Restrição absurda: apenas quatro candidatos terão horário eleitoral

Restrição absurda: apenas quatro candidatos terão horário eleitoral

Apenas quatro candidatos à Presidência devem participar do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão no primeiro turno das eleições de 2026: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD) e Augusto Cury (Avante). Romeu Zema (Novo) e Renan Santos (Missão), apesar de aparecerem entre os nomes testados nas pesquisas, devem ficar de fora porque suas legendas não atingiram os requisitos da cláusula de barreira nas eleições anteriores.

Pela legislação eleitoral, 90% do tempo disponível no horário gratuito é distribuído proporcionalmente ao tamanho das bancadas dos partidos na Câmara dos Deputados, enquanto os 10% restantes são divididos igualmente entre as siglas que cumprem os critérios legais. Lula tende a ficar com a maior parcela do programa por contar com o apoio de uma coligação mais ampla. Flávio Bolsonaro deve ter o segundo maior tempo, seguido por Caiado e Augusto Cury. O TSE deverá divulgar a divisão oficial até 4 de agosto.

A restrição vale apenas para o primeiro turno. Em uma eventual segunda etapa da eleição, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os dois candidatos classificados. Além dos blocos tradicionais de rádio e televisão, os concorrentes que têm direito ao horário eleitoral também podem utilizar inserções de até um minuto ao longo da programação. A propaganda começa em 28 de agosto e termina em 1º de outubro. Com informações do DCM

Veja também

Escândalo: Infantino quer vender os direitos das Copas do Mundo aos parentes de Trump

Escândalo: Infantino quer vender os direitos das Copas do Mundo aos parentes de Trump

Projeto entregaria parte dos negócios dos principais torneios da Fifa a investidores privados e coloca …