Tag Archives: Funai

MPF recomenda criação de GT para enfrentar efeitos da alagação em comunidades indígenas

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao estado do Acre, à Fundação Nacional do Povos Indígenas (Funai), à Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) e a outros órgãos públicos a criação de um grupo de trabalho (GT) para tratar dos efeitos da alagação ocorrida neste ano no Acre sobre as comunidades indígenas do estado. O GT deve ser instituído em, no máximo, 20 dias, sob a coordenação da Sepi, e ser organizado por eixos temáticos – infraestrutura, saneamento e segurança alimentar. A recomendação também solicita que, no prazo de 60 dias, contados a partir da instituição do GT, seja apresentado um plano de trabalho, com as ações que serão realizadas …

Veja a Notícia Completa

Cartórios do Acre não podem recusar registro de indígenas com nomes em suas línguas tradicionais

Recomendação do MPF alerta que a recusa do registro pode caracterizar discriminação em razão da etnia O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação para garantir que os cartórios do Estado do Acre registrem indígenas recém-nascidos com nomes em suas línguas tradicionais. O órgão deu prazo de 15 dias para que os cartórios de registro civil de todo o estado informem sobre o acatamento da recomendação e as providências adotadas para cumpri-la. O MPF também determinou que o documento seja enviado às Coordenações Regionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Acre, à Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá e à Federação do Povo Huni Kui do Estado do Acre, …

Veja a Notícia Completa

Gladson conduz missão humanitária à Aldeia Indígena Jatobá

Em mais uma ação importante para reduzir e minimizar os efeitos da crise climática com as enchentes no Acre, o governador Gladson Cameli conduziu nesta terça-feira, 5, uma missão humanitária à Aldeia Indígena Jatobá, do Alto Rio Iaco, localizada no município de Assis Brasil. O governador Gladson Cameli foi pessoalmente à comunidade, acompanhado da Secretária Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Francisca Arara. Para o governante, os povos indígenas representam uma parcela importante da população acreana, pois são os habitantes originais do estado. Governador disse que equipes do Estado retornam à aldeia para ajuda humanitária no pós-enchente. Foto: Pedro Devani/Secom “Fiz questão de estar presente aqui, nessa ação conjunta entre o …

Veja a Notícia Completa

11 mil afetados pelas enchentes são prioridade para ações estratégicas

As forças de segurança e secretários de governo estiveram reunidos nesta segunda-feira (26), para discutir assuntos prioritários para atuação do governo em áreas alagadiças. Na oportunidade, as autoridades debateram sobre o quadro situacional da capital em relação às ações conjuntas com a Prefeitura de Rio Branco, apoio aos demais municípios, nivelamento de informações, ações da polícia nas áreas alagadas, entre outros assuntos. A governadora em exercício, Mailza Assis, destaca que a união entre as forças faz toda a diferença neste momento que o estado vivencia. “Todas as instituições se envolvem direta ou indiretamente, então estamos aqui por ordenança do nosso governador, que nos pediu para tomar todos os cuidados possíveis, …

Veja a Notícia Completa

Governo retira famílias indígenas atingidas pela elevação do nível do Rio Acre em Rio Branco

O governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Governo, Secretaria Especial de Povos Indígenas, Gabinete do Governador, Corpo de Bombeiros Militar do Acre e Defesa Civil,  iniciou a retirada das famílias atingidas pela elevação do nível do Rio Acre, em Rio Branco, que já alcançou a marca de 14,04m, conforme a medição realizada às 18h desta sexta-feira, 23. Na noite desta sexta-feira, as equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, fizeram a retirada das sete famílias indígenas (média de 25 pessoas) que residem no bairro Base localizado às margens do Rio Acre. A ação faz parte do plano de contingência do governo do Acre, para …

Veja a Notícia Completa

Estado e governo federal elaboram ações conjuntas à saúde das populações indígenas do Acre

Representantes do governo do Acre e do Ministério da Saúde estiveram reunidos nesta terça-feira, 23, em Rio Branco, para elaboração conjunta de protocolos de preparação e respostas a eventos extremos que afetam as populações indígenas em seus territórios. O encontro, realizado no Museu dos Povos Acreanos, também tratou de fortalecer a parceria para assistência em saúde dos povos indígenas, por meio da união entre governo federal, Estado e municípios, levando em conta as necessidades, o incentivo à troca de experiências e a atenção à saúde integral em todo o estado. Parcerias são importante para articular a construção de uma atenção universalizada e completa às populações indígenas do estado. Foto: Felipe …

Veja a Notícia Completa

Governo avalia viabilidade econômica do cacau nativo na aldeia Twatwa

Os técnicos da Secretaria de Agricultura (Seagri), José Paulo dos Santos e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Paulo Roberto Lima, foram até a Aldeia Twatwa, no alto rio Iaco, para realizar um dia de campo. Na oportunidade,  eles fizeram um inventário do cacau nativo para verificar a viabilidade econômica e também puderam verificar o plantio de café da aldeia, que atualmente possui um hectare de cultivo ( 1.800 pés) e a meta é chegar a dois hectares. O café plantado é o clonal. De acordo com José Paulo Santos, trata-se de um trabalho que envolve muitas mãos, como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a …

Veja a Notícia Completa

Helicóptero com três pessoas desaparece em floresta no Amapá

Helicóptero com três pessoas desaparece em floresta no Amapá

Logo Agência Brasil

Equipes retomaram na manhã de hoje (18) as buscas para localizar o helicóptero contratado pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde, que está desaparecido desde a última quarta-feira (16) entre o Amapá e o norte do Pará. 

A aeronave era usada por uma equipe que fazia inspeções de pistas de pouso, na região do Parque do Tumucumaque, lado leste do Rio Paru D'Este, e deveria ter pousado em Macapá, na tarde de ontem (17). Estavam a bordo o comandante tenente coronel Josilei Gonçalves de Freiras, o mecânico Gabriel, cujo sobrenome não foi divulgado, e o engenheiro da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) José Francisco Vieira.

Notícias relacionadas:

A equipe estava fazendo inspeção de pistas de pouso na região do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. A decolagem ocorreu às 12h de quarta-feira (16), do polo base Bona, localizado na Aldeia Maritepu. O grupo deveria ter chegado às 14h em Macapá (AP), conforme nota da Funai a partir de informações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde.

Em postagem do Instagram, do final da tarde de ontem, o secretário da pasta, Weibe Tapeba, informou que a aeronave partiu do polo base Bona, na aldeia Maritepu. "As autoridades competentes já foram informadas sobre o incidente e começaram as buscas. A Sesai e o DSEI [Distrito Sanitário Especial Indígena] Amapá e Norte do Pará estão comprometidos na busca da aeronave desaparecida", acrescentou.

O secretário destacou, ainda, que, por estar cumprindo agenda na Índia, soube do caso pela coordenadora do DSEI, Simone Karipuna. "Nossa esperança é de que toda a tripulação esteja bem", afirmou.

Conforme a FAB, uma aeronave  do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) - Esquadrão Pelicano decolou de Campo Grande (MS) na manhã de quinta-feira (17) para ajudar nas buscas.. 

O secretário destacou, ainda, que, por estar cumprindo agenda na Índia, soube do caso pela coordenadora do DSEI, Simone Karipuna. "Nossa esperança é de que toda a tripulação esteja bem", afirmou.

O Ministério da Saúde disse que até o momento não tem atualizações.

Veja a Notícia Completa

Direito dos povos originários e mercado de carbono são pautas do Fórum Indígena

Música, dança e reza marcaram a abertura do segundo dia do Fórum Indígena realizado no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) na manhã desta quarta-feira, 5. O primeiro painel abordou a temática “Direito dos Povos Indígenas e acesso aos programas e projetos de Redução do Desmatamento e Degradação Ambiental (REDD+). O debate foi mediado pelo chefe do Departamento de Regulação do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Ferreira, e contou com a participação dos palestrantes: Marcus Mesquita, representante da Fundação Nacional do Índio (Funai); Eldo Gomes Shanenawa, coordenador regional da Funai no Juruá; juíza Louise Kristina Lopes, do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC); …

Veja a Notícia Completa

MPF apura atraso em demarcação de terras indígenas no interior do Acre

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimentos para apurar atrasos no processo demarcatório de quatro terras indígenas localizadas em municípios do Vale do Juruá (AC), próximo à fronteira com o Amazonas. As investigações tramitam na Procuradoria da República do Município de Cruzeiro do Sul, no interior do estado. Segundo o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, responsável pela instauração dos procedimentos, dois destes territórios, denominados Cabeceiras dos Rios Muru/Iboiaçu e Igarapé Taboca do Alto Tarauacá são áreas de povos isolados, e seus processos de demarcação existem desde 2009 e 2008, respectivamente. O território do povo Nawa, localizado no interior do Parque Nacional da Serra do Divisor, no extremo oeste …

Veja a Notícia Completa

Programa REM atualiza pacto para reduzir emissão de gases de efeito estufa

Programa REM atualiza pacto para reduzir emissão de gases de efeito estufa

A Unidade de Coordenação do Programa REM Acre, da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta terça-feira, 7, uma reunião de integração entre os órgãos estaduais e federais integrantes com o objetivo de repactuar, para o período de 2023, as diretrizes do eixo de Comando e Controle no âmbito do Programa REM Acre – Fase II. O eixo de Comando e Controle compõe o programa de Fortalecimento do Sisa e Instrumentos de REDD+ como estratégia fundamental para garantir o cumprimento das leis ambientais, por meio dos instrumentos de fiscalização destinados a coibir atividades ilegais e realizar a prevenção do desmatamento gerador de emissão de gases de efeito estufa. Os …

Veja a Notícia Completa

MPF cobra cumprimento de sentença de demarcação da Terra Indígena em Santa Rosa do Purus

O Ministério Público Federal (MPF) requereu à Justiça Federal o cumprimento provisório da sentença de novembro de 2015 na ação civil pública que pediu a condenação da União e da Funai a concluírem o processo de demarcação da terra indígena Estirão, no Município de Santa Rosa do Purus (AC), que está pendente de regularização há pelo menos 18 anos. Em 2015, a sentença julgou procedente o pedido e deu o prazo de 24 meses para a União e a Funai adotarem todas as medidas necessárias para a conclusão do processo de demarcação da terra indígena Estirão, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.  Até agora, a sentença não foi …

Veja a Notícia Completa

Acre investe em modelo turístico comunitário para expandir economia e empreendimentos

Afirmar que o Acre não possui atrativos turísticos é demonstrar desconhecimento, pois, além de a região contar com a oferta de belas paisagens naturais, a atual gestão de governo investiu no crescimento do setor. O Rio Croa tem atrativos naturais que encantam turistas e moradores da região. Foto: Alice Leão/Seet Mesmo não sendo como os estados que sobrevivem com lucro de rotas consagradas – inclusive por estarem mais próximos ou acessíveis dos grandes centros urbanos -, o Acre vivenciou uma expansão significativa e controlada em seu turismo, com grande número de pessoas visitando o estado a passeio. Mesmo durante a pandemia, o setor chegou a movimentar mais de R$ 5 …

Veja a Notícia Completa