Mulheres votam mal e as solteiras ainda pior, diz Paulo Figueiredo

Mulheres votam mal e as solteiras ainda pior, diz Paulo Figueiredo

O blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo afirmou, em transmissão ao vivo no YouTube, que mulheres “votam muito mal” e atacou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro após vídeo contra Flávio Bolsonaro, senador e pré-candidato à Presidência. Segundo ele, mulheres casadas tenderiam a seguir a escolha dos maridos.

“Mulher vota estatisticamente muito mal. Principalmente mulheres solteiras. Mulheres casadas, em geral, tendem a acompanhar o voto do marido. Mulheres solteiras, não. Podem arrancar os pentelhos das calcinhas, fazer o que quiser, principalmente as feministas, que têm mais pentelhos, mas eu quero dizer a vocês: isso é estatística”, afirmou.

O blogueiro ainda afirmou que, se apenas mulheres votassem, eleições nos Estados Unidos seriam vencidas por democratas, com exceção de Ronald Reagan, que, segundo ele, teria conseguido apoio feminino em sua reeleição.

O discurso faz parte de um movimento ultraconservador que ganha força nos EUA contra o voto feminino. Influenciadores e líderes religiosos de extrema-direita no país têm defendido revogar a 19ª Emenda, medida que foi ratificada há mais de um século e garantiu o direito de voto às mulheres, e criar barreiras, como exigir documentos como certidão de casamento ou de divórcio em alguns casos.

Além de Figueiredo, também alimentam o discurso o influenciador de ultradireita Nick Fuentes; o pastor Doug Wilson, membro da Comunhão de Igrejas Evangélicas Reformadas; e Dale Partridge, líder religioso e apoiador de Trump.

No Brasil, alguns bolsonaristas também têm adotado o discurso. Um deles compartilhou um mapa dos votos de mulheres no segundo turno de 2022 e alegou que elas “em grande maioria votam na esquerda”, como se escolher Lula significasse “votar mal”.

Durante a live, Figueiredo também atacou Michelle ao comentar um vídeo em que ela relata ter sido “humilhada” pelo enteado. O blogueiro disse que a fala da ex-primeira-dama ocorre em um momento em que Flávio tenta buscar apoio entre o eleitorado feminino e reduzir a rejeição herdada do pai.

“Onde o Flávio vai pior [em pesquisas de intenção de voto] é justamente no eleitorado feminino. Parabéns! Bela ajuda”, prosseguiu.

Figueiredo também comentou dados de pesquisas recentes, citando a Genial/Quaest, que apontam perda de apoio de Flávio entre mulheres e evangélicos. Segundo ele, esse é um público no qual Michelle tem mais influência política.

Ele não é o único que ataca Michelle. A ex-primeira-dama é alvo constante de aliados do clã, que fazem ofensas até de cunho sexual contra ela, e dos próprios enteados. O ex-vereador Carlos Bolsonaro é o principal foco de resistência, enquanto o também blogueiro Allan dos Santos já chegou a dizer que ela “está cagando” para o ex-presidente Jair Bolsonaro e que ela está “viajando o Brasil inteiro como se o Bolsonaro já estivesse morto”.

Veja também

Fies Empreendedor: governo Lula lança linha de crédito para ex-estudantes

Fies Empreendedor: governo Lula lança linha de crédito para ex-estudantes

O governo federal lançou o Fies Empreendedor, nova linha de crédito voltada a ex-estudantes que …