Tag Archives: Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais

Acre apresenta experiências e desafios na implantação de salvaguardas socioambientais

O governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), participou do encontro “Pagamento por serviços ambientais: série de diálogos consultivos”, realizado pelo Ministério do Meio e Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio da Secretaria Nacional de Bioeconomia, nesta quinta-feira, 2, em Brasília. O evento reuniu especialistas e representantes do poder público municipal, estadual e federal, do setor empresarial e de movimentos sociais de povos indígenas e de comunidades tradicionais, com o objetivo de acolher contribuições para a regulamentação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (Lei 14.119/2021). O presidente do IMC, Leonardo Carvalho, foi convidado a compartilhar as experiências …

Veja a Notícia Completa

Acre e Pará participam de oficinas técnicas sobre mercado de carbono

Em agenda em Brasília (DF), o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, e o chefe da Procuradoria de Meio Ambiente da Procuradoria Geral do Estado do Acre (PGE), Rodrigo Neves, participaram de oficinas técnicas sobre aninhamento (conformidade) entre mercado de carbono privado e jurisdicional com equipe do Estado do Pará e especialistas. O encontro, se iniciou na terça, 30, e se encerrou na quinta-feira, 2. Leonardo Carvalho compartilhou as particularidades e desafios do Acre, bem como os critérios de conformidade a serem cumpridos para elegibilidade ao padrão de certificação internacional ART Trees (de excelência ambiental). A troca de experiências entre os estados …

Veja a Notícia Completa

Acre se prepara para intercâmbio técnico da Força-Tarefa dos Governadores que inicia hoje na Bolívia

  O governo do Acre, por meio da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) e do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), integrou a reunião para a definir as pautas de interesse dos membros do Comitê Global  que participam do intercâmbio técnico da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF Task Force), que será realizado de terça-feira, 23, a quinta, 26, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A reunião preparatória, realizada na tarde deste domingo, 21, naquela cidade boliviana, contou com a participação de representantes da Bolívia, Peru, México e Brasil (Acre) e foi conduzida pelo secretário global da GCF Task Force, Jason …

Veja a Notícia Completa

Representante do Reino Unido visita a Resex Chico Mendes

A diretora do portfólio de Floresta do Fundo Investimento Climático (ICF) do Reino Unido no Brasil, Érika Melhoranse Gouveia, visitou a Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, em Xapuri (AC), nesta quinta-feira, 11. Erika Gouveia conheceu uma das iniciativas financiadas pelo Reino Unido, por meio do Programa REM, que concede incentivo financeiro às famílias que têm como principal fonte de renda o extrativismo. No Acre, o Programa REM beneficia aproximadamente 600 extrativistas como o pagamento regular de subsídio para a borracha. A agenda foi conduzida pela coordenadora geral do Programa REM Acre, Marta Azevedo, e a diretora executiva do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo, …

Veja a Notícia Completa

Lideranças debatem parecer jurídico do regimento interno da Câmara Temática Indígena

As instâncias de governança do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) seguem com uma agenda de reuniões neste mês de abril. Nesta quarta-feira, 3, foi realizada a primeira reunião extraordinária com os membros da Câmara Temática Indígena (CTI). A reunião virtual permitiu amplo debate e apontamentos acerca da pauta principal do encontro que foi o parecer jurídico do regimento interno da CTI elaborado no ano passado pelos membros. A reunião foi oportuna também para tratar de outras pautas, como o custeio e logística dos titulares e/ou suplentes nas agendas e reuniões presenciais. Eles puderam opinar ainda sobre a identidade visual elaborada pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Após …

Veja a Notícia Completa

Instituições realizam reunião de atualização sobre repartição de benefícios para créditos de carbono

Para atualizar informações sobre repartição de benefícios para projetos de Redução de Emissões Decorrentes do Desmatamento e da Degradação de Florestas (REDD+) Jurisdicional, a Procuradoria-Geral do Acre (PGE/AC), a Secretaria de Estado de Políticas Indígenas (Sepi) e o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) realizaram, com o Environmental Defense Fund (EDF), uma reunião nesta segunda-feira, 1º, no auditório da PGE, em Rio Branco. O encontro apresentou dados colhidos nos encontros, fóruns e oficinas realizados com o apoio do EDF e parceiros institucionais ao longo do primeiro ano de execução do projeto “Capacitação em mercado de carbono para povos indígenas e comunidades locais na Amazônia brasileira”. Steve …

Veja a Notícia Completa

Acre participa de evento sobre financiamento climático promovido pela Embaixada Britânica

A convite da Embaixada Britânica no Brasil, o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, participou do workshop “Reino Unido e Brasil: parceiros no crescimento verde e inclusivo”, realizado nesta terça-feira, 26, em Brasília (DF). Na abertura, a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, destacou que o objetivo principal do evento é ampliar a parceria entre os dois países, ao anunciar a destinação de mais de R$ 3 bilhões para apoio técnico e financiamento de projetos do governo brasileiro que promovam a transição para uma economia de baixo carbono. Presidente do IMC, Leonardo Carvalho, participou do workshop “Reino Unido e Brasil: …

Veja a Notícia Completa

Acre busca financiamento de créditos de carbono junto a Noruega, Reino Unido e USA

O governo do Acre, por meio da procuradora-geral do Estado (PGE), Janete Melo; do procurador chefe da Procuradoria do Meio Ambiente (PGE), Rodrigo Fernandes, e do presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, estiveram reunidos nesta terça-feira, 19, com o cônsul-geral britânico, no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, para fortalecer as parcerias com o governo do Acre para o acesso a financiamentos climáticos. Gestores do Acre se reúnem com representantes do Reino Unido, Noruega e USA e da Emergent para apoio nas negociações de créditos de carbono. Foto: cedida O governo do Reino Unido é membro da Coalizão LEAF (sigla em inglês para …

Veja a Notícia Completa

Acre participa de planejamento com especialistas da ONU sobre o Mercado de Carbono

O Governo do Acre segue avançando para cumprir com os requisitos para atualização das salvaguardas socioambientais do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) e adequação ao padrão de certificação internacional de carbono florestal. Nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de março, com apoio de especialistas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, reuniu técnicos e gestores para elaboração do plano de ação para 2024. Gestores e técnicos do IMC e CDSA participaram de reuniões de planejamento com especialistas do Pnuma …

Veja a Notícia Completa

Acre é convidado a debater mecanismos e oportunidades de financiamento climático na COP28

O Acre foi convidado a integrar o painel sobre “Financiamento Climático: Mecanismos e Oportunidades” realizado neste sábado, 2, no Pavilhão de Ação Multinível e Urbanização LGMA, no Green Zone, na COP28, nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. O debate teve como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância do financiamento climático como oportunidade para o enfrentamento aos desafios das mudanças climáticas na América do Sul. Leonardo Carvalho apresentou  as experiências do Acre com o programa de REDD+ Jurisdicional, que cria oportunidades de financiamento climático. Foto: Ângela Rodrigues/IMC Ao longo do painel, especialistas e representantes de governos puderam apresentar suas experiências, ideias e perspectivas sobre como alavancar investimentos para projetos e …

Veja a Notícia Completa

Governo do Acre participa de GT sobre padrão de certificação de carbono florestal

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), tem avançado no cumprimento dos requisitos necessários para alcançar a elegibilidade aos padrões de certificação internacionais de alta integridade para o acesso a financiamentos climáticos. O presidente do IMC, Leonardo Carvalho, acompanhado dos chefes de Monitoramento e Regulação: Lucélia Souza e Leonardo Ferreira, participaram do Grupo de Trabalho (GT) sobre Mensuração, Relatoria e Verificação (MRV) em REDD+ Jurisdicional. O evento foi realizado nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24, no auditório do Hotel Deville Prime, em Cuiabá (MT). Na oportunidade, os gestores ficaram a par da metodologia de mensuração, resultados preliminares, …

Veja a Notícia Completa

Gestores participam de capacitação sobre REDD+ e salvaguardas socioambientais

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) e da Companhia de Desenvolvimento a Serviços Ambientais (CDSA), realizou a capacitação em Redução do Desmatamento e Degradação Ambiental (REDD+) e Salvaguardas Socioambientais nesta segunda e terça, 13 e 14 de novembro, no Salão Castanheira, do Hotel Diff, em Rio Branco. A iniciativa apoiada pelo Projeto Janela B “Destravando e alavancando o desenvolvimento de baixas emissões” tem como executor a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Earth Innovation Institute (EII). O curso foi ministrado aos membros da governança do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) composta por representantes das cinco regionais, …

Veja a Notícia Completa

Acre participa de debate sobre as experiências do programa REDD+ na Semana do Clima da América Latina e do Caribe, no Panamá

O governo do Estado do Acre, por meio do Programa REM Acre – Fase II, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), participa do painel “Lições aprendidas nas experiências de implementação dos programas REDD+ a nível jurisdicional”, na Semana del Clima de América Latina y el Caribe (LACCW 2023). O evento é organizado pelo governo do Panamá e ocorre entre os dias 23 e 27 de outubro, na Cidade do Panamá, capital do país. O objetivo do painel é compartilhar e socializar as experiências aprendidas durante a implementação do programa de pagamento por resultados de REDD+ do Acre e Mato Grosso, além do REDD+ Tocantins, mostrando que é possível conciliar …

Veja a Notícia Completa

Coalizão Leaf apresenta iniciativa para apoiar ações de enfrentamento ao desmatamento

Financiamento climático foi a pauta da 5ª Reunião Extraordinária da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) e das câmaras temáticas Indígena e de Mulheres (CTI/CTM), ambas do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) realizada na tarde da segunda, 9. Na reunião, os membros ficaram a par da iniciativa global Coalizão Leaf, que destina recursos para apoiar ações de enfrentamento ao desmatamento. O governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), tem dado transparência junto aos representantes da sociedade civil e demais órgãos do Poder Executivo na validação das políticas de mudanças climáticas. “A iniciativa reforça as diretrizes repassadas pelo governador …

Veja a Notícia Completa

Governo do Acre promove oficina para o fortalecimento da equidade de gênero e mudanças climáticas

O governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) e da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA) realizou nesta terça, 3, a Oficina de Equidade de Gênero, no contexto das políticas ambientais do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), em Rio Branco. “Nosso objetivo é promover a equidade de gênero com a participação de diversos representantes de órgãos das secretarias e da sociedade civil, com um olhar para os direitos humanos e igualdade racial e, assim, seguir na vanguarda, alcançar os critérios de elegibilidade e padrões internacionais exigidos para acesso a financiamentos climáticos”, destacou Leonardo Carvalho, presidente do IMC. A …

Veja a Notícia Completa