Tag Archives: Eleitor

TSE diz que eleitor sem cadastro biométrico poderá votar

Mesmo sem a biometria cadastrada na JE, é possível votar nas Eleições Municipais 2024, marcadas para o dia 6 de outubro. Mas é preciso ficar atento a cada caso. A biometria confere mais segurança à identificação da eleitora e do eleitor, além de evitar a formação de filas nas seções de votação. Então, para cumprir sua obrigação cidadã sem qualquer estresse, cadastre a biometria se ainda não tiver feito isso. 8 de maio é a data-limite para o cadastro biométrico, bem como para tirar o primeiro título ou realizar alterações no cadastro eleitoral. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das eleições deste ano. A pessoa sem …

Veja a Notícia Completa

Eleitor tem um mês para regularizar o título e poder votar nas Eleições 2024

Eleitoras e eleitores de todo o país têm um mês para regularizar a situação eleitoral, solicitar a transferência de domicílio eleitoral e atualizar dados cadastrais. Após o dia 8 de maio, o cadastro do eleitorado estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano. Para reforçar esse alerta, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança, em rede nacional, nova campanha, com o mote “Título na mão é sossego na eleição”. A ação, que será veiculada até 7 de maio nas emissoras de rádio e TV de todo o país, busca conscientizar as eleitoras e os eleitores sobre a importância de regularizar o documento para poder votar com tranquilidade nas Eleições …

Veja a Notícia Completa

Eleições 2024: conheça as datas mais importantes e se prepare para o pleito como eleitor ou candidato

O calendário oficial das Eleições Municipais de 2024 pode ser consultado por qualquer pessoa no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aprovado em fevereiro, o documento (Resolução nº 23.738/2024) apresenta prazos aos partidos políticos, às federações, às candidatas e aos candidatos, bem como aos mais de 153 milhões de eleitoras e eleitores das 5.569 cidades que vão às urnas escolher os representantes locais. A norma traz, por exemplo, a data-limite para que os interessados em se candidatar aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador possam realizar a filiação partidária e até quando novos eleitores e eleitoras podem solicitar o título eleitoral. Confira as principais datas: Realização das eleições As Eleições …

Veja a Notícia Completa

Eleitor tem seis meses para regularizar ou tirar a 1ª via do título

A partir desta quarta-feira (8), as pessoas que desejam votar nas Eleições Municipais de 2024 têm seis meses para regularizar o título ou emitir a primeira via do documento. Não deixe para solucionar suas pendências com a Justiça Eleitoral às vésperas do fechamento do cadastro eleitoral para o pleito do próximo ano. Não perca tempo! Resolva logo! O fechamento do cadastro eleitoral ocorre somente em anos eleitorais para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base no número determinado de eleitoras e eleitores aptos a votar. Por esse motivo, a legislação determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da …

Veja a Notícia Completa

Não basta só criticar nossa câmara municipal, o eleitor precisa ser mais criterioso em 2024

É nítido como o cidadão Riobranquense questiona atuação da câmara municipal, mas os vereadores que formam atual Legislatura é reflexo da escolha democrática e popular, com uma observação para o poderio financeiro de alguns. Em meio aos 17 vereadores de nossa capital Rio Branco, são poucos os que escapam das críticas da sociedade e raro são os que se destacam por grandes atuações com propostas que tragam avanços de fato no dia a dia do cidadão. Nos dias atuais é melhor guardar dinheiro para uma campanha, do que fazer um mandato de luta. O eleitor costuma esquecer de sua responsabilidade política e costuma ser contaminado por uma hipnose financeira no …

Veja a Notícia Completa

Eleitores podem quitar débitos com a Justiça Eleitoral via Pix ou cartão de crédito

Eleitores podem quitar débitos com a Justiça Eleitoral via Pix ou cartão de crédito

Opções facilitadas de pagamento dispensam ida ao cartório eleitoral ou agência bancária Eleitores que não compareceram às urnas e não justificaram a ausência por três eleições consecutivas podem estar em dívida com a Justiça Eleitoral (JE) e devem regularizar a situação. Para isso, a JE disponibiliza formas de pagamento via Pix ou cartão de crédito, que são realizadas diretamente no site da Justiça Eleitoral por meio do PagTesouro. A plataforma digital processa pagamentos geridos pelo Tesouro Nacional e, na prática, funciona como uma Guia de Recolhimento à União (GRU) digital pagável em qualquer instituição bancária. Para efetuar o pagamento via Pix, o devedor pode optar por uma chave de pagamento …

Veja a Notícia Completa

Eleitor que registrou seu voto em foto e postou nas redes sociais, é preso em Feijó

Um homem de 30 anos foi preso por ter postado a foto de como votou dentro da cabine em uma seção, em Feijó, no interior do Acre. Pesa sobre ele a acusação de crime eleitoral por “violar ou tentar violar o sigilo do voto”. A pena prevista de até dois anos de prisão. O eleitor também gravou vídeo de seu voto e postou nas redes sociais. A polícia apreendeu o celular e a uma blusa usada no dia da votação. Levado para a delegacia de Feijó, ele deve ficar à disposição da Justiça. Informações O Juruá em Tempo

Veja a Notícia Completa

Eleitor não poderá ser preso a partir desta terça-feira

A partir de hoje (25), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em casos de “flagrante delito” ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Está também prevista prisão para pessoas que impeçam o direito de as pessoas transitarem livremente. As medidas valem até 48 horas após o segundo turno das eleições, conforme previsto no Código Eleitoral. Imagem- Jota Info Fonte- Direto do Planalto      

Veja a Notícia Completa

Luiz Gonzaga agradece eleitores pelos mais de 6,6 mil votos: “Confiança para trabalhar ainda mais”

Luiz Gonzaga agradece eleitores pelos mais de 6,6 mil votos: “Confiança para trabalhar ainda mais”

O deputado Luiz Gonzaga (PSDB), reeleito no último domingo (2) com 6.680 votos, agradeceu aos acreanos pela confiança em seu trabalho e afirmou que sua responsabilidade aumenta ainda mais para realiza um mandato ainda mais produtivo. “Talvez não existam palavras suficientes para expressar a gratidão a todos os 6.680 acreanos que reconheceram o trabalho que fizemos e me e reelegeram para representar nosso estado por mais 4 anos na Aleac. Foram 45 dias de muita luta, mas com a benção de Deus e a confiança do povo acreano, podemos celebrar mais uma vitória”, disse o deputado. Gonzaga disse que vai continuar lutando pelos ribeirinhos, produtores rurais e geração de renda …

Veja a Notícia Completa

Brasil tem número recorde de eleitores no exterior

Urnas eletrônicas sendo preparadas para o envio ao exterior Cerca de 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar em 2022 exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número é 39,21% maior que o da última eleição, em 2018, quando ultrapassou 500 mil. Este ano, os eleitores brasileiros poderão votar em 181 cidades estrangeiras. A pedido do Ministério das Relações Exteriores, o TSE autorizou postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares em 21 países. Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros habilitados a votar, com 45,2 mil eleitores. …

Veja a Notícia Completa

Acre tem mais de 588 mil eleitores aptos a votar em 2022

Acre tem mais de 588 mil eleitores aptos a votar em 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, na última semana, as estatísticas oficiais do eleitorado nacional. No Acre, 588.433 eleitores estão aptos a votar. De 2020 até este ano, o eleitorado cresceu 0,38%. A maioria do eleitorado é composta por mulheres (303.832), representando 52%. Os homens somam 284.599 eleitores, sendo 48% do quantitativo total dos eleitores. As estatísticas também demonstram que a maior parte do eleitorado acreano tem entre 25 a 34 anos (139.122 – equivalente a 23,4%). A faixa etária dos 35 a 44 anos aparece como a segunda maior parte do eleitorado (126.848 – 21,56%) e na sequência os de 45 a 59 anos (125.514 – 21,33%). Os jovens …

Veja a Notícia Completa