastidores de uma operação de relações públicas …