Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Vírus da polio: Nova York decreta estado de emergência

Amostras coletadas do esgoto detectaram o vírus da poliomielite

O Estado de Nova York decretou estado de emergência após constatar a presença do vírus da poliomielite em amostras de água de agosto do condado de Nassau, em Long Island.

A ordem, que foi assinada nesta sexta-feira (9) pela governadora Kathy Hochul, aumentou a rede de locais que podem aplicar vacinas contra a doença.

O Departamento de Saúde de Nova York autorizou que médicos e enfermeiros certificados podem realizar a aplicação da vacina.

“Não podemos arriscar com a poliomielite”, disse a comissária de saúde de Nova York, Mary Bassett. “Se você ou seu filho não estão vacinados ou não estão com as vacinas em dia, o risco de contrair a doença paralítica é real. Peço aos nova-iorquinos que não aceitem nenhum risco”.

Morados de Nova York que tiveram contato com pessoas contaminadas, mesmo com o esquema vacinal completo, devem receber um reforço vitalício, de acordo com o departamento.

Já quem se expôs a águas residuais “podem considerar um reforço”, orientou a autoridade de Saúde do Estado.

Quase seis décadas depois, o pesadelo da paralisia infantil volta a assombrar. Uma das doenças mais temidas do século passado, quando vitimou centenas de milhares de crianças em todo o mundo, a poliomielite só foi controlada no Brasil em 1990, após a introdução de vacinas eficazes nas décadas de 50 e 60. E, meio século depois, volta a precisar da adesão maciça da população a campanhas para manter a cobertura vacinal a níveis seguros para evitar o retorno da pólio.
Poliomielite
Também conhecida por paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.
Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.

Foto de capa-Jornal Opção
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Museu dos Povos Acreanos encerra programação de semana nacional com grande público

Histórias, memórias e muita emoção marcaram o encerramento da 22ª Semana Nacional de Museus, no …