Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Representante do Reino Unido visita a Resex Chico Mendes

A diretora do portfólio de Floresta do Fundo Investimento Climático (ICF) do Reino Unido no Brasil, Érika Melhoranse Gouveia, visitou a Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, em Xapuri (AC), nesta quinta-feira, 11.

Erika Gouveia conheceu uma das iniciativas financiadas pelo Reino Unido, por meio do Programa REM, que concede incentivo financeiro às famílias que têm como principal fonte de renda o extrativismo.

No Acre, o Programa REM beneficia aproximadamente 600 extrativistas como o pagamento regular de subsídio para a borracha.

A agenda foi conduzida pela coordenadora geral do Programa REM Acre, Marta Azevedo, e a diretora executiva do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo, e Elsa Mendoza, da consultoria internacional para a implementação do Programa REM Acre – Fase II.

A secretária executiva da governança do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) no IMC, Andreia Reis, e o soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), Gerbson Francisco Nogueira Maia, também acompanharam a agenda.

A comitiva contou com uma visita à propriedade do ativista ambiental e primo de Chico Mendes, Raimundo Mendes, o Raimundão. O líder ambientalista relembrou os embates, desafios e conquistas ao lado do líder Chico Mendes.

Raimundão Mendes reforçou a importância da continuidade do apoio internacional, incluindo o Reino Unido, para o prosseguimento das políticas públicas de conservação e valoração das florestas e fez considerações importantes para novos projetos que unam a conservação com a melhoria de vida nas comunidades.

Em seguida, a diretora ICF do Reino Unido no Brasil visitou a Casa de Chico Mendes e a sede do 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xapuri, que também conta com apoio financeiro do REM para ações de enfrentamento e combate ao desmatamento ilegal.

Ao falar da parceria internacional, Érika Gouveia reforçou o compromisso do Reino Unido na destinação de mais de R$ 3 bilhões ao Brasil para projetos voltados à proteção do clima e da natureza para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.

Ela lembrou que, no ano passado, o chanceler britânico James Cleverly, em agenda oficial no Itamaraty e Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), firmou a parceria Reino Unido-Brasil para um Crescimento Verde e Inclusivo.

A iniciativa prevê investimentos em florestas, compartilhamento de conhecimentos, colaboração política e apoio a programas de agricultura sustentável , finanças climáticas e transição energética.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Universidade de Harvard abre inscrições para cursos gratuitos online

Cursos disponíveis 1-Artes e Design; 2-Negócios e Gestão; 3-Ciência da Computação; 4-Ciência de Dados; 5-Ciência …