Tag Archives: estado de emergência

Vigilância em Saúde federal fortalece parceria com a Sesacre para apoio à população afetada pela enchente

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) recebeu nesta segunda-feira, 4, em Rio Branco, a visita da secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Ethel Maciel, com o objetivo de avaliar o cenário da cheia, bem como a capacidade de resposta da Saúde do Estado. Na última semana, o MS enviou kits de medicamentos e insumos médico-hospitalares para apoiar os municípios. A partir da visita pessoal da secretária e de sua equipe, a expectativa é de que a parceria se fortaleça ainda mais. Secretária Ethel Maciel se colocou à disposição para apoiar o Estado neste período de calamidade. Foto: Luan Martins/Sesacre “Nós estamos junto à Secretaria …

Veja a Notícia Completa

Governador recebe ministros para visita em áreas atingidas pela cheia

A comitiva com os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Waldez Góes e Marina Silva, chegou ao Acre na manhã desta segunda-feira, 4, para visitar as áreas atingidas pela cheia dos rios, acompanhada pelo governador Gladson Cameli. Em agenda durante todo o dia, a comitiva deve seguir primeiramente para Brasileia, uma das cidades mais atingidas pela cheia, e se reúne com prefeitos das cidades do Alto Acre. “A gente vem atuando fortemente em mais esse evento, que desafia também de maneira muito drástica a situação das pessoas, de seu local de moradia nos municípios. Então é importante dizer, neste momento, que nós …

Veja a Notícia Completa

Gladson visita abrigo do Parque de Exposições Wildy Viana

Dando seguimento às ações do governo do Acre em apoio aos atingidos pela alagação dos rios em Rio Branco, o governador Gladson Cameli visitou na manhã desta quarta-feira, 28, o abrigo do Parque de Exposições Wildy Viana. Em companhia do secretariado, de agentes públicos e do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, Cameli visitou as estruturas do parque, que tem atendido às famílias desabrigadas na capital. “Este é um momento de união entre Estado, Município e governo federal. Toda a estrutura do governo do Acre está à disposição da população durante esta calamidade, que tão duramente atinge o povo acreano”, frisou Cameli durante a visita. Acompanhado do prefeito Bocalom, o …

Veja a Notícia Completa

Estado solicita envio de kits calamidade para socorro imediato aos municípios afetados pela enchente

Diante do cenário catastrófico enfrentado pela população acreana, com 19 municípios em situação de emergência pelas cheias, a Saúde do Acre (Sesacre) solicitou com urgência ao Ministério da Saúde (MS) o envio de kits calamidade para socorro imediato às famílias afetadas pela enchente. O MS confirmou o envio dos kits, compostos por 32 medicamentos e 16 insumos — como anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, além de luvas e seringas. Os produtos desempenham papel fundamental no atendimento à população e na mitigação dos efeitos negativos das condições climáticas. A grave cheia que atinge as cidades acreanas já afeta mais de 14,4 mil pessoas. A situação mais grave é nos municípios de Jordão e Brasileia, que …

Veja a Notícia Completa

Utilização de escolas como abrigos para atingidos pela enchente pode alterar calendário escolar  

As escolas do Acre têm se tornado abrigos para atender às famílias desabrigadas pela cheia dos rios do Acre. Além disso, algumas instituições também foram atingidas pelas águas, o que deve mudar futuramente o calendário escolar. Um levantamento da Secretaria de Educação mostra que 16 escolas estaduais foram afetadas. Deste total, duas foram alagadas e o restante está ocupado por famílias que tiveram que sair de casa. Essas escolas estão nas cidades de Brasileia, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Rio Branco, Santa Rosa do Purus e Tarauacá. “Isso tudo é reflexo da cheia em todos os municípios, em todas as regionais, e é uma preocupação bem grande. Mas, em Rio Branco e …

Veja a Notícia Completa

Presidente da República em exercício coloca estrutura federal à disposição durante cheia no Acre

O governador Gladson Cameli recebeu, na manhã desta quarta-feira, 28, a ligação do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, que colocou à disposição do Estado a estrutura federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que tem como titular Waldez Góes. Estrutura do governo federal foi colocada à disposição do Estado do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom A cheia dos rios do Acre tem causado danos à população. No último domingo, 25, Cameli decretou emergência em 17 cidades e, um dia após, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a portaria, o que possibilita ao Estado receber recursos federais e ajuda nos demais itens. Na ligação, o …

Veja a Notícia Completa

Boletim Enchentes – 27 de fevereiro

O governador do Acre, Gladson Cameli, publicou no dia 25 de fevereiro, o documento número 11.414, que decreta estado de emergência em 17 dos 22 municípios acreanos em decorrência das inundações causadas pela elevação dos níveis dos rios e também igarapés. O Rio Acre está acima da cota de transbordo e na manhã desta terça-feira, 27, chegou a 16,20 metros, em Rio Branco. As forças de segurança e secretários de governo estiveram reunidos, na segunda-feira, 26, para planejar estratégias para atuação e socorro dos mais de 11 mil afetados pelas enchentes. Durante a reunião as autoridades debateram sobre o quadro situacional da capital em relação às ações conjuntas com a …

Veja a Notícia Completa

Boletim Enchentes – 26 de fevereiro

17 dos 22 municípios do Acre estão sob Estado de Emergência   Diante do cenário de cheia nas cidades acreanas, o governador do Acre, Gladson Cameli, publicou no domingo, 25, o documento número 11.414, que decreta estado de emergência em 17 dos 22 municípios acreanos em decorrência das inundações causadas pela elevação dos níveis dos rios e também igarapés. O Rio Acre está acima da cota de transbordo e na manhã desta segunda-feira, 26, chegou a 15,92 metros. O governador Gladson Cameli deixou claro que já está em articulação com o governo e bancada federal para que o atendimento às famílias atingidas no estado seja rápido e amenize os impactos. …

Veja a Notícia Completa

Gladson lidera ação emergencial diante da cheia do Rio Acre em Brasileia e Epitaciolândia

Após acompanhar as ações junto à cheia do Rio Acre na capital Rio Branco, o governador Gladson Cameli deslocou-se na manhã deste sábado, 24, para as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, a fim de avaliar de perto a crescente situação de emergência provocada pelo rápido aumento do nível do Rio Acre. O governador, acompanhado da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassen, e representantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, realizou visitas a abrigos, levando consigo doações do governo e enfatizando a total mobilização estatal para enfrentar as emergências causadas pelas cheias. O Rio Acre, que atingiu a marca de 11,88 metros na medição em Brasileia nesta manhã, deixou um rastro …

Veja a Notícia Completa

Petecão buscará soluções em Brasília para combater a praga da mandioca

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) disse que irá pedir ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, medidas urgentes para combater a lagarta mandarová, que está destruindo as plantações de mandioca no município de Cruzeiro do Sul e em toda região do Juruá, maior produtora de farinha do estado. Preocupado com a situação dos pequenos produtores rurais, o parlamentar visitou a comunidade Besouro, em Cruzeiro do Sul, para verificar in loco a grave situação por eles enfrentada. Informou que, devido à gravidade da situação – da quantidade de pragas na lavoura -, a prefeitura já decretou estado de emergência na região devido aos graves prejuízos por ela causados. “É muito triste ver …

Veja a Notícia Completa

Longo apresenta requerimento e pede que órgãos amparem produtores afetados por praga no Juruá

Diante do decreto publicado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul sobre estado de emergência provocado pela praga da lagarta mandarová nas áreas de produção de mandioca no município, o deputado Pedro Longo protocolou uma indicação na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quarta-feira (18), alertando os órgãos de controle e solicitando amparo aos produtores locais. O deputado fez o encaminhamento do pedido ao superintendente do Banco da Amazônia (BASA) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Ao Banco da Amazônia, solicita-se a revisão e flexibilização das condições de pagamento dos financiamentos de custeio contratados pelos produtores, de modo a proporcionar um ambiente financeiro menos oneroso, permitindo que mantenham …

Veja a Notícia Completa

Vírus da polio: Nova York decreta estado de emergência

Amostras coletadas do esgoto detectaram o vírus da poliomielite O Estado de Nova York decretou estado de emergência após constatar a presença do vírus da poliomielite em amostras de água de agosto do condado de Nassau, em Long Island. A ordem, que foi assinada nesta sexta-feira (9) pela governadora Kathy Hochul, aumentou a rede de locais que podem aplicar vacinas contra a doença. O Departamento de Saúde de Nova York autorizou que médicos e enfermeiros certificados podem realizar a aplicação da vacina. “Não podemos arriscar com a poliomielite”, disse a comissária de saúde de Nova York, Mary Bassett. “Se você ou seu filho não estão vacinados ou não estão com …

Veja a Notícia Completa

Presidente do Peru decreta estado de emergência para conter protestos contra a elevação dos preços e jogo do Fla pode ser adiado

Presidente do Peru decreta estado de emergência e jogo do Fla pode ser adiado

Marcada para esta terça-feira, a estreia do Flamengo na Copa Libertadores pode ser adiada. A partida contra o peruano Sporting Cristal está marcada para as 21h30, pelo horário de Brasília, mas corre o risco de ser remarcada por conta de decisões recentes do governo do Peru. Na noite de segunda, o presidente Pedro Castillo decretou estado de emergência na capital Lima e também na cidade de El Callao. A decisão inclui um toque de recolher, válido até o fim desta terça. Com a medida, o governo espera conter os seguidos protestos no país contra a elevação dos preços dos combustíveis e dos alimentos. As manifestações já duram quase duas semanas …

Veja a Notícia Completa

Capital do Canadá sitiada por caminhoneiros antivacina

Capital do Canadá sitiada por caminhoneiros antivacina

A capital do Canadá, Ottawa, está sendo ocupada há quase duas semanas por um comboio de opositores das medidas restritivas contra a covid-19 no país. Os manifestantes chegaram no fim de janeiro buzinando e montaram um acampamento, estacionando seus caminhões e carros no centro de Ottawa. Além de interromper o tráfego, eles fecharam negócios e estão assediando e intimidando os moradores. Os protestos do “Freedom Convoy” (Comboio da Liberdade) se espalharam para além de Ottawa, bloqueando o tráfego e interrompendo o comércio no posto fronteiriço mais movimentado da América do Norte. O movimento de protesto se tornou um ponto de encontro global para quem é contra as restrições anticovid, inspirando …

Veja a Notícia Completa