Tag Archives: OMS

Brasil tem mais de 4 milhões de autistas em escolas, diz OMS

Abril é o Mês de Conscientização Sobre o Autismo Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. Uma pesquisa do Censo Escolar do Brasil registrou entre 2017 e 2021 um aumento de 280% no número de estudantes com TEA matriculados em escolas públicas e particulares. Esse total é equivalente a mais de 4 milhões de brasileiros. Sinais de autismo É possível identificar o autismo nos primeiros anos de vida. O transtorno se caracteriza pela dificuldade de comunicação ou interação social. No entanto, é preciso uma equipe multidisciplinar para o diagnóstico, como explica a psicóloga clínica e hospitalar, especializada em análise de comportamento …

Veja a Notícia Completa

Saúde realiza programação sobre doenças crônicas com pacientes do bairro Recanto dos Buritis em Rio Branco

A obesidade e a insuficiência renal estão na lista de doenças que reúnem as principais causas de morte no Brasil e no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O mês de março é voltado para a conscientização e prevenção dessas patologias. Comemora-se, também, o Dia Mundial da Saúde e da Nutrição. Em observação a essas datas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção à Saúde (Daps), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco realizou, nesta segunda-feira, 6, uma programação voltada para os pacientes do grupo de obesidade da Unidade de Saúde da Família Recanto dos Buritis. Além da promoção de palestras …

Veja a Notícia Completa

Nova variante XBB.1.5 do coronavírus é a mais transmissível e foge da imunidade das vacinas

A epidemiologista e responsável pelo grupo de Covid da OMS,  Maria van Kerkhove, disse que “a variante é a mais transmissível até agora devido às mutações que acumulou” e que possui um escape imunológico, isto é, ela consegue fugir da imunidade conferida por vacinas e infecção prévia. “Quanto mais esta variante circular, mais oportunidades terá de mudar, e com isso esperamos novas ondas de infecção em todo o mundo, embora ainda não tenhamos indicação sobre o potencial de gravidade ou quadro clínico”, afirmou. De acordo com a pesquisa, que inclui cientistas da Universidade Columbia e da Universidade de Michigan (ambas dos EUA), o nível de anticorpos em pessoas que receberam …

Veja a Notícia Completa

Covid e Mpox podem deixar de ser emergências de saúde em 2023

Segundo a Organização Mundial da Saúde a expectativa é que a Covid-19 e a Mpox deixem de ser emergências de saúde pública em 2023. A OMS entende que ambas as doenças deixaram para trás suas fases mais perigosas. O  comitê de emergência da OMS,  começará a discutir em janeiro como será o fim da fase de emergência. A designação visa desencadear uma resposta internacional coordenada e pode desbloquear financiamento para colaborar no compartilhamento de vacinas e tratamentos porque o vírus não vai desaparecer e todos os países terão de aprender a lidar com ele. Imagem- Noticia ao Minuto      

Veja a Notícia Completa

Mais de 1 milhão de pessoas morreram por covid este ano no mundo, afirma OMS

Mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo morreram pelo coronavírus entre janeiro e agosto deste ano, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira, 25. Em pronunciamento oficial, o diretor-geral Tedros Adhanom lamentou que se continue perdendo vidas para a doença, “quando temos todas as ferramentas necessárias para evitá-la”. “Não podemos dizer que estamos aprendendo com a doença diante deste trágico marco, depois de dois anos e meio”, continuou Adhanom. “Mais uma vez, pedimos a todos os governos para fortalecerem os esforços na vacinação dos profissionais de saúde, idosos e demais populações de risco.” Desde que a pandemia do coronavírus foi anunciada pela OMS, mais de …

Veja a Notícia Completa

Varíola dos macacos: OMS pede a homens que fazem sexo com homens diminuírem contato sexual

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou na tarde desta quarta-feira, 27, uma nova reunião para anunciar medidas de controle contra o surto mundial da varíola dos macacos (monkeypox), declarada na última semana como uma “emergência de saúde global” pela entidade. Entre as recomendações, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom pediu para “homens que fazem sexo com homens” diminuírem o número de parceiros, de relações sexuais e de exposição ao vírus. O balanço mais recente da OMS aponta que a varíola dos macacos já se espalhou por 78 países e tem mais de 18 mil casos notificados, dos quais a maioria (98%) é entre “homens que fazem sexo com homens”, …

Veja a Notícia Completa

Varíola dos macacos: OMS declara emergência internacional de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu neste sábado (23),  declarar que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa. “Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Tedros. A decisão não foi consensual entre membros do Comitê de Emergência da OMS, mas o diretor-geral decidiu ir adiante …

Veja a Notícia Completa

Número de casos de Varíola dos macacos preocupa a OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) se mostrou preocupada com a quantidade de casos confirmados de varíola dos macacos e também com o crescente número de países com confirmações, em nova reunião do comitê de emergência para avaliação do surto, nesta quinta-feira, 21. Conforme o diretor-geral, Tedros Adhanom, já são mais de 14 mil notificações recebidas vindas de 71 nações. “Continuo preocupado com o número de casos, em um número crescente de países”, disse Adhanom, no discurso de abertura da reunião. Ele destacou que é “agradável” notar uma aparente tendência de declínio em alguns países, “mas outros ainda estão vendo um aumento, e seis países relataram seus primeiros casos na …

Veja a Notícia Completa

OMS: quadro mais provável é covid-19 assumir ‘condição endêmica’ sem a repetição de um grande pico de mortes

Cientista-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Soumya Swaminathan afirmou hoje que o cenário mais provável é que a covid-19 assuma uma “condição endêmica”. Segundo ela, pode haver ainda “algum surto”, mas não a repetição de um grande pico de mortes como visto anteriormente na pandemia. De qualquer modo, ela reforçou o conselho da entidade pela vacinação, a fim de se evitar casos graves, e também de outras medidas, como o uso de máscaras, para conter a disseminação do vírus. A autoridade da OMS falou durante sessão de perguntas e respostas sobre a covid-19. Ela lembrou que, apesar das novas variantes, não há até agora relato de que o vírus …

Veja a Notícia Completa

OMS avalia decretar varíola dos macacos “emergência de saúde global”

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reúne seu comitê de emergência nesta quinta-feira para considerar se um surto da varíola dos macacos exige que se declare uma emergência global. Para alguns especialistas, uma decisão da OMS de agir apenas após a doença se disseminar pelo Ocidente poderia perpetuar as grandes desigualdades que surgiram entre os países ricos e pobres durante a pandemia da covid-19. Declarar a varíola dos macacos uma emergência global significaria que a agência de saúde da Organização das Nações Unidas avalia o surto como um “evento extraordinário” e que a doença pode se disseminar por ainda mais países. Isso também daria à enfermidade a mesma distinção da …

Veja a Notícia Completa

OMS contabiliza 780 casos de varíola dos macacos em 27 países não africanos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) contabiliza 780 casos de varíola dos macacos no período entre 13 de maio e 2 de junho. Esse é o total de infecções registradas em 27 países fora das regiões central e ocidental da África, nas quais a doença é considerada endêmica. A OMS informou que avalia o risco em nível global como moderado, considerando que essa é a primeira vez que muitas infecções são relatadas simultaneamente em países não endêmicos e endêmicos em áreas geográficas amplamente díspares. As investigações epidemiológicas seguem em andamento, ainda de acordo com o comunicado oficial da organização. A maioria dos casos notificados até agora envolveram principalmente, mas não …

Veja a Notícia Completa

OMS: vírus da covid continua a se disseminar em nível bastante intenso, diz líder

Líder técnica da resposta à pandemia de covid-19 na Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove alertou nesta terça-feira, 31, para o fato de que o vírus “continua a se disseminar em nível bastante intenso” pelo mundo. Durante sessão de perguntas e respostas da entidade, ela destacou o fato de que há uma queda no número de testes para a doença, o que dificulta o trabalho de monitorá-la e sequenciar os vírus, a fim de verificar a ocorrência de novas variantes ou subvariantes e sua disseminação. Kerkhove disse que a OMS espera reportar um recuo nos casos semanais da doença, no levantamento mais recente, porém reforçou que o movimento …

Veja a Notícia Completa