Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Acre participa de evento sobre financiamento climático promovido pela Embaixada Britânica

A convite da Embaixada Britânica no Brasil, o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, participou do workshop “Reino Unido e Brasil: parceiros no crescimento verde e inclusivo”, realizado nesta terça-feira, 26, em Brasília (DF).

Na abertura, a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, destacou que o objetivo principal do evento é ampliar a parceria entre os dois países, ao anunciar a destinação de mais de R$ 3 bilhões para apoio técnico e financiamento de projetos do governo brasileiro que promovam a transição para uma economia de baixo carbono.

Presidente do IMC, Leonardo Carvalho, participou do workshop “Reino Unido e Brasil: parceiros no crescimento verde e inclusivo”, em Brasília (DF). Foto: cedida

A iniciativa torna o governo britânico um dos principais parceiros do Brasil, abrindo oportunidade de aumentar a cooperação em cinco áreas-chave: clima, florestas, agricultura sustentável, transição energética e mobilização de finanças. Na oportunidade também foi anunciada a destinação de outros 3 milhões de euros para propostas voltadas à descarbonização e ao uso de hidrogênio.

Após as apresentações das autoridades britânicas, os representantes brasileiros foram convidados a compartilhar os resultados já obtidos, bem como as metas futuras até a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em 2025, em Belém (PA).

Em sua fala, Leonardo Carvalho agradeceu o importante apoio financeiro do Reino Unido na implementação do primeiro programa de REDD+ Jurisdicional no Acre, por meio do Programa REM, agora em sua segunda fase, e destacou a valiosa contribuição do governo britânico no atual processo de elegibilidade ao padrão internacional de carbono florestal.

“O Acre tem todo um pioneirismo graças ao arcabouço jurídico do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais, o Sisa, que permite o recebimento de pagamento por resultados pela redução do desmatamento de anos anteriores. Mas, queremos aproveitar esse novo ciclo de diminuição do desmatamento para que possamos nos habilitar junto ao mercado internacional. Temos grandes desafios e o Reino Unido está nos apoiando, com apoio técnico e jurídico, para que o Acre obtenha a certificação de seus créditos de carbono de alta integridade e possa acessar novas fontes de recursos até a COP30”, destacou.

Representando o governo do Reino Unido no Brasil, participaram a diretora do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Andrea Ledward; a diretora do Ministério das Relações Exteriores da Commonwealth e do Desenvolvimento (FCDO), Debbie Palmer; o diretor do Ministério da Segurança Energética e Neutralidade de Carbono, Matt Toombs; além da diretora executiva do Instituto

Participaram também representantes dos ministérios brasileiros de Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Fazenda, do Desenvolvimento Agrário (MDA), bem como da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Caixa Econômica Federal (CEF), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) e das secretarias de Meio Ambiente de Minas Gerais, do Mato Grosso e do Pará. O evento foi transmitido ao vivo e pode ser acessado pelo canal da ICS no YouTube.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …