Tag Archives: preconceito

50% da população do Acre é composta por mulheres

Dos mais de 830 mil habitantes do Acre, metade são mulheres. Proporção semelhante se repete no âmbito da gestão, sendo o público feminino até maior do que o masculino. O Estado conta atualmente com 35.616 servidores, sendo 19.932, ou seja, 56%, mulheres. Em um estado cuja metade da população é composta por mulheres, é preciso focar em políticas públicas e ações voltadas para o público feminino. O governo do Acre tem feito isso ao longo dos últimos anos, gerando índices positivos em diversas frentes e, principalmente, revertendo, no estado, o cenário da violência contra a mulher. A representatividade feminina faz com que a tomada de decisões seja pensada por mulheres …

Veja a Notícia Completa

Comissão debate preconceito contra pessoas mais velhas

  A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realiza audiência publica na próxima quarta-feira (17) para discutir o etarismo no Brasil. Etarismo é a discriminação às pessoas por causa da idade. O deputado Castro Neto (PSD-PI), que solicitou o debate, ressalta que nos últimos meses casos de discriminação por conta da idade foram divulgados pela imprensa e disseminadas com recorrência pelas redes sociais. “Foi o caso do vídeo publicado por três jovens mulheres discriminando uma colega de sala que faz graduação aos 44 anos. A vítima, Patrícia Linhares, é estudante de Biomedicina na Unisagrado, faculdade particular localizada em Bauru, no interior de São Paulo”, …

Veja a Notícia Completa

MPF requisita abertura de inquérito policial para apurar crime de transfobia em publicações na internet

MPF requisita abertura de inquérito policial para apurar crime de transfobia em publicações na internet

O Ministério Público Federal (MPF) requisitou à Polícia Federal (PF) que seja aberto inquérito policial para apurar a ocorrência de crime de homofobia e transfobia em comentários de publicação veiculada em um site de notícias acreano. Segundo o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, os comentários foram registrados na publicação de uma notícia sobre uma mulher transexual, que relata sua experiência e afirma que mulheres trans “não são menos mulheres”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A publicação foi feita tanto no site de notícias quanto na rede social Facebook. “Nos comentários das referidas publicações, é possível verificar o conteúdo transfóbico que dissemina ódio e intolerância às pessoas transgêneras”, …

Veja a Notícia Completa

Gonzaga propõe parceria com ISE para capacitar menores infratores e ingressá-los no mercado de trabalho

Gonzaga propõe parceria com ISE para capacitar menores infratores e ingressá-los no mercado de trabalho

O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) se reuniu nesta sexta-feira (27) com o presidente do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE), Coronel Mauro César, para tratar sobre a capacitação e ressocialização de menores infratores no estado do Acre. Gonzaga colocou à estrutura da Assembleia Legislativa (Aleac), através da Escola do Legislativo, à disposição do ISE para ofertar cursos profissionalizantes aos adolescentes infratores que desejam entrar no mercado de trabalho. “Precisamos dar opção para que esses adolescentes busquem uma formação para, em seguida, conseguir um emprego. É dessa forma que vamos diminuir a violência e impedir o ingresso de menores de idade em organizações criminosas”, disse o parlamentar.   O …

Veja a Notícia Completa

Deu ruim para ela: caso de influencer acusada de preconceito contra autistas, resultou em B.O e investigação do MP

Deu ruim para ela: caso de influencer acusada de preconceito autistas, resultou em  B.O e investigação do MP

A digital influencer Clícia Virgínia, de Rio Branco, publicou um vídeo para seus 32,3 mil seguidores onde aparece zombando de crianças autistas, usando como exemplo seus amigos. Após a repercussão negativa, o vídeo foi  retirado do perfil, mas já havia se espalhado. O Acre foi quase unanime em condenar o preconceito na brincadeira de mau gosto. Clícia pediu desculpas e disse que não teve intenção de ofender, mas o estrago já estava feito. Pais, mães, e profissionais condenam o uso da palavra autista de maneira pejorativa e depreciativa. A Associação Família Azul do Acre (AFAC), publicou uma nota de repúdio e registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) e encaminhou o …

Veja a Notícia Completa