Tag Archives: Pedro Castillo

Polícia prende 200 pessoas em universidade no Peru

A polícia entrou no campus da universidade San Marcos no sábado (21), derrubando o portão com um veículo blindado. Centenas de pessoas de regiões do sul do país que foram a Lima para se juntar aos protestos contra o governo da presidente Dina Boluarte estavam abrigadas na instituição. Além dos blindados, os agentes usaram bombas de gás lacrimogêneo e um helicóptero na operação para desocupar a universidade. Ao menos 193 pessoas foram presas, das quais 192 foram indiciadas por crimes como danos contra o patrimônio e roubo qualificado. Há ainda quatro detidos que responderão por terrorismo. Os manifestantes que protestam contra o governo de Dina Boluarte são acusados de guerrilheiros. …

Veja a Notícia Completa

Brasileiros ficam presos em bloqueio de protesto no Peru

O Peru vive uma situação de ebulição política e convulsão social desde a prisão do presidente Pedro Castillo em 7 de dezembro do ano passado.  A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), orientou os acreanos a evitarem ingressar no país vizinho para evitarem problemas. Os principais bloqueios na rota utilizada por acreanos são em  Iberia – Departamento de Madre de Dios,  Pucallpa,  e em Puerto Maldonado. Sete carros brasileiros, com  20 pessoas brasileiros estão retidos na ponte de Puerto Maldonado, tentando chegar ao Brasil, via Acre. Informações Sejusp  Imagem- Estadão  

Veja a Notícia Completa

Peru, um país em constante convulsão política

Peru, um país em constante convulsão política

Pedro Castillo que foi presidente do Peru por um ano e quatro meses, está detido provisoriamente no mesmo Departamento de Operações Especiais (Diroes) da Polícia Nacional, onde cumpre pena o ex-ditador Alberto Fujimori (1990 e 2000),  de 84 anos. O centro de detenção está localizado ao leste da capital Lima. A prisão preventiva tem prazo de 7 dias. Após esse prazo será processado por crime de tentativa de golpe de Estado que tem pena de 10 a 20 anos. Enquanto Castillo aguarda, nas ruas do país são registrados incidentes de protesto contra sua destituição. Os protestos incluíram ações violentas como o bloqueio da rodovia Pan-americana Sul na região de Ica …

Veja a Notícia Completa

Pedro Castillo é destituído da presidência do Peru e preso

Pedro Castillo é destituído da presidência do Peru e preso

Castillo  foi levado do Palácio de Governo à sede da prefeitura de Lima. Ele foi preso poucas horas depois do Congresso peruano aprovar o seu impeachment do cargo. Horas antes, Pedro Castillo anunciou a dissolução do Congresso e a instalação de Governo de Exceção com toque de recolher a partir das 22 h. Também anunciou a convocação de uma nova eleição. Imagem- Revista Fórum    

Veja a Notícia Completa

Gonzaga diz que reunião entre Bolsonaro e Castilho representa grande avanço para construção da estrada entre Acre e Peru

Gonzaga diz que reunião entre Bolsonaro e Castilho representa grande avanço para construção da estrada entre Acre e Peru

O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) classificou como proveitoso o encontro entre os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Peru, Pedro Castilho, na cidade de Porto Velho, Rondônia, onde foi tratado sobre acordos bilateriais entre os dois países sul-americanos. Durante a agenda com o presidente do Peru, Jair Bolsonaro falou da importância da construção da estrada que ligará Cruzeiro do Sul a Pucallpa, no Peru. O projeto é defendido desde o primeiro mandato do deputado Luiz Gonzaga e é visto pelo parlamentar como uma mola propulsora para o desenvolvimento econômico do Acre. “Reafirmaram o interesse de ambos os países em incrementar a conectividade, especialmente nas localidades fronteiriças, por meio …

Veja a Notícia Completa

Analistas internacionais alertam para o risco de golpe no Peru e a derrubada de Pedro Castillo

Analistas internacionais alertam para o risco de golpe no Peru e a derrubada de Pedro Castillo

O alerta foi dado meses atrás com base no histórico do envolvimento dos Estados Unidos na política da América Latina, mas ganhou contornos de realização com a renúncia do ministro das Relações Exteriores, Hector Béjar. O sociólogo renunciou após 20 dias no cargo. A renúncia aconteceu logo depois que foi desatada uma campanha midiática contra ele. Antes de ser ministro, o intelectual peruano havia dado uma declaração que envolvia a Marinha peruana em ações anti povo. Disse Béjar: “Eu estou convencido, não posso demonstrar, sobre duas coisas: que o Sendero Luminoso é, em grande parte, obra da CIA e seus serviços de inteligência; e dois, que grande parte das operações …

Veja a Notícia Completa

Presidente do Peru, Pedro Castillo nomeia primeiro ministro marxista

Presidente do Peru, Pedro Castillo nomeia primeiro ministro marxista

O socialista Guido Bellido foi nomeado presidente do Conselho de Ministros, cargo que se assemelha à função de primeiro-ministro no Peru Bellido, é de origem camponesa e engenheiro eletrônico de formação. Ele é secretário-geral do partido Peru Livre, o mesmo de Pedro Castillo, na cidade de Cusco, por onde Guido foi eleito deputado. No Twitter, o presidente Castillo disse:”o novo gabinete pertence ao povo e o compromisso do governo será dedicar aos peruanos um país justo, livre e digno. Nosso gabinete pertence ao povo, é devido ao povo e vai para eles. Nosso compromisso é a construção de um país mais justo, livre e digno”. A nomeação do deputado Guido …

Veja a Notícia Completa

Pedro Castillo será empossado dia 28 de julho, presidente do Peru

Pedro Castillo será empossado dia 28 de julho, presidente do Peru

O presidente eleito Pedro Castillo, será empossado presidente do Peru no próximo dia 28. O mandato dele vai de 2021 a 2026. Castillo tem como vice-presidenta a advogada Dina Boluarte, do partido Peru Livre. Seu partido, Força Popular possui a segunda maior bancada do Congresso, com 24 deputados, atrás somente do partido governante Peru Livre, que elegeu 37 parlamentares. A sociedade peruana que não se manifestava desde a década de 1970 está polarizada e deve assim permanecer com a Direita unificando-se em torno da bandeira  do anticomunismo uma vez que o partido de Castillo se identifica como marxista, leninista e mariateguista. Um dos principais desafios será lidar com a atual …

Veja a Notícia Completa